Testes e Projetos

Utilizando Canvas no seu negócio

Tire as suas ideias do papel e planeje o seu negócio utilizando Canvas.

há 6 anos 8 meses

Formação Tester
Conheça a formação em detalhes

Sempre quando temos uma ideia ficamos pensando em como levá-la adiante e fazer dar certo. Quando se trata de uma ideia de negócio, isso não é muito diferente e devemos tomar certos cuidados. Antes de mais nada, precisamos estudar se o negócio é viável e, para isso, precisamos elaborar um modelo de negócios. É aí que entra o Canvas para nos ajudar! Veja nesse artigo o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio.

BDD - Testes Guiados por Comportamento com Behat PHP
Curso BDD - Testes Guiados por Comportamento com Behat PHP
Conhecer o curso

O que é o Canvas?

O Canvas é um mapa visual onde é abordado os principais aspectos que você precisa considerar para desenvolver e esboçar seu negócio. É uma ferramenta de planejamento estratégico, que te auxilia na agilidade do processo pois é muito flexível para mudanças, caso seja necessário.

O Canvas é pré-formatado em nove blocos, sendo:

Proposta de valor:

É a proposta de valor de um produto ou serviço oferecido que agregue algum valor para o consumidor, podendo ser um atendimento personalizado também.

Segmento de clientes:

Se refere ao público alvo do seus produtos e serviços. Deve-se identificar características desses potenciais clientes, levando em conta características como sexo, idade, classe econômica e o que mais você achar necessário.

Canais:

É a forma como seu cliente irá comprar seu produto/serviço, além de como a empresa irá se comunicar e alcançar esses clientes, podendo ser presencial ou online, se há a possibilidade de entrega à domicílio, entre outros.

Relacionamento com clientes:

É a forma que a empresa irá adotar para relacionar com seus clientes, visando atrair, conquistar e fidelizar. Há diversas maneiras como pesquisas de satisfação, atendimento físico, interação em redes sociais, dentre outros.

HTML5 + CSS3 - Fundamentos
Curso HTML5 + CSS3 - Fundamentos
Conhecer o curso

Atividades principais:

São as atividades que a empresa vai realizar para que a proposta de valor seja entregue, a fim de fazer o modelo de negócios funcionar.

Recursos principais:

São todos os recursos que a empresa necessita para realizar as atividades principais, podendo ser máquinas, tecnologia, pessoas.

Parcerias principais:

Os parceiros te ajudam de alguma forma no funcionamento do seu negócio, podendo ser fornecedores, parceiros ou alianças de negócios. Eles podem ser adquiridos ou terceirizados.

Receitas:

São o rendimento de uma empresa, ou seja, a forma que a empresa irá gerar dinheiro.

Estrutura de custos:

São os custos relevantes e necessários para construir todo o modelo de negócio proposto. Deve-se incluir custos com funcionários, máquinas, materiais, manutenção, dentre outros.

Ilutração do Canva

Concluindo

O Canvas é uma ótima opção para se ter uma visão geral do negócio, sendo uma maneira de tentar enxergar o futuro a curto, médio e longo prazo. Também é uma ótima maneira de rever seu modelo de negócio, para poder entender e melhorar os seus processos.

Tester
Formação Tester
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos