Vantagens da prototipação no desenvolvimento de software

Quando um desenvolvedor inicia um projeto, seja de um site, software ou de um app por exemplo, ele logo pensa em qual linguagem vai codificar e quais ferramentas vai usar. Mas antes de iniciar, temos uma etapa que é bem importante para o desenvolvimento: a prototipação. Algumas pessoas podem até pensar que é perda de tempo, pois querendo ou não, é uma etapa a mais antes de começar o desenvolvimento em si, mas ela nos traz muitas vantagens que veremos neste artigo.

O que vem a ser um protótipo?

Na engenharia de software, um protótipo é um modelo (podendo ser de um site, aplicativo, game ou qualquer outro software) onde é possível apresentar os conceitos e funcionalidades de um modo simplificado. É uma forma de visualizar o projeto antes de iniciar o desenvolvimento do mesmo, mostrando a ideia do software de uma forma mais “concreta”, além de um melhor entendimento daquilo que será feito.

Os protótipos são bastante utilizados para reduzir as incertezas do projeto, pois você abandona alternativas que não são bem recebidas, tendo uma versão final mais assertiva.

Prototipação Rápida
Curso de Prototipação Rápida
CONHEÇA O CURSO

Validação de requisitos para um melhor entendimento do projeto

Antes de tudo é necessário obter os requisitos e definir os aspectos visíveis (entradas e saídas) para a construção do protótipo, para que não venhamos a ter algum erro de entendimento entre as partes. Como o cliente muitas vezes não sabe o que quer ou acaba mudando em cima da hora, é importante essa validação do protótipo antes de começar a desenvolver. Assim você consegue validar se aquilo é realmente o esperado pelo cliente, ele verá algo mais “concreto” do que ele pode esperar do software, além de aumentar a percepção de valor do seu projeto. Quanto mais cedo a prototipação for feita, maior é a chance de sucesso da solução final.

Prever problemas antes do tempo a fim de minimizar riscos

Com o protótipo em mãos, o time e o cliente podem avaliar e coletar informações para aperfeiçoamento do mesmo, além de poderem criar mais possibilidades a partir desse protótipo. Poderão ser feitos ajustes no projeto para se adequar cada vez mais às necessidades do cliente, e principalmente prever problemas através de detalhes que antes não eram tão claros assim… Essas melhorias, ajustes e mudanças devem ser feitas de preferência logo no começo da criação do sistema, pois evita que o time gaste tempo e recursos, ocasionando em prejuízos e atrasos na entrega.

A chance do resultado final estar dentro das expectativas do cliente é muito maior

O protótipo é uma maneira importante e eficaz que te ajuda a mostrar ao cliente de uma forma mais “concreta” de como ficará aquele software que ele solicitou.
Quando um protótipo é bem executado, fica mais fácil compreender o conceito do projeto, de realizar ajustes e avaliar a viabilidade das decisões tomadas. É uma maneira eficiente de entender melhor o propósito do software e o negócio do cliente, para poder oferecer a melhor solução e entregá-la no prazo previsto.

Melhor planejamento = melhores resultados

Além da possibilidade de visualizar o modo como a solução será utilizada pelo usuário e de mostrá-la ao cliente, você consegue fazer um planejamento melhor de custos, recursos e cronograma.
Você pode desenvolver o protótipo como desejar. Algumas pessoas gostam de rabiscar em papéis antes de passar para alguma ferramenta específica para isso. Existem diversas ferramentas e você pode pesquisar algumas para ver qual mais se adequa às suas necessidades. Ao fim, você pode reutilizar seu protótipo para outros fins, como um manual do usuário por exemplo.

Deixe seu comentário
Share

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.