Desenvolvimento Front-end CSS

Unidades de medidas no CSS

Nesse artigo você irá entender de fato a diferença entre as várias opções de unidades medidas do CSS, como Rem, Em, %, Px, entre outras.

há 1 ano 9 meses

Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conheça a formação em detalhes

Unidades de medidas no CSS, para entender a diferença entre as muitas opções disponíveis, primeiramente precisamos ter o conhecimento que existem várias formas de se declarar medidas de fonte, no CSS, essas medidas se dividem em dois grupos: medidas absolutas e medidas relativas.

Unidades de medidas absolutas

As medidas absolutas têm esse nome, pois elas não alteram o seu tamanho independente da largura da tela. Hoje em dia, é normal uma mesma página web ser acessada por dispositivos com telas de diferentes dimensões, como por exemplo, TVs, Tablets, monitores e celulares, justamente por esse fato as medidas absolutas no CSS não são recomendadas e sim medidas que se adequam às telas de diferentes dimensões, vamos ver alguns exemplos desses tipos de medidas.

HTML5 + CSS3 - Fundamentos
Curso HTML5 + CSS3 - Fundamentos
Conhecer o curso

Cm(centímetro)

Por mais que essa medida seja muito conhecida em países que utilizam o sistema métrico, como o do Brasil, o centímetro é uma unidade de medida muito mais utilizada no mundo real do que no desenvolvimento front-end, o uso dessa medida é inviável para se definir o tamanho de um texto ou título, pois 1cm pode ser muito grande para a tela de um celular.

Pt(ponto) ou Pc(paica)

Essas duas unidades de medidas são bem antigas, usadas para padronização do tamanho das fontes impressas em papel. Apesar de pouco utilizadas na criação de sites, elas são opções de unidades de medidas no CSS.

  • 1pt é equivalente a 1.66 pixels
  • 1pc é equivalente a 12 pontos.

In(polegadas)

A polegada leva essa nomenclatura de in por vir da palavra em inglês inches, que significa polegada. É uma medida usada nos EUA para medir objetos e distância. Ela também existe no CSS, porém como nos exemplos anteriores, é pouco utilizada.

Unidades de medidas relativas.

As medidas relativas, por outro lado, praticamente dominam as declarações de unidades de medidas no CSS, pois como o nome já diz essas medidas têm um comportamento diferente dependendo de algum fator previamente definido e também tem fácil adaptação a diferentes tamanhos de tela. Vamos ver alguns exemplos.

Flask - Tópicos de segurança
Curso Flask - Tópicos de segurança
Conhecer o curso

Rem

O rem é uma das unidades de medida mais usadas no desenvolvimento front-end, porém nem todos entendem como essa medida funciona. Então, vamos entendê-la, 1rem é igual ao tamanho padrão da fonte da raiz(root) do documento, normalmente 16px, logo 1rem é igual à 16px.

Se alterarmos a medida da fonte na raiz(root), alteramos o tamanho do rem, isso acontece com dispositivos de tamanho menores e maiores, pois 1px em um celular, por exemplo, é menor que 1px de uma televisão. Dessa forma nosso texto se torna mais adaptável a vários tamanhos de telas.

Em

Essa medida se comporta semelhante ao rem, a diferença dela é que 1em se baseia no tamanho do elemento pai de um parágrafo. Por exemplo, observe o código abaixo:

<div class="elemento-pai">
    <p class="texto">
      Lorem ipsum dolor sit amet consectetur, adipisicing elit. Nulla, impedit
      laudantium officiis, illum aspernatur voluptatibus commodi voluptate,
      incidunt voluptatum a dignissimos et! Commodi beatae quas praesentium eos
      ullam aliquam maiores!
    </p>
</div>
.elemento-pai {
	font-size: 100px;
}

.texto{
	font-size: 2em;
}

Baseado na explicação acima, quantos px o parágrafo da classe texto terá? Exatamente, 200px. Pois, o elemento pai desse texto está definido previamente como 100px, logo, nesse caso, 1em terá 100px.

Vw e Vh

Para entender essas duas vamos ver primeiramente os seus significados. Vw, por exemplo, V = view, ou seja, a tela do seu navegador, e W = width, largura, portanto 100vw é 100%, em outras palavras, toda a largura visível do navegador. Seguindo a ideia o Vh é V = view, H = height que significa altura, então 100vh é toda altura visível do seu navegador. Portanto, por ser uma medida relativa, ela depende da altura(vh) ou largura(vw) visível do navegador para definir uma medida.

Porcentagem (%)

Essa unidade de medida é um dos tipos mais utilizados, quando trabalhamos com CSS. Isso porque, ela se adapta aos diferentes tamanhos de tela. O uso dessa unidade é feito da seguinte forma: quando declaramos que um elemento terá 100% de largura, estamos dizendo que esse mesmo elemento, tem a largura total do elemento que o envolve. Vamos ver um exemplo para ficar mais claro.

<div class="container">
	<div class="bloco">
		<p>...</p>
	</div>
</div>

Nesse caso, se o container tive uma largura de, por exemplo, 500px, e, nosso bloco estiver com 100% de largura, o nosso bloco nesse caso terá 500px de largura. Logo, medidas definidas em porcentagem(%), são baseadas na largura do elemento que a envolve.

Nest.js - Templates com Handlebars
Curso Nest.js - Templates com Handlebars
Conhecer o curso

Conclusão

Agora que está clara a diferença entre medidas absolutas e medidas relativas, facilita a compreensão de que, as medidas relativas são mais adaptáveis em comparação às absolutas. Facilitando nas criação de layouts que se adequam aos diferentes tipos de dispositivos. Saber essas diferenças entre as unidades de medidas no CSS é fundamental, principalmente no início dos estudos, pois criar uma base de conhecimento sólida nos dá vantagem lá na frente.

Porém, caso queria saber mais ainda sobre os seletores CSS, temos um curso completo na plataforma, o HTML5 + CSS3 - Propriedades e seletores avançados

Autor(a) do artigo

Amauri Blanco Corrêa
Amauri Blanco Corrêa

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apaixonado por tecnologia. Atualmente focado na área de front-end e iniciando uma grande e brilhante caminhada tanto profissionalmente quanto pessoalmente nesse universo que é a programação.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos