Sistemas de Informação e suas áreas de atuação

Finalizamos o ensino médio e começamos a maior tomada de decisão: escolher qual caminho seguir.

Diversos são os cursos superiores na área de tecnologia: Ciências da computação, Sistemas de Informação, Engenharia da computação e muitos outros.

Possuímos aqui no blog um artigo que explica as diferenças entre os cursos superiores na área de tecnologia, mas neste artigo falaremos especificamente sobre o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Quem cursa Sistemas de Informação e nunca se deparou com a pergunta (mesmo que dos próprios pais ou de algum parente): “mas este curso faz mesmo o que?” não está vivenciando direito sua vida acadêmica.

Caso sua família não seja da área e você tenha sido o escolhido, esta pergunta se torna mais rotineira que o normal e até uma reiniciada no modem te torna o inteligente garoto/garota da TI. É de onde surgem das profundezas a mais temida frase: “Pode formatar meu computador ou consertar minha impressora?”. Tudo isso quando você não é chamado para consertar o ar condicionado.

Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa. Você sabia que, ao cursar Sistemas de Informação, há uma série de caminhos para seguir? É sobre isso que falaremos neste artigo.

Java - Fundamentos
Curso de Java - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Mas afinal, o que é Sistemas de Informação?

Bacharelado em Sistemas de Informação é o curso que mais se assemelha à Ciências da Computação, trazendo uma forte diferença: há mais disciplinas ligadas à administração e gestão de negócios.

Desta forma, o aluno de Bacharelado em Sistemas de Informação, além de atuar no desenvolvimento de sistemas, poderá atuar em diversas áreas no segmento de Tecnologia da Informação, apresentando diversas soluções principalmente para o mundo corporativo.

A formação em Bacharelado em Sistemas de informação, dá ao aluno o título de Analista de Sistemas e a faculdade geralmente possui a duração mínima de 4 anos (4 ou mais, fica a seu critério, hehe).

Me formei, quais áreas posso seguir?

Dentre diversos segmentos, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação proporciona a atuação em várias áreas. Veremos a seguir algumas delas:

Análise e Desenvolvimento de Softwares

Este profissional irá atuar na modelagem e criação de sistemas computacionais, provendo soluções de problemas no dia a dia de uma empresa.

Gerência de Projetos

A atuação deste profissional na Tecnologia da Informação tem ganhado cada vez mais importância, uma vez que o mesmo atua na conexão entre as diversas pessoas inseridas em um determinado projeto, onde, através de diversas técnicas, relações interpessoais, ferramentas e processos o projeto é finalizado atendendo à expectativa de todos.

Redes, Segurança e Infraestrutura

É o profissional responsável por projetar, instalar e configurar a infraestrutura de redes dentro de uma empresa, prezando pela segurança dos dados, além de administrar equipamentos e servidores.

Rede de computadores - Fundamentos
Curso de Rede de computadores - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Ensino

Um Bacharel em Sistemas de Informação também está apto a atuar no ensino médio e técnico, sendo esta uma outra excelente opção. Também é possível, com a realização de uma pós-graduação, ensinar no nível superior de cursos de tecnologia.

Ciência de Dados

Sabemos que hoje em dia, todas as nossas ações geram dados muito valiosos. O cientista de dados é o profissional capacitado para reunir e analisar toda informação relevante contida em toneladas de dados e transformar estes números em informações que agregarão em diversos segmentos de uma empresa.

Consultoria Estratégica em TI

A consultoria estratégica em TI é responsável por prover melhores práticas de gestão dentro de uma organização. Desta forma, o consultor de TI irá identificar as reais necessidades de uma empresa e prover a construção de uma solução eficiente aos negócios a partir desta avaliação e, se necessário, irá auxiliar em sua implementação.

Administrador de Banco de Dados

Conhecido simplesmente como DBA, o administrador de banco de dados é o profissional responsável por desenvolver e monitorar a arquitetura de dados e o banco de dados de uma empresa, garantindo a qualidade da modelagem dos dados, bem como seu desempenho.

Aqui no blog possuímos um artigo bem legal que pode tirar suas dúvidas em como se tornar um DBA.

Projeto de Banco de dados - Fundamentos
Curso de Projeto de Banco de dados - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

E muitas outras…

Estas são algumas das áreas que o profissional formado em Sistemas de Informação pode seguir, mas sabemos que existem muitas outras que abrangem esta formação.

Certo… Mas como decidir minha área?

Vá no seu tempo

Só quem viveu (ou vive a graduação) sabe como são inúmeras as dificuldades que encontramos dentro do universo acadêmico. Muita das vezes, iniciar um curso de graduação exige não somente a nossa parte intelectual, mas um todo (psicológico, financeiro, maturidade…) e desta forma é importante ficarmos atentos ao nosso tempo. Ter paciência para saber driblar as dificuldades que é este novo ciclo é fundamental para nos mantermos em nosso propósito (que é sair logo da faculdade), então, vá no seu tempo que tudo dará certo.

Entenda o que você realmente gosta

Não tenha medo de assumir que há matérias na faculdade que você não gostou ou que, simplesmente, não se saiu tão bem assim. Como vimos, a faculdade é apenas um pedacinho do iceberg e há muitos caminhos para cada um. Você pode não gostar tanto assim de programação e simplesmente amar qualquer outra área, é normal. Apenas entenda que isso não será um bixo de 7 cabeças e avante! o/

Especialize-se

Busque especializações ao concluir a faculdade ou até mesmo antes, caso consiga conciliar com a vida acadêmica. Se especializar é extremamente importante para decidir qual caminho você irá seguir. Realizar cursos durante a sua formação também irá te ajudar a descobrir aquilo que você realmente gosta, e nós, aqui da TreinaWeb, podemos te ajudar muito neste ponto.

Possuímos diversas formações em diferentes áreas para que você possa se especializar. 🙂

Não tenha medo de assumir seus limites

Quem não passou pela pressão que a faculdade impõe, não está a vivenciando direito. Mas saiba seus limites, respire fundo e, como disse acima, vá no seu tempo. Não tente conciliar, por exemplo, um estágio, duas graduações, uma especialização, certificação e inglês tudo ao mesmo tempo. Assuma seus limites e vá, novamente, em seu tempo. Tá tudo bem em ir devagar também. 🙂

Seu coleguinha não é seu exemplo

Cada um possui suas afinidades e não é por que alguém foi para determinada área que você também se dará bem. O tenha simplesmente como um exemplo de força e determinação, mas não se deixe moldar pelos gostos particulares de ninguém.

Python - Fundamentos
Curso de Python - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

E para finalizarmos…

Boa sorte! 🙂

Pois mesmo que você possua sua graduação, dezenas de especializações e certificações, para sua mãe, você sempre será o eterno/eterna “Garoto/Garota inteligente da TI”, que a ajudará quando o computador não ligar . 😉

Deixe seu comentário

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.