PHP

Principais IDEs para desenvolvimento PHP

Veja neste artigo as principais IDEs para desenvolvimento PHP.

há 3 anos 10 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

O que é uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado)?

IDE ou Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações, muito utilizado por desenvolvedores, com o objetivo de facilitar diversos processos (ligados ao desenvolvimento), que combinam ferramentas comuns em uma única interface gráfica do usuário (GUI). Neste artigo veremos as principais IDEs para desenvolvimento PHP.

No artigo “O que é uma IDE”, exploramos algumas características, vantagens e desvantagens em sua utilização. De maneira simplificada, podemos dizer que, para o desenvolvedor, é uma forma de criar aplicações de maneira mais rápida, uma vez que estas IDEs auxiliam em todo o processo de desenvolvimento de uma aplicação, provendo diversos benefícios, como a análise de todo o código a ser escrito para identificar bugs causados por um erro de digitação, autocompletam trechos de códigos, e etc.

Abaixo veremos as principais IDEs para desenvolvimento PHP.

PHP - Fundamentos
Curso PHP - Fundamentos
Conhecer o curso

Principais IDEs para desenvolvimento PHP

Eclipse

Logo do Eclipse

Lançada em 2001 pela IBM, sobre a licença EPL (Eclipse Public Licence), o Eclipse é uma IDE para desenvolvimento em PHP que também suporta diversas outras linguagens apenas com a instalação de plugins (C/C++, Java, Kotlin, Python, entre outras).

Multiplataforma, é possível realizar seu download em diferentes sistemas operacionais como windows, linux e macOS.

Mesmo sendo muito conhecida para o desenvolvimento Java, o Eclipse possui um projeto chamado “PHP Development Tools”, uma versão da IDE com suporte completo ao PHP, tendo como principais features:

  • Validação de sintaxe;
  • Navegação de código;
  • Formatação de código, dentre outros.

O Eclipse é uma excelente IDE, muito utilizada no mercado. Seu uso facilita a criação de aplicações PHP.

O download do Eclipse poderá ser realizado em seu próprio site, já o download do PHP Development Tools, no site secundário.

PHP - Novidades dos PHP 7.0 e 7.1
Curso PHP - Novidades dos PHP 7.0 e 7.1
Conhecer o curso

PHPStorm

LOGO PHPSTORM

Disponibilizada oficialmente em 2009 pela JetBrains, o PHPStorm é uma das IDEs mais utilizadas por desenvolvedores PHP.

É uma IDE rica de funcionalidades que facilitam a implementação de aplicações PHP. O PHPStorm também provê recursos para ajudar o desenvolvedor, como um editor de código SQL, plugins para JavaScript, entre outros.

Dentre suas principais vantagens, podemos citar:

  • Fornece análise de código;
  • Multiplataforma;
  • Suporta diversos frameworks PHP, como Laravel, Zend Framework;
  • Possui suporte a testes unitários integrado;
  • Suporte para VCS;
  • Possui suporte a bancos de dados SQL;
  • Compatível com o HTML5;
  • Preenchimento de código inteligente;
  • Verificação dinâmica de erros, entre outros.

Além de todas essas vantagens, o PHPStorm conta com desenvolvimento multitecnologias, onde, além do PHP, oferece suporte para CoffeeScript, TypeScript, JavaScript, SQL, HTML/CSS, linguagens de modelo, AngularJS, Node.js e muitas outras.

O download do PHPStorm é feito em seu próprio site, onde é possível acompanhar todas as suas novidades, recursos, suporte e muito mais.

PHP Avançado
Curso PHP Avançado
Conhecer o curso

Visual Studio Code

Visual Studio Code

Apesar de ser um editor de textos para desenvolvedores, o Visual Studio Code (ou vscode), é tão completo que é frequentemente confundida como uma IDE.

Criada pela Microsoft, o vscode é um editor de código open source, multiplataforma e com diversos recursos para o desenvolvimento PHP.

Possui suporte nativo ao JavaScript, TypeScript, JSON, HTML, CSS e outras tecnologias, também é possível instalar plugins para melhorar o suporte para outras tecnologias, como o PHP.

Muito utilizado na comunidade, o VScode, mesmo não sendo uma IDE, é tão poderosa quanto.

Para instalar o vscode, é só acessar sua página oficial e realizar seu download.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos