Python Flask

Utilizando arquivos estáticos no Flask

Veja neste artigo como utilizar arquivos estáticos em projetos Flask.

há 4 anos 4 meses

Formação Desenvolvedor Flask Full-Stack
Conheça a formação em detalhes

No último artigo dessa trilha, vimos como retornar páginas HTML em requisições Flask e, assim, melhorar a interação da nossa aplicação com seu usuário. Porém, normalmente, há o uso de arquivos estáticos (JS, CSS e IMG) para melhorar a aparência das nossas páginas e, consequentemente, a experiência do usuário. Sendo assim, veremos neste artigo como incorporar estes arquivos ao nosso projeto Flask.

Criando diretório dos arquivos estáticos

É uma boa prática adotada pela comunidade que todos os arquivos estáticos de uma aplicação Flask sejam armazenados em um diretório “static” na raiz do projeto e, dentro deste diretório, uma nova pasta contendo os tipos de arquivos estáticos (CSS, JS e IMG), como podemos ver abaixo:

Para este projeto, iremos usar o Bootstrap como CSS. Para isso, realizamos o download do arquivo .min.css do framework (https://getbootstrap.com/docs/4.3/getting-started/download/) e armazenamos no diretório “static/css”, como vimos na imagem acima.

Ao realizar este procedimento, o Flask já estará apto a utilizar este arquivo CSS no projeto, bastando apenas importá-lo em nosso template.

Flask - Fundamentos
Curso Flask - Fundamentos
Conhecer o curso

Utilizando arquivos estáticos no template

Agora que já configuramos nosso projeto para armazenar arquivos estáticos, precisamos importá-lo em nosso template. Para isso, é muito simples. O primeiro passo é criar uma tag link no head do arquivo HTML e referenciar nosso arquivo bootstrap.min.css:

Agora, no href do link, indicamos onde se encontra o arquivo estático que queremos utilizar. No nosso caso, ele se encontra em static/css/bootstrap.min.css. Sendo assim, temos que passar, como primeiro parâmetro do método url_for, o diretório raiz dos arquivos estáticos. Após isso, informamos o restante do caminho até o arquivo no atributo filename, como vemos acima.

Agora, já estamos aptos a usar o arquivo do bootstrap em nossos templates e, com isso, personalizar nossas páginas HTML. Utilizando como base o tema Jumbotron do bootstrap, conseguimos criar uma página com todo o poder do framework:

Concluindo

A utilização de arquivos estáticos em projetos Flask é, realmente, muito simples. Apenas precisamos criar um diretório para comportar estes arquivos e importá-los em nossos templates utilizando o método url_for do Jinja2.

Porém, sabemos que o conteúdo de uma página HTML nem sempre é estático. Muitas vezes este conteúdo é enviado pela requisição e exibido no HTML… Bom, como fazer isso? É exatamente o que veremos no próximo artigo desta série :)

Autor(a) do artigo

Fagner Pinheiro
Fagner Pinheiro

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu desktop. Quando não está trabalhando, é IGL e Awper do time de CS:GO da Treinaweb. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos