Postar automaticamente no Facebook ao publicar no WordPress

Ao publicar um post no WordPress, dependendo do modelo de divulgação do seu blog, pode ser interessante já publicar no Facebook automaticamente. Esse processo é simples, porém, como envolve algumas configurações no Facebook é importante se atentar a alguns detalhes. Vamos colocar a mão na massa e realizar essas configurações.

Adobe Lightroom 5 - Completo
Curso de Adobe Lightroom 5 - Completo
CONHEÇA O CURSO

Conta de desenvolvedor e aplicativo no Facebook

A permissão para postagem automática é feita através de um aplicativo dentro do Facebook. Para criar esse aplicativo a primeira coisa que precisamos é usar uma conta comum para se escrever como desenvolvedor.

Acesse a página de desenvolvedor do Facebook e entre com login e senha de uma conta comum. Clique no botão Começar no canto direito superior, abrirá o seguinte assistente:

Clique em avançar e preencha as informações do aplicativo:

Imagem 2

Por fim, ele pede algumas informações sobre a pessoa. Essa etapa pode ser ignorada:

Imagem 3

Configurar o aplicativo

Agora precisamos configurar o aplicativo. No canto superior direito da página terá uma opção Meus Aplicativos. Clique nessa opção e selecione o aplicativo criado na etapa anterior. No menu da esquerda entre no item Configurações para ver a seguinte página:

Imagem 4

Clique no botão Adicionar plataforma e selecione Site:

Imagem 5

Insira o endereço completo do seu blog, por exemplo:

Imagem 6

Clique em Salvar Alterações.

Por fim, precisamos tornar o aplicativo público. Acesse o menu Revisão do aplicativo e marque a opção Tornar “Nome do seu aplicativo” Publico como Sim:

Plugin para WordPress

Existe uma série de plugins que fazem o serviço de auto post no Facebook para WordPress. No caso desse tutorial eu escolhi o plugin Facebook Auto Publish.

Abra o WordPress e entre na página de procura de plugins para instalação. Só lembrando, para chegar nessa página devemos acessar no painel do WordPress Plugins > Adicionar Novo. Procure pelo plugin Facebook Auto Publish e clique em instalar:

Imagem 7

Fique atento se está selecionando o plugin correto olhando se o desenvolvedor é realmente xzyscrips.com. Após o termino da instalação clique em Ativar.

Wordpress - Personalização do tema Avada
Curso de Wordpress - Personalização do tema Avada
CONHEÇA O CURSO

Configurando o Plugin

O plugin cria um item dentro do menu principal do WordPress chamado Facebook Auto Publish, clique sobre ele para ver a página de configuração.

Imagem 8

Nessa página precisamos configurar os dados do aplicativo que criamos no painel de desenvolvedor do Facebook. Na página principal dele temos todas as informações necessárias:

Imagem 9

Copie o nome, ID do aplicativo e Chave Secreta para as configurações do Plugin:

Imagem 10

Clique em Save para Salvar as configurações. Após configurar os dados é necessário autorizar o acesso ao aplicativo, clicando no botão Authorize:

Imagem 101

Na página do Facebook confirme todas as permissões, ao voltar para a página de configuração do WordPress verá:

Imagem 11

Isso indica que a autorização foi realizada com sucesso.

Postando o conteúdo

Ao abrir a página de criação de posts existirá um painel chamado Facebook Auto Publish no fim da página. Nele é possível alterar as configurações para o post especifico que está trabalhando:

Imagem 12

Temos as seguintes opções:

  • Enable auto publish post to my facebook account – Indica se deve ser feita a postagem no Facebook ou não;
  • Posting method – Qual método deve ser utilizado para postagem;
  • Message format for posting – Permite que você monte través das variáveis indicadas no select exatamente o formato que deseja no conteúdo da postgem no Facebook;

Essas mesmas configurações podem ser feitas globalmente na mesma página que configuramos os dados do aplicativo.

Ao publicar um post se tudo estiver correto será feita a postagem no Facebook automaticamente:

Imagem 13

Melhorando a exibição da postagem

O Facebook verifica na página do seu blog WordPress algumas meta informações para conseguir montar a exibição da postagem. Por padrão o WordPress não cria essas informações na página de cada post, para isso é possível usar um plugin. O plugin Yoast Seo entre várias outras funções adiciona essas informações. Faça a instalação dele e tente fazer uma nova publicação:

Caso não queira as descrições do Post basta mudar o campo Message Format for Posting do plugin Facebook Auto Publish para removê-la.

Conclusão

Existem outros plugins que fazem a auto publicação no Facebook, basicamente todos possuem o mesmo processo de configuração. Fique a vontade para indicar nos comentários algum plugin que talvez você prefira. =)

Até a próxima!

Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
Curso de Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
CONHEÇA O CURSO
Deixe seu comentário

Desenvolvedor, autor e instrutor. Apaixonado por desenvolvimento de software e tudo ligado a área de tecnologia. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel de 1 ano.