Java Desenvolvimento

Como instalar o Java e nosso primeiro exemplo

Neste artigo veremos como instalar o Java nos sistemas Windows, Linux e MacOS, além disso vamos ver como escrever e executar nosso primeiro programa com a linguagem Java.

há 3 anos 2 meses

Formação Desenvolvedor Java
Conheça a formação em detalhes

Neste artigo veremos como instalar o Java nos sistemas Windows, Linux e MacOS, além disso vamos ver como escrever e executar nosso primeiro programa com a linguagem Java.

O que é o Java?

Java é uma linguagem de programação Orientada a Objetos desenvolvida na década de 90 pela Sun Microsystems, mas que atualmente é mantida pela Oracle.

É uma linguagem multiplataforma, permitindo assim que os programas escritos em Java possam ser executados em diferentes sistemas operacionais. Diferente de outras linguagens que tem o seu código compilado e transformado em código nativo, o Java é compilado para bytecode que por sua vez é interpretado por uma máquina virtual, a JVM (Java Virtual Machine), sendo assim os programas feitos em Java podem ser executados em qualquer plataforma que possua a JVM instalada.

Desenvolvedor Java
Formação Desenvolvedor Java
Conhecer a formação

O que é o JDK?

Para que possamos desenvolver nossos projetos utilizando a linguagem de programação Java, primeiro é necessário realizar a instalação do Java Development Kit (JDK), que é um conjunto de ferramentas que permite compilar, executar e depurar nossos códigos em Java. Esse kit de desenvolvimento é gratuito e pode ser obtido a partir de diferentes fornecedores, como a Oracle, o AdoptOpenJDK e entre outros.

Para essa instalação vamos utilizar a versão 11 do JDK fornecido pela AdoptOpenJDK.

Instalação do Java no Windows

  1. Acesse o site do AdoptOpenJDK
  2. Nas opções de versões marque a opção “OpenJDK 11 (LTS)”
  3. Nas opções da JVM marque a opção “HotSpot”
  4. Clique no botão de download para baixar o assistente de instalação

Página de download do OpenJDK

Após realizar o download do assistente de instalação basta executa-lo e seguir o processo padrão de instalação de softwares no Windows (next, next, next, finish), com uma única ressalva, tenha certeza que a opção “Set JAVA_HOME variable” esteja habilitada.

Tela de configuração da variável de ambiente JAVA_HOME

Após finalizar o processo de instalação precisamos verificar se a instalação foi realizada com sucesso, para isso abra um terminal (PowerShell ou Prompt) e execute os comandos abaixo:

java --version

e

javac --version

Caso não ocorra nenhum erro após a execução de ambos os comandos acima significa que o processo de instalação do JDK foi realizado com sucesso.

Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Curso Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Conhecer o curso

Instalação do Java no Linux e MacOS

Para realizar a instalação do JDK em sistemas Linux e no MacOS nós vamos utilizar uma ferramenta de gerenciamento de versões chamada SDKMAN!.

Primeiro precisamos instalar o SDKMAN!, para isso execute o comando abaixo:

curl -s "https://get.sdkman.io" | bash

Em seguida execute o comando a seguir:

source "$HOME/.sdkman/bin/sdkman-init.sh"

Para confirmar que a instalação do SDKMAN! foi executada com sucesso execute seguinte comando:

sdk version

Caso não seja apresentado nenhum erro significa que a instalação do SDKMAN! foi um sucesso!

Um vez que o SDKMAN! foi instalado nós podemos utilizar essa ferramenta para realizar a instalação do JDK.

Para realizar a instalação da JDK na versão 11 fornecida pela AdoptOpenJDK execute o comando a seguir:

sdk install java 11.0.9.hs-adpt

E é apenas isso, com o SDKMAN! podemos realizar a instalação de uma nova versão do JDK com apenas um comando. Para confirmar que a instalação do JDK realmente foi efetuada com sucesso basta executar os comandos abaixo:

java --version

e

javac --version

Caso não ocorra nenhum erro após a execução dos comandos acima significa que o processo de instalação do JDK foi realizado com sucesso.

Linux - Fundamentos para desenvolvedores
Curso Linux - Fundamentos para desenvolvedores
Conhecer o curso

macOS - Fundamentos para desenvolvedores
Curso macOS - Fundamentos para desenvolvedores
Conhecer o curso

Criando nosso primeiro exemplo em Java

Agora que já temos o JDK instalado em nossa máquina vamos escrever nosso primeiro código em Java que será um simples Olá Mundo. Esse simples código que vai exibir a mensagem “Olá Mundo” tem como objetivo principal verificar se nosso ambiente de desenvolvimento está configurado de maneira adequada.

