Variáveis e constantes na programação

Variáveis e Constantes são conceitos fundamentais para o estudo de lógica de programação, vamos agora entender qual a utilidade de cada uma.

Quando vamos desenvolver um algoritmo precisamos lidar com dados. Eles podem ser do próprio algoritmo ou enviados pelo usuário, sendo necessário manipulá-los para que o objetivo do algoritmo seja alcançado. Neste momento entram as variáveis e constantes, elas representam o “endereço” onde o dado está guardado na memória para que você possa acessar ou alterar esse valor.

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Variáveis

Uma variável é um nome que definimos para armazenar dados de forma simples. O valor de uma variável pode ser alterado no andamento do algoritmo, por isso o nome de variável.

Vamos pensar em um exemplo onde precisamos fazer um algoritmo que some dois números, portanto podemos representar da seguinte forma:

algoritmo
declare inteiro num1 = 3.
declare inteiro num2 = 8.
declare inteiro soma;

soma = num1 + num2;

exibir soma;

Para facilitar o entendimento podemos demonstrar o algoritmo em um fluxograma:
Fluxograma do algoritmo

Em relação ao exemplo acima, perceba que na variável num1 adicionamos o valor numérico 3 e na variável num2 adicionamos o valor numérico 8, por fim na variável soma adicionamos o resultado do cálculo de soma entre num1 e num2. Desta forma cada variável é representada por seu nome e guardará os valores que são atribuídos a ela, permitindo que uma variável seja o resultado de uma operação entre outras variáveis.

O exemplo acima aplicado na linguagem de programação C ficará da seguinte forma:

void main() {
    int num1 = 3;
    int num2 = 8;
    int soma;
    soma = num1 + num2;
    printf("A soma do número 1 com o número 2 é %d", soma);
}

Ao executar ele retorna o valor da soma:

Soma de variáveis em C

Obs: exemplo utilizando a linguagem C, porém o conceito do uso de variáveis são os mesmos para quaisquer linguagens, alterando somente a sintaxe particular de cada linguagem.

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Alterando o valor das variáveis

Vale ressaltar que as variáveis levam este nome justamente porque podem ter o seu valor alterado conforme a necessidade do algoritmo, se após a soma dos números 1 e 2 fosse necessário efetuar a troca do valor da variável num1 para 10, podemos prosseguir com o algoritmo da seguinte forma:

algoritmo
declare inteiro num1 = 3;
declare inteiro num2 = 8;
declare inteiro soma;

soma = num1 + num2;

exibir soma;

num1 = 10;
soma = num1 + num2;

exibir soma;

Para facilitar o entendimento, o algoritmo acima pode ser representado pelo seguinte fluxograma:
Fluxograma do algoritmo atualizado

Este novo algoritmo em C ficará da seguinte forma:

void main()
    {
    int num1 = 3;
    int num2 = 8;
    int soma;

    soma = num1 + num2;

    printf("A soma do número 1 com o número 2 é %d", soma);

    num1 = 10;
    soma = num1 + num2;

    printf("\nA soma do número 1 com o número 2 é %d", soma);
}

O retorno esperado será conforme abaixo:
Soma de variáveis

No retorno esperado é possível verificar que no primeiro momento o resultado da operação foi o número 11, porém depois de alterar o valor da variável num1 e consequentemente o da variável soma, no segundo momento o resultado foi a soma com o valor atualizado da variável num1, no caso, 18.

Tipos de variáveis

Ao declarar uma variável nós precisamos informar de qual tipo é aquela variável. Cada linguagem de programação oferece um conjunto de tipos de variáveis, onde os mais comuns são:

  • int: Variável número do tipo inteiro, positivo ou negativo.
  • float: Variável numérica do tipo decimal.
  • double: Variável numérica do tipo decimal de precisão dupla.
  • char: Variável que representa um caractere do tipo texto.
  • string: Variável que representa um conjunto de caracteres do tipo texto.
  • boolean: Variável booleana, ou seja, que pode representar somente dois valores, verdadeiro ou falso.

Uma curiosidade, algumas linguagens trabalham com tipo dinamicamente e outras fazem a inferência do tipo com base no dado definido na sua inicialização. Temos um artigo muito interessante que fala sobre as tipagem nas linguagens de programação que vale bastante a leitura.

Constantes

Ao contrário das variáveis, que podemos alterar o valor conforme a necessidade do algoritmo a ser desenvolvido, as constantes precisam ser inicializadas e não podem ter o seu valor alterado.

Por exemplo, caso seja necessário calcular a área de uma circunferência, podemos adotar o seguinte algoritmo:

algoritmo
declare real área;
declare real raio = 5;
declare constante real pi = 3.14;

area = pi * (raio * raio);

exibir area;

Para facilitar o entendimento o algoritmo acima, ele pode ser representado pelo seguinte fluxograma:
Declaração de constante

Este algoritmo em C ficará da seguinte forma:

void main() {
    float area;
    float raio = 5;
    const float pi = 3.14;

    area = pi * (raio * raio);

    printf("\nA área é de %0.2f", area);
}

Teremos o seguinte retorno:
Retorno área

No caso a constante pi recebeu o valor de 3.14, afinal, de acordo com as leis matemáticas PI é um valor fixo, se por algum motivo o algoritmo tentar mudar o valor de pi, como se pode ver utilizando C, retornará um erro como abaixo:
Erro Constante

Considerações Finais

Lembrando que é importante entender os fundamentos da utilização das variáveis e constantes pois elas terão um papel muito importante nos seus estudos na área de desenvolvimento.

Outro artigo muito importante que indico para você que está começando no mundo da programação é sobre os condicionais e loops, algo essencial para quem está aprendendo lógica de programação.

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Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo, atuou em projetos como desenvolvedor Front-End. Nas horas vagas grava Podcast e arrisca uns três acordes no violão.

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