Desenvolvimento

Top 5 das linguagens de programação mais populares de 2017

O ano está acabando e você, sabe quais foram as linguagens de programação mais utilizadas / populares neste ano?

há 6 anos 3 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O ano está acabando e você, sabe quais foram as linguagens de programação mais utilizadas / populares neste ano?

Isso é algo interessante de se saber, pode te ajudar a escolher uma linguagem para estudar. Claro que isso varia da região que você mora, do que a sua empresa geralmente usa, dentre outros fatores.

Vamos tomar como base dois sites que avaliam a popularidade das linguagens, o TIOBE e o IEEE Spectrum, e vamos listar aqui as cinco principais do ranking.

Nos dois sites houveram similaridade nas linguagens, porém, em posições diferentes, como podemos ver mais pra frente.

O primeiro ranking é do site TIOBE Index, mantido por uma empresa de mesmo nome, onde todo mês o ranking é atualizado.

Em quesito de posição, as primeiras linguagens não tiveram muita diferença de colocação nos últimos meses. Podemos ver também uma comparação entre o mês de novembro deste ano em relação a novembro do ano passado, onde somente as linguagens Python e C# trocaram de posição.

Ranking - Linguagens de Programação - TIOBE

O segundo ranking é do site IEEE Spectrum, uma revista de tecnologia, onde os rankings são criados por ponderação e combinação de 12 métricas de 10 fontes. Neste site você pode ver o ranking das linguagens separados por segmentos como web, mobile, enterprise, desktop, entre outros.

Ranking - Linguagens de Programação - IEEE

Agora vamos abordar sobre as cinco linguagens mais utilizadas. Claro que tem muitas outras que também são bem utilizadas, mas para este artigo não ficar extenso, vamos limitar dessa maneira a nossa avaliação.

Como nos rankings as posições estão diferentes, vamos abordar por ordem alfabética.

C

O C é uma linguagem de programação voltada ao desenvolvimento de sistemas embarcados. Por ser muito rápido e poderoso, ele é muito requisitado principalmente no ramo de telecomunicações. Com ele podem ser desenvolvidas várias coisas como sistemas de usuário, sistemas operacionais e até mesmo outras linguagens de programação.

C Básico
Curso C Básico
Conhecer o curso

C++

O C++ é um aprimoramento da linguagem C, mas com elementos de orientação a objetos. É recomendada principalmente para desenvolvimento de sistemas para desktop e games. Assim como a linguagem C, ela pode ser utilizada para desenvolvimento de sistemas embarcados, sistemas operacionais etc.

C++ Básico
Curso C++ Básico
Conhecer o curso

C#

O C# é a principal linguagem de programação da Microsoft, fazendo parte do framework .NET, onde você pode criar desde serviços e plataformas web como também aplicativos para celular.

C# (C Sharp) Básico
Curso C# (C Sharp) Básico
Conhecer o curso

Java

Não é segredo para ninguém que o Java é a linguagem de programação orientada a objetos mais utilizada, seja para desenvolvimento web ou mobile.

Java - Fundamentos
Curso Java - Fundamentos
Conhecer o curso

Python

O Python é uma linguagem bastante utilizada por ser orientada a objetos, multiplataforma e de alto nível. Ela pode ser utilizada em aplicações web, inteligência artificial, computação científica. Com o Python você consegue atingir praticamente todo o mercado de programação: web, mineração, controle de máquina, servidor, desktop etc.

Desenvolvedor Python
Formação Desenvolvedor Python
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos