ITIL

Saiba o que é e como tirar a certificação ITIL

As empresas sempre buscam aprimorar os seus processos para a obtenção de melhores resultados. Profissionais certificados que possam ajudá-las nesse e em outros objetivos são sempre benquistos.

há 6 anos 8 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

As empresas sempre buscam aprimorar os seus processos para a obtenção de melhores resultados. Profissionais certificados que possam ajudá-las nesse e em outros objetivos são sempre benquistos. Para isso, é interessante a empresa ter profissionais de TI que estejam em constante evolução e, você, como um deles, pode agregar muito valor à sua empresa se tornando um certificado ITIL. Saiba nesse artigo quais certificações você pode tirar e como estudar para elas.

Primeiramente, o que é ITIL? E quais são os benefícios?

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que em português significa “Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação”, foi criada em 1980 e é uma biblioteca com as melhores práticas nos processos de gerenciamento de serviços de TI, se adequando a qualquer área de atividade. O propósito dela é que você consiga alcançar a eficácia e eficiência nos seus serviços de TI e ela pode ser utilizada por qualquer empresa, independente de tamanho.

Com a utilização da ITIL você pode reduzir os custos operacionais de TI, elevar os níveis de satisfação dos funcionários, ter uma orientação dos processos com significativa diminuição nos tempos de execução e distribuição de serviços, dentre muitos outros.

A certificação ITIL

A certificação ITIL visa capacitar e certificar os profissionais, fazendo com que ele possa contribuir nas áreas de TI, na integração e entrega de soluções e serviços.

Existem 4 níveis de certificação:

1) Foundation

Essa prova certifica o profissional para os conhecimentos básicos da ITIL, para aumentar a qualidade do gerenciamento de serviços de TI. Também é uma certificação que te dá uma base de conhecimento para um programa completo de exames da ITIL.

São 40 questões, onde você deve ter um índice de aprovação de 65% (26 de 40 questões). Nessa certificação você pode realizar a prova em português.

2) Advanced

Essa certificação visa demonstrar que o profissional está equipado com as habilidades mais essenciais para aplicar os conceitos da ITIL em sua organização. São 40 questões onde você deve acertar 28 ou mais, ou seja, mínimo 70% de acertos.

3) Intermediate

Essas certificações são focadas em conteúdos específicos que englobam uma ou mais etapas do ciclo de vida do serviço de TI. Ao todo são 10 tipos de certificações diferentes e algumas delas você pode fazer a prova em português.

Para realizá-las você precisa ser certificado ITIL Foundation em Gerenciamento de Serviço de TI.

4) Executive

O ITIL Master Qualification Certificate é o nível mais alto das certificações ITIL. O ITIL Master se baseia no conhecimento adquirido através do esquema de qualificação e valida a aplicação prática do framework ITIL no local de trabalho.

Para esta certificação, o profissional deve ter o certificado ITIL Foundation em Gerenciamento de Serviço de TI. Além disso também deve ter trabalhado no gerenciamento de serviços de TI por pelo menos 5 anos em função superior. Para obter aprovação, o candidato deve realizar uma apresentação de casos reais para uma banca que avaliará o seu conhecimento prático aprovando ou não o candidato ao nível ITIL Master.

Você pode saber mais sobre todas as certificações ITIL aqui.

Como se preparar para a certificação?

Você pode se preparar para a certificação de duas maneiras: estudando por conta própria ou por meio de algum curso. No próprio site da EXIN, você pode baixar um guia de preparação para a prova.

guia de preparação da prova ITIL

Lá também poderá realizar simulados, podendo fazer e refazer quantos quiser.

guia de preparação da prova ITIL

Na internet você também pode encontrar vários materiais de estudo, só é necessário realizar uma boa pesquisa antes para selecionar bem o que estudar.

Quanto ao método de estudo, varia de pessoa pra pessoa. O importante é focar no que é pedido na prova e estudar bastante.

Boa sorte!

Certificação PMP/CAPM
Formação Certificação PMP/CAPM
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos