Web Designer x Web Developer: quais as diferenças?

Muitos iniciantes da área de tecnologia ficam em dúvida de qual carreira seguir, no que devem focar… afinal são diversas opções. Dentre essas opções estão as carreiras de Web Designer e Web Developer. Por serem áreas que se complementam, muitas pessoas acabam confundindo elas e principalmente sobre o que cada profissional realmente faz. Essas são dúvidas principalmente de quem quer ingressar na área de desenvolvimento web e é o que vamos abordar neste artigo.

Web Designer

Web designer é o responsável pelo design – o visual – da aplicação. Esse profissional deve dominar conceitos de design, usabilidade (UX e UI), identidade visual e design de interfaces, além de ferramentas de edição visual, como o Photoshop, Illustrator e Sketch App, por exemplo, pois são através dessas ferramentas que ele irá desenvolver a parte visual da aplicação.

Mas, para ser um Web Designer eu preciso saber programar? Não necessariamente. O foco do web designer é focar totalmente no design, como o próprio nome diz é um design só que mais focado para web. Ele também deve saber HTML e CSS, mas essas não são consideradas linguagens de programação. Alguns profissionais de Web Designer acabam aprendendo JavaScript, mas não é uma obrigatoriedade, pois ele não precisará mexer com o código da aplicação de fato.

O Web Designer deve fazer o planejamento, a criação de toda a aparência da aplicação e a manutenção de interfaces digitais, tudo isso considerando aspectos importantes do design. É essencial que os designers criem algo atraente, para gerar uma boa experiência do usuário.

Depois do Web Designer fazer seu trabalho teremos um layout, porém um layout é algo estático, não tem funcionalidade nenhuma, nenhum usuário conseguirá ter alguma interação com a aplicação. Sendo assim, para que ele se torne algo utilizável, com ações pelo usuário, precisamos utilizar tecnologias onde através de sua implementação com códigos, podemos torná-lo acessível para os usuários. O profissional de Web Designer entrega o projeto cheio de recursos visuais aos desenvolvedores para codificação.

Web developer

O Web Developer é quem realmente coloca a mão no código. Ele cuida da codificação onde tornará possível que a interface gráfica (que vimos acima) seja acessada e utilizada. Geralmente são profissionais com a parte lógica mais aguçada e esses sim devem possuir habilidades em programação.

Um ponto importante de ressaltar aqui é que o Web Developer pode ser dividido em dois tipos: front-end e back-end. De maneira sucinta, os desenvolvedores front-end se concentram na parte que o usuário vê, como as interações por exemplo, fazendo com que a experiência do usuário naquela aplicação seja positiva. Já o desenvolvedor back-end está mais para a “parte de trás” do site, aquilo que não vemos, como a configuração de servidores e banco de dados. O papel do back-end também é importantíssimo para o funcionamento da aplicação. Na verdade, o Web Designer e o Web Developer (desenvolvedores front-end e back-end) se complementam a fim de entregar um bom resultado aos usuários finais.

Desenvolvedor Front-end Júnior
Formação: Desenvolvedor Front-end Júnior
HTML, CSS e JavaScript são a base de toda a web. Tudo o que você está vendo aqui agora depende deste tripé.Nesta formação vamos iniciar aprendendo lógica. Teremos uma introdução ao HTML e CSS e conheceremos a linguagem JavaScript.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

No final, o que acaba fazendo muita confusão é um profissional acabar fazendo ambos os papéis. Pode acontecer do próprio web developer ter que pensar no design e planejar a aplicação. Como também pode acontecer de um web designer acabar aprendendo a programar também, fazendo com que ele mesmo siga os próximos passos ao invés de passar para um programador. Neste caso, seria um acúmulo de funções, pois vimos quais tarefas pertenceriam a cada profissional.

Agora que você já sabe a diferença entre Web Designer e Web Developer, mas quer conhecer melhor o que um front-end e um back-end faz, temos um artigo específico disso em nosso blog.

Até a próxima! =)

Deixe seu comentário

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

© 2004 - 2019 TreinaWeb Tecnologia LTDA - CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765, Conj 71 e 72 - Bela Vista - São Paulo - SP - 01311-200