Por que estudar e ingressar no mercado mobile?

O uso de dispositivos móveis já tomou uma proporção gigantesca em todo o mundo. O avanço da tecnologia, dentre outras facilidades, fazem com que a população cada vez mais se afastem de seus computadores para tarefas mais rápidas, deixando eles somente para sessões mais longas.

As pessoas se comunicam cada vez mais por meio de tablets e smartphones e você pode se preparar profissionalmente para o presente (e futuro) promissor dos dispositivos móveis.

Android - Utilizando NFC nas aplicações
Curso de Android - Utilizando NFC nas aplicações
CONHEÇA O CURSO

Por que eu deveria estudar esse assunto?

Hoje em dia você encontra aplicativos de praticamente tudo (tudo mesmo!), das categorias mais diversificadas possíveis. As empresas necessitam entrar nesse mundo móvel, seja para facilitar algum serviço que ela oferece, ou para que seus clientes possam realizar algum tipo de consulta. O importante é não ficar de fora. Com isso, as empresas podem aumentar seu reconhecimento, popularidade de marca, sair na frente de concorrentes, ampliar suas receitas, atrair novos clientes, divulgar seus produtos/serviços, podendo até ter um canal direto com o cliente.

Com certeza você tem diversos aplicativos no seu celular dos mais diferentes tipos podendo ser redes sociais, música, games, entretenimento, compras, educação, notícias, estilo de vida e até mesmo do seu banco.

Os dados do relatório realizado pela Flurry Mobile mostram que o tempo gasto em aplicativos móveis cresceu 69% no último ano e que esses consumidores tendem a aumentar o seu tempo gasto em dispositivos móveis.

Podemos vê-lo na imagem abaixo e ver que a utilização de aplicativos é 92% do total tempo gasto, sendo apenas 8% na utilização de browser.

O que você pode fazer?

Depois de tudo que vimos até agora, sabemos que temos uma infinidade de aplicativos à nossa disposição e que empresas que ainda não se aventuraram nessa área devem fazer isso o mais breve possível.

Mas, para ter esses aplicativos é preciso alguém para desenvolvê-los e é aí que você pode entrar de cabeça! O setor de TI sempre sofre com a falta de profissionais devidamente qualificados e isso não é diferente no mercado mobile: é necessário investir na carreira pois é fundamental o conhecimento técnico e prático.

Há diversas ferramentas que você pode estudar. Você pode escolher desenvolver para uma plataforma específica ou escolher uma ferramenta que englobe todas, o que é mais aconselhável hoje em dia: escrever uma única aplicação, mas que rode em diversos dispositivos como o iOS, Windows e Android.

Ionic - Criação de aplicações mobile
Curso de Ionic - Criação de aplicações mobile
CONHEÇA O CURSO

Antes de estudar uma plataforma mobile você deve verificar em qual base de conhecimento ela se encontra, se é Java, C#, Delphi… e sim, você terá que aprender alguma delas. É muito estudo que você terá e isso deve ser constante, como disse anteriormente, toda área de TI é assim. =)

Ah, aproveite e veja os cursos da categoria mobile do TreinaWeb.

Concluindo

A carreira de desenvolvedor mobile pode gerar bons frutos para você, mas é importante estar preparado e antenado no que acontece no mercado, além de, claro, estar sempre estudando e se atualizando, assim você sempre encontrará boas oportunidades no mercado.

Gostou do artigo? Já trabalha ou pensa em se aventurar nesse mercado mobile? Conta pra gente a sua opinião dessas tecnologias que cada vez mais estão presentes em nossas vidas. =)

Flutter - Fundamentos
Curso de Flutter - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO
Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.