Java

Thymeleaf, veja como enviar e exibir dados em seus templates

Neste artigo veremos como enviar informações de aplicação Spring Boot para serem exibidas em templates do Thyemeleaf.

há 3 anos 1 mês

Formação Desenvolvedor Java
Conheça a formação em detalhes

No último artigo vimos o que é e quais as funcionalidades da template engine Thymeleaf. Vimos que ela facilita o nosso trabalho quando precisamos criar templates para aplicações Java.

Dando continuidade à nossa série de artigos sobre o Thymeleaf, agora veremos como enviar e exibir dados com o Thymeleaf em aplicações Spring Boot.

Aplicação base

Primeiramente vamos criar uma nova aplicação Spring Boot com a ajuda do Spring initializr, para isso acesse o site do Spring Initializr e preencha as metainformações.

Página do Spring Initializr com os meta dados da aplicação

  • Project: Maven Project
  • Language: Java
  • Spring Boot: 2.4.3
  • Group: br.com.treinaweb
  • Artifact: spring-thymelead-exemplo
  • Name: spring-thymelead-exemplo
  • Description: Exemplo Thymeleaf com Spring Boot
  • Package name: br.com.treinaweb.springthymeleafexemplo
  • Packaging: Jar
  • Java: 11

Agora que já definimos as metainformações do projeto, devemos informar quais as dependências que serão utilizadas no mesmo, iremos utilizar as dependências Spring Web e Thymeleaf.

Página com as dependências do projeto

Agora, com todas as informações preenchidas basta então clicar no botão “GENERATE” para que seja feito o download do projeto base, descompactar o arquivo baixado e então importa-lo para a IDE ou Editor de Código Fonte de sua preferência.

Enviando dados

Para que possamos enviar dados de uma aplicação Spring Boot para o Thymeleaf, antes é necessário criarmos um controller que será executado quando uma determinada rota for chamada pelo navegador, dessa maneira esse controller será responsável por enviar esses dados e definir qual o template do Thymeleaf deve ser exibido para o usuário.

Para criarmos o nosso controller, criaremos uma pasta que conterá os nossos arquivos Java da camada de controle. Dito isso crie uma pasta chamada controller dentro da pasta src/main/java/br/com/treinaweb/springthymeleafexample e por fim dentro da pasta recém criada crie um arquivo Java chamado HomeController.java com o seguinte código:

package br.com.treinaweb.springthymeleafexemplo.controller;

import org.springframework.stereotype.Controller;
import org.springframework.ui.ModelMap;
import org.springframework.web.bind.annotation.GetMapping;

@Controller
public class HomeController {

    @GetMapping("/")
    public String home(ModelMap model) {
        model.addAttribute("nomeDoAtributo", "Treinaweb");

        return "home";
    }
}

Com o código acima nós estamos criando uma classe que faz parte da camada de controle com uma action que responde na rota / através do método HTTP GET.

Dentro da action home estamos adicionando um atributo que será recebido pelo template do Thymeleaf e por fim retornando o nome do template que queremos exibir quando tal rota for acessada pelo usuário.

Exibindo dados

Agora precisamos do nosso template a ser exibido, em aplicações Spring Boot os arquivos de template ficam contidos na pasta src/main/resources/templates, então dentro desta pasta criaremos um arquivo HTML chamado home.html com o seguinte código:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
  <meta charset="UTF-8">
  <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
  <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
  <title>Exemplo Spring Boot com Thymeleaf</title>
</head>
<body>
  <h1>Olá <span th:text="${nomeDoAtributo}"></span></h1>
</body>
</html>

Para exibirmos algum valor vindo do código Java que está executando o template, devemos utilizar uma propriedade especial do Thymeleaf chamada th:text e então como valor de tal propriedade colocar o nome do atributo que queremos exibir entre ${}.

Resultado

Para vermos o resultado, primeiro é necessário executar a aplicação, sendo assim, utilizaremos o comando mvn spring-boot:run e então acessamos a rota / de nossa aplicação que está sendo executada em http://localhost:8080.

Página que será exibida quando o projeto for executado

Conclusão

Em suma, neste artigo vimos como enviar e exibir dados com o Thymeleaf, recurso que facilita (e muito) o desenvolvimento dos nossos templates. No próximo artigo dessa série, veremos como utilizar estruturas de repetição e condição.

Autor(a) do artigo

Cleyson Lima
Cleyson Lima

Professor, programador, fã de One Piece e finge saber cozinhar. Cleyson é graduando em Licenciatura em Informática pelo IFPI - Campus Teresina Zona Sul, nos anos de 2019 e 2020 esteve envolvido em vários projetos coordenados pela secretaria municipal de educação da cidade de Teresina, onde o foco era introduzir alunos da rede pública no mundo da programação e robótica. Hoje é instrutor dos cursos de Spring na TreinaWeb, mas diz que seu coração sempre pertencerá ao Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos