Curso de HTML5 - Desenv. de Jogos com JavaScript Básico

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HTML5 - Desenv. de Jogos com JavaScript Básico

Aprenda como desenvolver de games usando HTML5 e suas tecnologias correlacionadas (CSS3, APIs JavaScript (canvas) e etc).

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Informações sobre o curso

Sobre o curso

Utilizando o HTML5, juntamente com as folhas de estilos e o JavaScript, é possível desenvolvermos jogos de uma forma rápida e compatível com diversas plataformas, o que antes não era possível, como é o caso do Adobe Flash, em que é necessário realizar adaptações para que o mesmo jogo seja executado em diferentes dispositivos (e ainda assim sem garantia, já que nem todos os sistemas suportam Flash).

Ao utilizar o HTML5 é possível criar jogos de forma simples, utilizando os conceitos já aplicados em uma aplicação web comum, o que torna bem baixa a curva de aprendizado, uma vez que o aluno conheça o básico de HTML5, JavaScript e CSS.

Conhecimentos adquiridos

Neste curso abordaremos tudo o que você precisa aprender sobre desenvolvimentos de jogos com HTML5. São apostilas que mostram os conceitos de desenvolvimento de jogos e como aplicá-los em um jogo de navegador.

Dentre várias outras coisas, você irá aprender:

- O que é e qual é a estrutura de um jogo;

- Capturar as teclas pressionadas e os eventos de mouse, para criar a movimentação dos jogadores e outros itens na tela;

- Criar textos dinâmicos;

- Usar o PhoneGap para gerar um "instalável" do jogo para diferentes sistemas operacionais.

Para quem é esse curso?

Esse curso é destinado a desenvolvedores web, que querem criar jogos web utilizando HTML5. Para ter um bom aproveitamento neste curso, é necessário conhecimento intermediário/avançado em desenvolvimento web.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.

  1. Desenvolvimento web com HTML5 e CSS3 Básico
  2. JavaScript Básico
  3. JavaScript Intermediário
  4. JavaScript Avançado

Carga horária do curso

24h

Curso com certificado de 24 horas

Ambiente do curso

  • Google Chrome Canary
  • Firefox
  • Sublime Text 2

Metodologia

  • Texto e imagens
  • Início imediato
  • Exemplos práticos

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Tópicos do Curso

  1. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Desenvolvimento de jogos com HTML5 - Básico
  2. Códigos, imagens, diagramas etc.

    O que é um Jogo?
  3. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Profissionais envolvidos na criação de jogos
  4. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Etapas na produção de um jogo
  5. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Ambiente de trabalho
  6. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Sublime Text 2
  7. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Google Chrome Canary e Mozilla Firefox
  8. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Conhecimentos básicos sobre HTML5, CSS e JavaScript
  9. Códigos, imagens, diagramas etc.

    HTML 5
  10. Códigos, imagens, diagramas etc.

    O Doctype
  11. Códigos, imagens, diagramas etc.

    O elemento HTML
  12. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Folhas de estilo CSS
  13. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Anatomia de uma regra CSS
  14. Códigos, imagens, diagramas etc.

    JavaScript
  15. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Funções JavaScript definidas pelo programador
  16. Códigos, imagens, diagramas etc.

    jQuery
  17. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Documento do Projeto do Jogo
  18. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando o Jogo
  19. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Capturando as teclas pressionadas
  20. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Capturando eventos de mouse
  21. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando a movimentação do segundo jogador
  22. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Game Loop
  23. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Melhorando a jogabilidade
  24. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Função setInterval
  25. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Movimentando o asteroide dentro do game loop
  26. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Visualizando possíveis erros no código
  27. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando os limites de movimentação do asteroide
  28. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando os demais limites de movimentação
  29. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Detectando colisões
  30. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Dectetando colisão com o jogador 1
  31. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Dectetando colisão com o jogador 2
  32. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Textos dinâmicos
  33. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Exibindo a pontuação do segundo jogador
  34. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Elemento audio
  35. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando uma condição de fim de jogo
  36. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Armazenamento Local
  37. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Canvas
  38. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Elemento Canvas
  39. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Desenhando uma linha
  40. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Desenhando um retângulo
  41. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando um círculo
  42. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Operações com imagens e textos usando Canvas
  43. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Exibindo imagens no canvas
  44. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Trabalhando com textos
  45. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando uma animação utilizando uma imagem mapeada
  46. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando um level com imagens mapeadas
  47. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Canvas Game
  48. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando Layout do jogo
  49. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando o mapa do jogo
  50. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Mapas mais complexos
  51. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Carregando os objetos
  52. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Desenhando o primeiro Tanque
  53. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Criando a movimentação do Tanque1
  54. Códigos, imagens, diagramas etc.

    O que será executado na função eventoClick()?
  55. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Limitando a movimentação do Tanque1
  56. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Desenhando o Tanque2 (inimigo)
  57. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Desenhando a bandeira
  58. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Inteligência Artificial
  59. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Detectando colisões da bandeira com o tanque inimigo
  60. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Detectando colisões da bandeira com o tanque 1
  61. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Pontuação e comportamento de fim de jogo
  62. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Executando sons
  63. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Convertendo o jogo em um aplicativo para dispositivo móvel
  64. Códigos, imagens, diagramas etc.

    Conclusão

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O que os alunos dizem?

O curso foi objetivo e prático. Justamente o que eu esperava. Sou desenvolvedor web e já desenvolvi jogos digitais com applets java, dessa forma o curso serviu para eu rever os conceitos e a estrutura de um jogo, como também, me aprofundar no HTML5, CSS3 e JavaScript, utilizando recursos que geralmente não são utilizados em aplicativos web convencionais. Continuarei meus estudos, e espero que em breve a treinaweb ofereça cursos mais avançados sobre desenvolvimento de jogos com este tecnologia.

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