Estudos Por que fazer um curso de tecnologia a distância?

Reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre cursos de tecnologia a distância.

Eduardo Godoy 26 de março de 2018

Com a crise econômica que se instaurou no país, as especializações em áreas que permaneceram em ascensão, como a tecnológica, tornaram-se um grande diferencial para quem deseja se destacar no mercado de trabalho e obter sucesso.

Neste contexto, o ensino a distância (EaD) desponta como uma saída não só para os profissionais que precisam se aperfeiçoar e se atualizar, como também para os jovens que vão ingressar no mercado de trabalho e querem se diferenciar da concorrência.

Desenvolvedor Python
Formação: Desenvolvedor Python
Aprenda os principais conceitos do Python (uso de variáveis, estruturas condicionais e estruturas de decisão), como trabalhar com orientação à objetos (métodos, construtores, destrutores, classes, herança, polimorfismo e duck-typing), estruturas de dados (Listas, Filas, Pilhas, Árvores Binárias, Dicionários, Conjuntos, Tabelas de Espalhamento e Mapas), banco de dados relacionais (DB API e SQLAlchemy) e como criar aplicações desktop com o Kivy.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo que você precisa saber sobre curso de tecnologia a distância. Ficou interessado no assunto? Então acompanhe nosso post!

Como funciona o ensino a distância?

O ensino a distância se configura como uma variante de construção do conhecimento em que discentes e docentes estão separados fisicamente, tornando necessária a utilização da tecnologia para a transmissão e o recebimento de informações.

Nessa modalidade de ensino, não há a necessidade de um horário, local ou data pré-definida para que ocorra a troca de conhecimento entre professor e estudante.

Além disso, nas aulas EaD o aluno gerencia sua aprendizagem, visto que estuda conforme sua disponibilidade de tempo, que pode, inclusive, variar de acordo com a sua rotina diária.

Assim, a formação EaD funciona como uma alternativa ao ensino tradicional, oferecendo autonomia ao aluno e auxiliando aqueles que trabalham e não dispõem de tempo ou recursos financeiros para frequentar as aulas presenciais.

Quais as vantagens da educação a distância?

Existem inúmeras vantagens no ensino a distância, entre elas, podemos destacar:

A flexibilidade de horários

Talvez a principal vantagem do ensino a distância seja a flexibilidade de horários que a modalidade oferece. Na EaD, o aluno assiste às aulas no momento em que ele estiver mais disposto para se dedicar.

Deste modo, não é necessário que ele faça adaptações no seu cotidiano para acompanhar as palestras em um horário pré-definido. Pelo contrário, o estudante que opta por realizar um curso a distância tem a liberdade de montar sua própria grade, adequando-a da forma que for mais pertinente à sua realidade.

Isso é um benefício principalmente para os alunos que têm rotinas corridas e precisam conciliar os estudos a outras tarefas, como trabalho e família. Além de ser a oportunidade ideal para quem mora longe das instituições de ensino e possui uma logística de deslocamento mais complicada devido à falta de meios de transporte, por exemplo.

A comodidade

O aluno tem a liberdade de estudar onde quiser, seja em casa, no trabalho, ou até mesmo no trânsito por meio do seu smartphone ou tablet. Esse tipo de curso permite que o aluno tenha conforto durante as aulas e possa otimizar seu tempo, visto que as únicas exigências para sua realização são o acesso à internet e a disposição para aprender.

O ensino personalizado

Outra grande vantagem é a possibilidade de pausar as aulas, voltá-las ao início e até mesmo revê-las quantas vezes a pessoa julgar necessária. Essa prática jamais poderia ser feita nas aulas presenciais e contribui diretamente no processo de aprendizagem, uma vez que possibilita ao aluno aprender o conceito no seu próprio tempo.

A metodologia prática do EaD otimiza o aprendizado e torna o ensino mais personalizado. Sendo ideal para pessoas mais tímidas ou que estudam assuntos mais específicos — como os tecnológicos — que precisam de revisão constante até que o conhecimento seja consolidado.

O suporte online

Diferente do que algumas pessoas possam imaginar, o fato de um aluno estudar remotamente não significa que ele não tenha o acompanhamento de um professor. Os cursos EaD contam com uma equipe de tutores e professores qualificados para tirar suas dúvidas ou ajudar em questões pedagógicas durante todo o curso.

O desenvolvimento das habilidades necessárias ao mercado de trabalho

Antigamente, os cursos a distância eram vistos com certo preconceito por alguns empregadores. Hoje a realidade é bem diferente. Isso porque os estudantes que se formam nessa modalidade se tornaram mais interessantes para o mercado de trabalho contemporâneo.

Desenvolvedor Java
Formação: Desenvolvedor Java
A formação Desenvolvedor Java da TreinaWeb tem como objetivo apresentar o desenvolvimento através do Java e todo o ecossistema para desenvolvimento da Oracle. Nesta formação, são desde tópicos básicos como o paradigma orientado a objetos, a preparação do ambiente de desenvolvimento para o Java através do Eclipse e o controle de versão de código através do Git e do GitHub. Até aspectos mais avançados como acesso a bancos de dados relacionais e o desenvolvimento de aplicações web com o Java.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Gestores de diversas empresas alegam que as competências desenvolvidas no EaD vão ao encontro das necessidades das empresas. Os estudantes do ensino a distância se tornam fluentes digitalmente, planejam-se melhor, aprendem a administrar o tempo e são mais organizados. Além disso, são autônomos e motivados quando comparados aos alunos de cursos presenciais, que só adquirem essas e outras habilidades após ingressar no mercado de trabalho.

O preço diferenciado

Os valores de um curso a distância podem ser até 75% mais baixos que o de um curso presencial. Isso ocorre porque os cursos online dispensam instalações, gastos com energia, manutenção de equipamentos, aluguel etc.

Além disso, os alunos não possuem despesas com alimentação ou deslocamento, já que não há a necessidade de ir até a instituição de ensino e comer na rua. A eliminação desses custos torna mais vantajosa a experiência online, que também possui o material didático incluso na mensalidade, poupando os gastos com livros ou cópias.

O que considerar na hora de escolher um curso de tecnologia a distância?

Na hora de escolher um curso de tecnologia a distância existem alguns fatores que devem ser considerados. Entre os principais está a qualidade da instituição de ensino onde a aula é ofertada.

Uma boa forma de identificar esse fator é conferir a opinião dos ex-alunos sobre a escola onde se formaram. Estudantes satisfeitos são o melhor sinal de que a organização labora com seriedade e produz um trabalho significativo.

A TreinaWeb, por exemplo, está há uma década no mercado com a política de devolver o dinheiro do aluno que sai insatisfeito do curso. E, no entanto, ao invés de “quebrar” por conta da prática ousada, capacitou mais de 160 mil alunos e se firmou como referência no mercado de cursos tecnológicos EaD. Hoje, é líder do segmento no Brasil e demonstrando que fornece um ensino de qualidade.

Por isso, quando se trata de tecnologia, é fundamental dar preferência para as organizações que, assim como a Treinaweb, são referência nesse tipo de ensino. Pois o ramo está em constante transformação e uma boa instituição se preocupa em estar atualizada sobre os novos recursos e as tendências do mercado digital.

Dessa forma, fica claro que as escolas que se consolidaram como referência acabam sendo as que proporcionam a melhor formação possível para os seus alunos, garantindo que os recém-formados estejam preparados para qualquer situação no mercado.

Nosso artigo ajudou você a entender as vantagens de se realizar um curso de tecnologia a distância? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como esse!

Aproveite e veja os cursos que ministramos.

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

Artigos relacionados