COBIT

Você sabe o que é COBIT?

Conheça um pouco mais sobre o COBIT, um estabelecido framework de governança.

há 6 anos 7 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

A utilização de tecnologias se tornaram importantes fatores de gerenciamento na maioria das empresas, tendo como a gestão da informação uma das mais importantes, com o objetivo de garantir que as decisões sejam tomadas de forma correta.

Ter governança de TI é primordial para conseguir bons resultados e mais importante ainda: que eles estejam alinhados aos objetivos da empresa. É aí que entra o COBIT.

Imagem com um quebra-cabeças

Pentest e Kali Linux - Fundamentos
Curso Pentest e Kali Linux - Fundamentos
Conhecer o curso

O que vem a ser o COBIT?

O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um framework focado na governança de TI criado pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association), a fim de estabelecer as melhores práticas alinhadas aos objetivos da empresa. No COBIT, todos os processos e seus resultados são monitorados, a fim de analisá-los para que todas as práticas que não tragam bons resultados para a empresa sejam modificadas e às vezes, até excluídas.

Atualmente o COBIT está na sua quinta versão. Nela, o COBIT se tornou uma família de produtos, contendo publicações referentes a implementação, segurança da informação, riscos, qualidades, dentre outros. Além disso, as informações referentes ao framework estão em uma publicação separada da que contém as informações relativas aos processos.

Este framework é fundamentado em 5 princípios, que são:

Atender as necessidades das partes interessadas:

Toda empresa tem como objetivo obter benefícios por meio da otimização do uso de recursos, criando valor para as partes interessadas.

Cobrir a organização de ponta a ponta:

Isso significa que o COBIT cobre todas as funções e processos controlando as informações da organização e as tecnologias, onde quer que essas informações sejam processadas.

Aplicar um modelo único e integrado:

Esta quinta versão do COBIT integra todos os conhecimentos anteriores, como o COBIT 4.1, Val IT, Risk IT e BMIS. Isso permite que a empresa possa utilizar somente o COBIT 5, como um integrador de frameworks de governança e gestão.

Permitir uma abordagem holística:

Para possibilitar essa abordagem holística, o COBIT 5 define um conjunto contendo 7 habilitadores, sendo: princípios, políticas e frameworks; processos; estruturas organizacionais; cultura, ética e comportamento; informação; serviços, infraestrutura e aplicações; pessoas, habilidades e competências. Esses habilitadores são orientados pelos objetivos da TI, definindo o que os diferentes habilitadores deverão alcançar. Este é um assunto mais extenso ficando para um próximo post.

Distinguir a governança da gestão:

É importante saber a diferença entre governança e gestão. Na governança são discutidos temas relacionados aos planos de alinhamento estratégico, enquanto a gestão é responsabilidade da gerência executiva, consistindo em planejar, executar e monitorar as atividades para atingir os objetivos corporativos.

Quais os benefícios?

A utilização do COBIT independe do tipo de empresa e negócio, podendo ser usada em qualquer uma. O COBIT tem o propósito de te ajudar a direcionar e a priorizar os esforços e recursos da TI para atender corretamente aos requisitos do negócio, visando a diminuição de riscos.

Concluindo

Ainda se tem muito o que falar sobre o COBIT como sua implementação e como ele é realmente na prática. Aqui, falamos brevemente sobre ele para que você possa ter uma introdução ao tema e para que saiba que ele existe.

Essas boas práticas recomendadas pelo COBIT funcionam no mundo todo e ele pode ser considerado um manual com as mais avançadas tecnologias e práticas empresariais, podendo ser usado como referência para gestores, para que assim o comprimento das metas sejam sincronizadas com os objetivos da empresa, possibilitando resultados positivos.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos