WooCommerce WordPress Saiba como configurar os Correios no WooCommerce

Saiba como configurar o sistema de entregas utilizando o plugin dos Correios no WooCommerce.

Wesley Gado 8 de outubro de 2020

Uma grande dúvida que surge para quem está iniciando no mundo do e-commerce é como configurar o serviço dos correios em sua loja no WooCommerce. Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas existe uma forma simples para realizar essa integração, caso você não conheça o WooCommerce (plataforma para a criação de lojas virtuais), aconselho a leitura do artigo WooCommerce: o que é e como instalar em seu WordPress e também vale a leitura de nosso artigo o que é WordPress.

Wordpress - Primeiros Passos
Curso de Wordpress - Primeiros Passos
CONHEÇA O CURSO

Instalando Plugin dos Correios para WooCommerce

Para efetuar a integração primeiramente devemos baixar o plugin “Correios for WooCommerce”, basta irmos em Plugin > Adicionar novo e pesquisar na barra de busca o plugin Correios for WooCommerce.

Adicionando plugin no painel do WordPress

Logo em seguida vamos clicar em “instalar agora” e “ativar”.

Localizando plugin dos correios

Importante ressaltar que devemos sempre manter atualizadas as informações da loja e sobre as opções gerais que ficam em WooCommerce → Configurações → Geral.

Criando áreas de entrega

Agora devemos criar as áreas de entrega, onde vamos configurar as entregas para cada região que vamos atender, para o exemplo deste artigo vamos dividir as entregas nas seguintes condições:

  • Estadual (cobrindo todo os estado de SP) utilizando PAC;
  • Nacional (cobrindo todo o território nacional) utilizando SEDEX;
  • Internacional para Chile e Argentina utilizando TAXA FIXA no valor de R$100,00;
Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
Curso de Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
CONHEÇA O CURSO

Para isso você deve entrar no menu Configurações do item WooCommerce, clicar na aba Entrega e logo em seguida em Adicionar área de entrega.

Adicionando área de entrega no plugin dos correios

Vale ressaltar que podemos utilizar qualquer tipo de entrega, para o exemplo selecionei esses serviços de forma aleatória, estude quais são os serviços de frete que se adeque melhor a sua operação.

Configurando áreas de entrega

Ao clicar em Adicionar área de entrega vamos entrar na tela de configurações da área a ser criada, neste momento vamos configurar a área Estadual (São Paulo) utilizando exclusivamente a entrega pelo sistema PAC.

Configurando área de entrega

No caso configuramos o nome da área, as regiões da área e o método de entrega, vale algumas ressalvas aqui, também é possível caso seja sua necessidade restringir as entregas de forma personalizada por CEP, neste caso selecionamos “PAC” o método de entrega, mas nada impede que você selecione vários métodos de entrega desde que faça sentido para a sua operação.

Após configurar podemos clicar em salvar alterações, ao voltar a tela anterior teremos a lista das áreas de entrega sendo exibidas com as informações relacionadas.

Adicionando nova área de entrega

Agora vamos criar as demais áreas de entrega seguindo os passos das imagens acima, porém com as configurações determinadas para cada uma.

Ao final das configurações teremos este resultado:

Visualizando lista áreas de entregas configuradas

Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
Curso de Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
CONHEÇA O CURSO

Ao cadastrar a área internacional de nosso exemplo e selecionar taxa fixa no método de entrega, não podemos esquecer de clicar em configurações logo abaixo do método e configurar o valor da Taxa Fixa (que neste caso será cobrada em todos os países que selecionamos).

Configurando método de entrega Taxa Fixa

Após as configurações feitas e salvas vamos testar o resultado em um produto de exemplo que temos em nossa loja.

Exemplos da aplicação de fretes

Podemos perceber que o sistema faz o cálculo automático de acordo com o destino de forma eficaz facilitando nossa vida quando se trata sobre frete.

Reforçando, caso você tenha uma operação mais complexa, ajuste conforme a sua necessidade, sempre faça testes quando estiver configurando a ferramenta para não ter nenhum problema 🙂

Administrador Wordpress
Formação: Administrador Wordpress
Nesta formação você aprenderá como criar sites do zero utilizando a plataforma e o ecossistema Wordpress, que conta com milhares de temas e plugins. Após essa formação, você estará apto a gerenciar e desenvolver sites para os mais diversos tipos de necessidades.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Wesley Gado
    Wesley Gado

    Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo, atuou em projetos como desenvolvedor Front-End. Nas horas vagas grava Podcast e arrisca uns três acordes no violão.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados