Carreira Soft Skills – O que as empresas buscam?

Confira neste artigo as 5 soft skills mais valorizadas no mercado atualmente, segundo o LinkedIn.

Marylene Guedes 9 de setembro de 2020

Estamos cada vez mais nos atentando com as soft skills, afinal, estamos constantemente sendo avaliados no mercado.

Os recrutadores estão buscando pessoas que combinam as chamadas hard skills e soft skills, por isso é interessante saber o que as empresas estão buscando atualmente.

Dando um breve resumo, as soft skills são basicamente habilidades comportamentais, como por exemplo a capacidade de se comunicar e se relacionar com as pessoas. Elas são fundamentais e todo profissional deve trabalhar para construí-las. Sendo assim, aproveite essas dicas e tente explorar esses tópicos para assim se tornar um profissional mais preparado e completo no mercado de trabalho.

Afinal, quais são as habilidades que estão em demanda?

Em um relatório do LinkedIn que é feito anualmente, foi abordado em um dos tópicos uma pesquisa onde desta foi possível identificar quais habilidades serão mais valorizadas no mercado neste ano de 2020.

À primeira vista já podemos identificar que as empresas estão indo mais em direção a talentos com fortes habilidades orientadas para as pessoas. Vamos conferir então o top 5 da lista.

Criatividade

As empresas tendem a valorizar pessoas criativas, pois geralmente essas pessoas têm novas formas de resolver conflitos e apresentar soluções, onde o seu potencial criativo de entrega de trabalho é reconhecível.

Persuasão

Foi-se o tempo que somente os vendedores de lojas precisavam da habilidade de persuadir para vender algo. Hoje, não apenas na área comercial, desenvolver a persuasão é importante pois te ajuda a apresentar um projeto, uma proposta, a defender o seu trabalho… além de se posicionar de uma forma mais confiante para convencer seu público.

Colaboração

O mundo hoje é muito colaborativo, portanto você deve ajudar as pessoas ao seu redor e trabalhar com pessoas que tenham visões diferentes da sua: ou seja, ajudar quem está com você e também aceitar ser ajudado, assim todos evoluem quanto empresa.

Desenvolvedor Java
Formação: Desenvolvedor Java
A formação Desenvolvedor Java da TreinaWeb tem como objetivo apresentar o desenvolvimento através do Java e todo o ecossistema para desenvolvimento da Oracle. Nesta formação, são desde tópicos básicos como o paradigma orientado a objetos, a preparação do ambiente de desenvolvimento para o Java através do Eclipse e o controle de versão de código através do Git e do GitHub. Até aspectos mais avançados como acesso a bancos de dados relacionais e o desenvolvimento de aplicações web com o Java.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Adaptabilidade

Ser adaptável hoje é algo essencial. Nos últimos meses pudemos sentir isso na pele: muitas pessoas tiveram que se adaptar ao home office. E não somente isso, pode ser qualquer outro tipo de mudança, como por exemplo, uma mudança na própria empresa ou uma troca de emprego…

Além disso, analisando na própria área de TI, vemos que as coisas mudam muito rápido e, se as pessoas não acompanharem essas transformações, certamente elas ficarão para trás. Precisamos estar preparado para esses desafios.

Inteligência emocional

Por fim e não menos importante, temos a base de todas as skills abordadas acima: a inteligência emocional. Essa nos ajuda a ter uma vida melhor em todos os sentidos.

Ela é basicamente a nossa capacidade de conciliarmos a razão com a emoção, além da capacidade de encararmos os desafios do mundo. Essa capacidade de aceitarmos que temos oscilações e crises, podem nos tornar mais bem preparados para ela, pois são coisas que hora ou outra enfrentaremos ao longo de toda a nossa trajetória. Por todas as incertezas que acompanham a pandemia, vimos que muita gente se reinventou e se adaptou a ela.

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Marylene Guedes
    Marylene Guedes

    Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados