Acessibilidade e User Experience (UX)

Usabilidade x Acessibilidade: quais as diferenças e relações

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os termos acessibilidade e usabilidade. Veremos neste artigo o que vem a ser cada um deles.

há 3 anos 4 meses

Formação UX/UI designer
Conheça a formação em detalhes

No mundo da tecnologia, é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os termos acessibilidade e usabilidade, que seus sites devem ser acessíveis e usáveis, etc. Esses termos podem ser facilmente confundidos em um primeiro momento e, apesar dos dois falarem sobre a facilidade de interação com um site, eles têm conceitos e objetivos diferentes. Veremos neste artigo o que vem a ser cada um deles.

O que é usabilidade?

Quando o usuário encontra o seu site, ele espera navegar facilmente e encontrar o que procura. A usabilidade da web está relacionada a facilidade que o usuário tem ao utilizar um site, o quão rápido ele consegue realizar suas tarefas, a fim de ter uma experiência de acesso clara e fácil, por parte de qualquer pessoa. A usabilidade pode ser aplicada em todos os campos, mas aqui vamos nos referir à usabilidade web.

Pensar na usabilidade de uma interface é muito importante, pois ela é claramente percebida quando é ruim, ainda mais que isso está ligado a satisfação que os usuários terão durante esse processo.

Para fazer uma análise de usabilidade do seu site, há a avaliação Heurística de usabilidade, que é uma técnica de inspeção que ajuda a identificar problemas de usabilidade em uma interface.

O que é acessibilidade?

O conceito de acessibilidade está relacionado a tornar um site acessível a pessoas com algum tipo de necessidade especial ou não.

O objetivo é que todos os usuários possam ter a mesma experiência de acesso, independentemente de sua condição, seja alguma deficiência (por exemplo auditiva, visual), como também de software, hardware, infraestrutura de rede, aparelho… qualquer circunstância que dificulte aos usuários o acesso da informação.

Por exemplo, se algo do seu site precisa de algum plugin especial ou de um navegador específico para ser visualizado corretamente, acaba deixando de ser acessível.

Quando os sites são bem pensados e desenvolvidos, todas as pessoas podem ter igual acesso às informações e funcionalidades.

Acessibilidade - Criando Interfaces  e Conteúdos Acessíveis
Curso Acessibilidade - Criando Interfaces e Conteúdos Acessíveis
Conhecer o curso

Qual as diferenças e relações entre os termos?

• Um site acessível beneficia todos os usuários, não apenas os que possuem alguma necessidade especial; • A acessibilidade é um subconjunto de usabilidade; • Um site que não é acessível, não é utilizável; • Enquanto a usabilidade implica em acessibilidade, o contrário não é necessariamente verdadeiro.

Concluindo…

Para finalizar, poderíamos dizer que o objetivo da usabilidade é os usuários serem capazes de alcançar seus objetivos com um mínimo esforço e com resultados máximos. Acessibilidade é as pessoas conseguirem acessar sem nenhuma limitação.

Vamos falar sobre como organizar a informação no seu site? Como deixá-lo acessível, com uma experiência positiva para o usuário? Temos vários posts aqui no blog sobre isso, dá uma conferida :D

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos