Carreira Soft Skills: por que você precisa delas?

Conheça um pouco mais sobre o termo Soft Skills e a importância em sua carreira.

Marylene Guedes 18 de setembro de 2019

As Soft Skills são competências que estão presentes nas organizações e estão mudando o mercado de trabalho e a gestão de pessoas. Essas competências estão ganhando cada vez mais importância no mercado e os profissionais devem acompanhar isso.

Para um profissional da área de TI, é muito mais fácil exercitar uma competência técnica do que uma competência comportamental, e as empresas estão cada vez mais olhando o comportamento de seus funcionários, onde essas habilidades são as que fazem a diferença em sua carreira.

Uma pessoa empilhando objetos

Teste de Software Básico
Curso de Teste de Software Básico
CONHEÇA O CURSO

Conheça as chamadas Soft Skills

As soft skills são competências comportamentais desejáveis pelas empresas nos profissionais, sendo muito procuradas pelos recrutadores, competências que muitas vezes já são percebidas logo no momento da entrevista.

Algumas dessas competências são a criatividade, comunicação (fala e escuta), saber trabalhar em equipe, colaboração, saber se relacionar, saber desenvolver pessoas, ser otimista, ter comportamento proativo e muitas outras. Isso não quer dizer que você precise ter e/ou desenvolver todas essas. Como essas competências podem variar de acordo com o cargo, você pode ver quais delas tem mais ênfase na sua profissão. Por exemplo, em cargos mais de gestão podemos citar a liderança, saber delegar e saber influenciar pessoas, pelo seu comportamento, suas atitudes e sendo amigo de sua equipe.

Essas competências podem vir de acordo com as experiências passadas e até de criação e personalidade de cada pessoa. Há diversos profissionais que se destacam por suas particularidades. Com certeza você conhece ou conheceu alguém que tem espírito de liderança, e isso é da personalidade da pessoa mesmo, onde ela já tem isso desenvolvido e talvez tenha que somente aprimorar.

Se você não “nasceu” com alguma competência que gostaria, você pode desenvolvê-la. Essas competências podem ser desenvolvidas em qualquer momento e qualquer idade. Precisamos nos desenvolver como pessoa em diversas soft skills pois elas nos ajudam em vários quesitos, tanto profissional quanto pessoal.

Hoje em dia o conhecimento técnico (também chamado de hard skills) por si só não são o suficiente para destacar um profissional. Imagine dois programadores excelentes, mas somente um deles consegue fazer boas apresentações de um software para o cliente. Em diversas situações de trabalho, o gestor sempre avalia quem tem um melhor desempenho no geral.

A importância do autoconhecimento

O primeiro passo para identificar as soft skills, tanto as que você já tem e quer aprimorar quanto as que ainda não foram despertadas, é o autoconhecimento. Assim você pode se conhecer melhor, conhecer suas características fortes e estimulá-las e também as fracas para que possamos trabalhar em cima delas.

Mas existem também habilidades que adquirimos somente com o tempo, como por exemplo lidar com diferentes situações e saber vestir o papel adequado para cada uma delas, e isso acaba vindo mais na vivência mesmo, mas a boa notícia é que existem pequenas atitudes que você pode começar hoje, como:

  • ser um colega bacana de se trabalhar
  • ter uma postura positiva
  • ter um comportamento protagonista, não ficar só passivo, esperando alguém solicitar alguma coisa
  • ser aberto a mudanças, como a utilização de novas tecnologias e metodologias

E existem diversas outras que você possa identificar e colocar em prática 🙂

Além de praticarmos o autoconhecimento, você também pode pedir feedback de seus colegas, pessoas que convivem com você, às vezes eles podem citar uma característica sua que você ainda não percebeu. E claro, antes de pensar em colocar em prática tudo isso, você deve estar disposto e comprometido em querer melhorar ou desenvolver alguma soft skills. Também temos um outro artigo que complementa muito esse, sobre as habilidades que as empresas esperam dos profissionais de TI. Te espero lá!

Tester
Formação: Tester
A formação Tester da TreinaWeb tem como objetivo apresentar os tópicos essenciais para profissionais da área de teste de software, tópicos estes sendo técnicos e também com relação ao mercado de trabalho na área de qualidade de software. A formação aborda tópicos como o ciclo de vida e desenvolvimento de um software, as métricas básicas para mensuração de qualidade de uma aplicação, o ciclo de vida de uma suíte de testes, técnicas funcionais para teste de software. Além de apresentar duas ferramentas importantíssimas e extremamente utilizadas no mercado de trabalho para teste e garantia de qualidade de aplicações: o JMeter e o Selenium.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Marylene Guedes
    Marylene Guedes

    Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados