Desenvolvimento de Jogos Principais tipos de jogos hiper casuais

Conheça alguns dos principais tipos de jogos hiper casuais.

Akira Hanashiro 26 de novembro de 2018

Olá, Game Developers!

Já falamos aqui no Blog sobre o que são jogos hiper casuais.

Vamos ver agora sobre os seus principais tipos.

Momento certo

Esse tipo de jogo requer que o jogador aperte algum botão no momento certo. Não é preciso ter tanta habilidade, é preciso mais concentração. Um exemplo é o “Baseball Boy”, onde uma seta fica se movimentando e você só precisa tocar na tela no momento certo para acertar.

Empilhar

Jogos em que precisamos empilhar algo também seguem a ideia de se tomar uma atitude no momento certo. A diferença é que aqui também é exigida habilidade, pois se você demorar acabará perdendo o momento certo.

Um exemplo é o “Stack Jump”, onde plataformas aparecem e você precisa tocar na tela para fazer seu personagem pular. Pular no momento errado (muito cedo ou muito tarde) fará seu personagem ser empurrado pela plataforma e cair.

Habilidade

Jogos de habilidade normalmente nos fazem fazer algo simples e bem repetitivo. Se fizer uma ação errada você perde. Para ficar divertido é bom fazer o jogo acelerar, e então os jogadores poderão aos poucos melhorando suas habilidades e conseguir jogar mais rápido e conseguir mais pontos.

Um exemplo é o “Sky Streaker – Gumball”, onde você (Ricardo Waterson) deve subir em um poste e desviar das roupas. Quanto mais alto subir, mais pontos. Coletar moedas te permite comprar acessórios que te dão vantagens.

Para te apressar, os personagens Gumball e Darwin te perseguem, e você não pode deixar que te alcancem.

Formação:
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Subir / Cair

Jogos em que estamos em constante subida ou queda nos faz pensar em como agir nos momentos seguintes. Não há certo e errado, mas você precisa pensar rápido para tomar uma atitude no tempo certo.

O jogo “Rise Up” é um jogo em que temos um balão subindo e precisamos tirar todos os obstáculos de seu caminho, evitando que o balão estoure.

Desviar

Jogos de desvio nos fazem deslizar com os dedos pela tela para evitar obstáculos.

São bem parecidos com os jogos em que temos algo subindo ou caindo. A diferença é que o tipo anterior depende mais de saber o que fazer no tempo certo, e os jogos de desviar exigem mais da sua habilidade e precisão.

Um exemplo é o jogo “Sonic Dash”, onde temos obstáculos e devemos desviar para os lados, abaixar ou pular.

Juntar

São jogos bem simples e que não exigem necessariamente que você tome decisões tão rapidamente. Objetos parecidos devem ser unidos, então o jogador precisa aprender a observar bem.

Um exemplo é o “Candy Crush Jelly Saga”, onde juntamos doces iguais. Algo que deixa o jogo mais desafiador são certas regras que são dadas em cada fase como, por exemplo, “evite juntar o doce X”.

Crescer

São jogos que te fornecem uma maneira de crescer. Jogadores com mais pontuação serão maiores, mas nem todos poderão crescer igualmente. Então é preciso saber controlar o tamanho da fase, quantidade de jogadores e quantidade de oferta de itens para o seu crescimento.

Um exemplo é o “Slither.io”, onde você deve engolir a maior quantidade de massa sem bater em outro jogador. Algo que deixa esse tipo de jogo mais legal é fazer com que os demais jogadores sejam pessoas reais.

Quebra-cabeça

São jogos em que a parte principal é pensar em como resolver um determinado desafio, o qual vai ficando cada vez mais difícil. É um dos tipos mais difíceis de serem desenvolvidos e é preciso um bom planejamento das fases. Alguns tipos não possuem fases, sendo do tipo infinito.

Um exemplo é o “Cut the Rope”, onde você deve cortar cordas para fazer um doce chegar até a boca de um monstrinho chamado “Om Nom”. Liberar o doce no lugar e no tempo errado farão o doce cair ou se quebrar, resultando no fracasso da fase.

Objetivos adicionais também fazem o jogo ser mais desafiador, como coletar três estrelas ou fazer um número limite de movimentos.

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    Akira Hanashiro

    Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

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