Para escrevermos nosso código vamos precisar de algum editor de código fonte ou uma IDE, eu irei utilizar o editor de código Visual Studio Code, caso queira saber como instalar esse editor na sua máquina veja o artigo Instalação do VS Code no Windows, Linux e MacOS.

Para desenvolver um código em Java é necessário criar um arquivo com a extensão .java, para escrever o nosso código irei criar um arquivo chamado OlaMundo.java e abri-lo no VS Code, é possível realizar ambas as ações com um único comando:

code OlaMundo.java

Após executar o comando acima o VS Code irá abrir já com o arquivo criado e aberto para que possamos escrever nosso código.

Animação demonstrado a execução do comando para abrir o arquivo OlaMundo.java pelo VS Code

Caso você tenha o VS Code instalado e mesmo assim o comando code não esteja habilitado, basta abrir o VS Code normalmente e criar o arquivo OlaMundo.java da maneira convencional.

  1. Abra o VS Code
  2. Clique na opção de menu File > New File ou use o atalho CTRL + n
  3. Clique na opção de menu File > Save File ou use o atalho CTRL + s
  4. Escolha o local onde o arquivo irá ser salvo
  5. Coloque o nome do arquivo como OlaMundo.java
  6. Clique no botão Salvar

Animação demonstrado a criação do arquivo OlaMundo.java de maneira convencional pelo VS Code

Vamos escrever o nosso Olá Mundo

Na linguagem Java é necessário seguir o paradigma Orientado a Objetos, sendo assim, precisamos criar uma classe publica que tenha o mesmo nome do nosso arquivo, por isso a primeira coisa a fazer no nosso código é escrever uma classe chamada OlaMundo.

public class OlaMundo {

}

Agora que temos a nossa classe criada, precisamos indicar para JVM qual a classe principal do nosso programa, a maneira que a JVM sabe que uma classe é a classe principal é através de um método chamado main, além disso esse método precisa seguir algumas regras, ele precisa ser um método público, estático, ter void como retorno e receber como parâmetro um array de strings.

public class OlaMundo {
    public static void main(String[] args) {

    }
}

Agora chegamos na parte final do nosso código, uma vez que temos a nossa classe OlaMundo e nosso método main definidos o que precisamos fazer é escrever a instrução que irá exibir o texto “Olá Mundo”.

Na linguagem Java quando queremos exibir alguma mensagem na tela durante a execução do nosso código utilizamos a instrução System.out.println e passamos como parâmetro dessa função uma String contendo a mensagem a ser exibida.

public class OlaMundo {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Olá Mundo");
    }
}

E com isso finalizamos o nosso código que irá exibir o texto “Olá Mundo”.

Hora de executar o nosso Olá Mundo

Agora que nosso código já está pronto é hora de executa-lo, para isso precisamos primeiro compilar esse código para Bytecode através do compilador do Java que foi instalado na nossa máquina a partir do JDK.

Para isso execute o comando abaixo no seu terminal.

javac OlaMundo.java

O comando javac quer dizer Java Compiler (Compilador Java) e ele é o responsável por compilar o nosso código para Bytecode, depois da execução do comando acima o compilador do Java irá criar um novo arquivo chamado OlaMundo.class esse arquivo é o nosso Bytecode que deverá ser executado pela JVM.

Para executar o nosso arquivo Bytecode nós utilizaremos o comando java

java OlaMundo

Veja que agora não é necessário especificar a versão do arquivo que será executado pela JVM.

Animação demonstrando a execução do arquivo OlaMundo.java pela JVM

Lembrando que os comandos acima devem ser executados no mesmo local onde se encontra o seu arquivo OlaMundo.java

Conclusão

Neste artigo vimos o que é o Java, o que é e como realizar a instalação do JDK nos sistemas Windows, Linux e MacOS e além disso escrevemos e executamos o nosso primeiro Olá Mundo para assim garantirmos que todo o nosso ambiente de desenvolvimento foi configurado corretamente.

Se você quer conhecer mais sobre essa linguagem, não se esqueça de acessar nosso Guia da linguagem Java. Te esperamos lá :)

Autor(a) do artigo

Cleyson Lima
Cleyson Lima

Professor, programador, fã de One Piece e finge saber cozinhar. Cleyson é graduando em Licenciatura em Informática pelo IFPI - Campus Teresina Zona Sul, nos anos de 2019 e 2020 esteve envolvido em vários projetos coordenados pela secretaria municipal de educação da cidade de Teresina, onde o foco era introduzir alunos da rede pública no mundo da programação e robótica. Hoje é instrutor dos cursos de Spring na TreinaWeb, mas diz que seu coração sempre pertencerá ao Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos