Vale a pena trocar de profissão e entrar para a carreira de TI?

Hoje em dia não é nada incomum as pessoas quererem mudar de profissão. Lá no Ensino Médio muitas vezes somos “obrigados” a escolher uma carreira para ingressar em uma faculdade. Depois, apesar de já formados, podemos escolher se queremos continuar com aquela profissão ou… mudar!

Isso pode acontecer se você está em uma fase em que está pensando se está ou não no caminho certo, se está com vontade de experimentar coisas novas. Essa mudança também pode vir pela insatisfação profissional, busca por salários melhores, oportunidades de trabalho…

Por que a área de TI?

Não é novidade que a área de TI é uma das que mais cresce. Além disso, você tem uma infinidade de carreiras para se decidir, podendo ir para uma área mais técnica ou mais de gestão. Além disso, a possibilidade de progredir na carreira é relativamente rápida.

Muitos profissionais têm decidido se especializar no ramo da tecnologia para entrar no mercado, devido às diversas possibilidades de carreiras e vagas que existem no mercado. Muitas vezes sobram vagas neste ramo, pois muitas empresas não encontram pessoas devidamente capacitadas para ocupá-las, sendo assim, muitos veem isso como uma bela oportunidade de progredir, mesmo não sendo em sua atual área de formação.

Então é possível trocar de área e ter sucesso?

Sim, porém é importante destacar que isso demanda esforço e dedicação, pois você irá ter que aprender coisas novas e adquirir novas habilidades. Mas antes de tudo você deve saber que essa é uma decisão que deve ser bem pensada, que não pode ser tomada por impulso. A área de TI tem que realmente te interessar e você sempre deve estar disposto a aprender mais, pois é uma área onde a evolução é constante e rápida. Por isso, vale sim a pena pelas oportunidades, mas devemos ter alguns cuidados que veremos a seguir.

Como fazer essa transição?

Fazer uma transição de carreira não é fácil, mas se seus motivos te levam a isso, preparamos algumas dicas para que você tenha sucesso na nova empreitada.

Crie um planejamento

Essa é a parte mais importante: que você trace um planejamento. E se possível, que o faça enquanto você ainda estiver na sua atual profissão. É melhor ir de forma gradual, sem abandonar o atual trabalho e ir se dedicando no tempo livre. Como é uma fase nova, dificilmente você começará de cima. Você precisará de experiência para progredir. Então aceite cada uma das fases numa boa, pois sabemos que faz parte.

Além disso, essa transição de carreira também deve trazer alguns custos que são necessários, como uma segunda graduação, especialização, cursos diversos, para que te ajude a se qualificar para a nova carreira.

Experimente primeiro

Antes de dar o veredito final da mudança, experimente! Só assim você vai saber se é o que você realmente quer. No seu tempo livre você pode estudar e até fazer alguns projetos freelancer para já ir se habituando a nova área. É interessante trabalhar paralelamente à sua carreira atual.

Entenda o mercado

Entender o mercado é importante para que você possa se situar e ver onde melhor se encaixa. Se você tem a vontade de desenvolver aplicativos para celular, busque o máximo de informações, veja o que está sendo mais usado nesse momento, como está a demanda dessa área e em como se destacar e se manter competitivo no mercado.

Caso você não saiba por onde começar, comece pelo básico e depois vá aprendendo um pouco de tudo, assim, se ainda estiver em dúvida do que seguir, isso te ajudará a saber em qual área tem mais afinidade para que assim possa se especializar nela.

Aqui na TreinaWeb temos cursos de diversos segmentos da tecnologia e, como você terá acesso a todos os cursos de nossa plataforma, pode experimentar um pouco de tudo.

Concluindo

Apesar de muitas pessoas se sentirem frustradas e até mesmo culpadas quando pensam em mudar de carreira, não há nada de errado com isso e nunca é tarde. Se você acha que não teve competência o suficiente na profissão ou que perdeu tempo, saiba que nada é perdido e você pode aproveitar em outras coisas, pois conhecimento adquirido nunca é perdido (e nunca é demais! 😀 ). Então, não há nada de errado em querer mudar, só tem que ser algo bem pensado, ok? É super comum mudarmos alguns interesses no meio da vida e o que importa é a nossa felicidade, seja na área que for. 🙂

Até a próxima!