Carreira

Ser especialista em algo ou saber um pouco de tudo?

Ser especialista ou saber um pouco de tudo? Veja qual caminho seguir em sua carreira.

há 5 anos 2 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Olá, Web Developers!

No começo de uma carreira é comum a dúvida: devo me especializar em algo ou aprender um pouco de tudo? Vamos ver um pouco sobre cada uma dessas estratégias.

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

Ser Especialista

Um especialista é aquele que tem grandes habilidades ou conhecimento especial em algo.

Muitos já devem ter ouvido a famosa frase de que para se tornar um expert é preciso em média de 10 mil horas de prática. Na verdade isso é bem relativo, e esta frase é uma interpretação equivocada da pesquisa do Dr Anders Ericsson, como é explicado neste post do blog Riqueza sem Limites.

Mas há um pouco de verdade nesta frase: você vai precisar praticar muito! Não adianta apenas estudar, é preciso praticar. Como dizem: “Tentar adquirir experiência apenas com teoria, é como tentar matar a fome apenas lendo o cardápio”.

O bom de ser um especialista é que muitos vão querer seus conhecimentos. Mas aí temos um problema: como um iniciante vai se tornar especialista se ainda não trabalhou na área? E se leva muito tempo para chegar a ser especialista, terei perdido tempo se escolher o caminho errado?

Saber um pouco de tudo

Saber um pouco de tudo, o famoso “generalista”. Aqui você não está com a ambição de ser um especialista em algo, apenas conhecer um pouco de várias coisas.

Quanto tempo leva para aprender o básico de algo novo? Varia do que se quer aprender. Podem ser 5 minutos, 12 horas, 3 meses …

O bom é que você vai ter mais chances de encontrar algo que realmente goste.

Mas aí temos um problema: se você só sabe um pouco de algo, será que esse pouco é o suficiente para alguém se interessar em te contratar?

O que fazer?

Vimos que cada um dos casos possui vantagens e desvantagens.

Uma boa estratégia é saber equilibrar entre se especializar e estudar um pouco de tudo em cada etapa que você estiver.

Quando estiver começando, faça uma lista de coisas pelas quais você tem curiosidade. Pegue essa lista e procure saber o máximo possível sobre cada uma delas.

Ao saber mais sobre como cada um dos itens da sua lista funciona, risque fora aqueles que não te interessaram.

Comece a se aprofundar em um dos itens da sua lista. Se não estiver gostando, vá para o outro item.

Assim que achar algo que você tenha paixão, que te anime para estudar mais e mais, especialize-se nisto. Não importa se te disserem que não tem futuro, que é melhor estudar outra coisa ou que não dá muito dinheiro, faça o que você gosta!

Se você gosta de verdade, estudar sobre isso será como um passatempo, então será fácil você saber cada vez mais sobre ela.

Até aqui neste ponto você terá facilidade para ingressar no mercado, pois sabe um pouco de várias coisas e está se especializando em algo que realmente gosta (muitos recrutadores sabem leitura corporal e saberão se você realmente gosta daquilo que a vaga pede).

Assim que você estiver em um nível em que as pessoas reconheçam seus conhecimentos por este item que você se especializou, comece a estudar outros itens da sua lista, para não se tornar um “cachorro de um truque só”. As coisas estão em constante evolução, e passar a vida toda com um único conhecimento é perigoso, pois pode ser substituído por outra tecnologia.

Provavelmente até aqui você já terá conhecido várias outras coisas que possam te interessar, então não esqueça de acrescentá-las à sua lista também.

Especialista Spring
Formação Especialista Spring
Conhecer a formação

Quando se torna especialista em algo, você tem mais facilidade de aprender coisas novas, pois suas experiências te ajudam. E quanto mais conhecimento e experiência, ainda mais simples fica aprender coisas novas. Aí ninguém mais te segura!

Chegará o momento em que você não enviará mais currículos, e as empresas de recrutamento virão te convidar para participar de entrevistas, e também haverá casos em que você é quem dirá o quanto espera receber. Então, também lembre-se de ter um bom portfólio e perfil no Linkedin. É preciso ser visto para que te conheçam!

Se precisar de ajuda em qual caminho escolher, aqui na TreinaWeb temos a seção de formações, que pode te ajudar nos cursos que deve estudar para alcançar seus objetivos.

Os alunos também podem entrar em contato com um instrutor para que ele crie uma formação personalizada de acordo com o que precisam / aspiram.

Autor(a) do artigo

Akira Hanashiro
Akira Hanashiro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos