Tecnologia Carreira

Tendências de TI para 2020

Nós já estamos praticamente no ano de 2020. Por isso, nada melhor do que iniciar o próximo ano já por dentro das mais fortes tendências dentro da área de tecnologia. Neste artigo, vamos abordar cinco conceitos, linguagens ou habilidades que, em nossa opinião, estarão em evidência no mercado de trabalho.

há 4 anos 3 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Nós já estamos praticamente no ano de 2020. Por isso, nada melhor do que iniciar o próximo ano já por dentro das mais fortes tendências dentro da área de tecnologia. Neste artigo, vamos abordar cinco conceitos, linguagens ou habilidades que, em nossa opinião, estarão em evidência no mercado de trabalho.

Big Data

Devido à competitividade e às exigências do mercado, é extremamente importante para as empresas ter informações e números sobre o mercado e suas atividades de maneira acurada. Com isso, as empresas estão cada vez mais coletando massas maiores dados, o que gera a necessidade cada vez maior de profissionais que saibam lidar com ferramentas de Big Data. Essa tendência provavelmente irá se manter em 2020 e, por isso, pode ser interessante ficar por dentro de ferramentas como o Hadoop, o R, o Elasticsearch e o Apache Spark.

R - Fundamentos
Curso R - Fundamentos
Conhecer o curso

Inteligência Artificial (IA)

Ferramentas na área de Inteligência Artificial? (IA) têm se tornado cada vez mais populares e até, de certo modo, mais acessíveis para profissionais que não possuem necessariamente conhecimentos específicos da área (como matemática). Muitas empresas no mercado também começaram a notar de maneira mais efetiva como ferramentas de inteligência artificial podem as tornar mais competitivas. Isso certamente fará com que a demanda por profissionais com conhecimento de ferramentas como Keras, Pybrain, Tensorflow, Azure Cognitive Services e IBM Watson não se mantenha, mas sim tenha um sensível crescimento. O mais interessante nesse mercado é que faltam profissionais que dominem ferramentas de Inteligência Artificial, o que pode fazer com que este mercado seja mais atrativo ainda.

Programação funcional

As linguagens modernas têm cada vez mais absorvido conceitos sobre o paradigma funcional. Hoje, aspectos como determinismo e imutabilidade são muito valiosos para o desenvolvimento de software moderno, principalmente por causa da expressividade e da previsibilidade que um código escrito de maneira mais funcional acaba obtendo por decorrência desse paradigma. Não à toa, linguagens com uma veia funcional mais forte vêm se tornando cada vez mais populares. Entre estas linguagens, podemos citar o Kotlin, a Golang, o F#, o Haskell, o Scalla e o Clojure: todas estas linguagens vêm ganhando cada vez mais atenção do mercado. Por isso, estudar um pouco sobre programação funcional certamente será uma decisão acertada para 2020.

F# (F Sharp) - Fundamentos
Curso F# (F Sharp) - Fundamentos
Conhecer o curso

LGPD

Desde 2018, o Brasil passou a fazer parte dos países que contam com uma legislação específica para proteção de dados. A LGPD, sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, tem a função de determinar como as empresas deverão realizar o tratamento de dados coletados por sistemas computacionais. Esse tratamento envolve a maneira como estas informações devem ser coletadas, armazenadas e até mesmo destruídas.

Como é uma lei relativamente nova, em 2019, ainda estávamos em uma fase de adaptação. Porém, em 2020, a LGPD entra definitivamente em vigor. Por isso, é interessante dar uma atenção a esta lei para adequar os sistemas computacionais a esta lei, evitando futuros imbróglios judiciais.

Soft skills

As soft skills são competências que estão presentes nas organizações e estão mudando o mercado de trabalho e a gestão de pessoas. Essas competências estão ganhando cada vez mais relevância por parte de organizações e recrutadores na área de tecnologia. Algumas destas competências são a proatividade, a comunicação, a criatividade e a capacidade de colaboração. Estas habilidades estão sendo cada vez mais requeridas pelo mercado, principalmente pelo fato de a visão holística ser cada vez mais necessária para profissionais da área de TI, além de que o desenvolvimento de habilidades comportamentais e emocionais é algo muito mais complexo e custoso para as empresas do que o desenvolvimento de habilidades técnicas. Por isso, em 2020, a tendência da valorização dessas soft skills certamente será mantida.

Desenvolvedor Python
Formação Desenvolvedor Python
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos