Tecnologia Desenvolvimento Git

Como obter uma licença para estudante no GitHub

Neste artigo veremos como obter uma licença para estudante no GitHub.

há 5 anos 3 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O GitHub possui uma licença para estudantes que provê diversos recursos a alunos a partir dos 13 anos de idade que estejam devidamente matriculados em instituições de ensino. O Student Developer Pack tem como objetivo fornecer aos alunos o acesso gratuito às melhores ferramentas de desenvolvimento e neste artigo veremos como obter esta licença e quais as suas vantagens.

Criando uma conta

A partir da página do GitHub Student Developer Pack é possível realizar seu cadastro sobre os seguintes passos:

Através do link do GitHub Education, você encontra uma breve descrição sobre o Student Developer Pack e motivos de sobra para concluir sua inscrição, como os serviços que serão disponibilizados para quem possuir esta licença. Ao clicar em “Get your Pack”, você será direcionado para a seguinte página:

Tela Github Student Developer Pack

É necessário para o GitHub saber se de fato você é estudante, já que a licença do Student Developer Pack é destinada exclusivamente para esta classe. Ao clicar no botão “Yes, I’m a student’, o próximo passo é preencher as informações, conforme cadastro mostrado abaixo.

Cadastro Github Student

O formulário acima possui dois tipos de cadastro: a partir do e-mail institucional e a partir de um comprovante de matrícula. Veremos abaixo como proceder em cada um dos casos.

E-mail institucional

Caso sua instituição de ensino forneça e-mail institucional clique no botão “Add an email address” e insira o endereço deste e-mail, informando o ano de sua graduação e como deseja utilizar o GitHub. Após isso, submeta as informações.

Cadastro email instuticional

Algumas instituições de ensino fornecem de forma gratuita este tipo de e-mail, verifique se sua universidade se encaixa no fornecimento deste serviço, caso contrário, há uma segunda alternativa, na qual falaremos logo abaixo.

Comprovante de matrícula

A segunda opção é o upload do comprovante escolar atualizado ou qualquer documento que sua universidade/escola utiliza para comprovar sua matrícula ativa.

Ao clicar em “Upload proof of your academic status”, você poderá carregar o arquivo de comprovação escolar (o tipo de arquivo deverá ser gif, jpeg ou png), selecionar o e-mail da sua conta do GitHub, inserir o nome de sua escola, ano de graduação, como deseja utilizar GitHub e submeter seu pedido para análise.

Cadastro comprovante de matricula

Após envio, o GitHub fará uma análise das informações enviadas. O prazo estabelecido é de até 5 dias úteis, conforme exibido na página abaixo.

Tela exibindo informações e prazo

Vantagens

No total, 25 ferramentas fazem parte das vantagens oferecidas a partir da licença do Student Developer Pack.

Dentre as ferramentas temos: DigitalOcean, Heroku, Travis CI, Transifex, dentre outros. Na página do GitHub Student Developer Pack é possível visualizar todas estas ferramentas e o tipo do benefício, que poderá ser de 1 ano, 2 anos ou até o final do prazo da licença.

Após o prazo de 5 dias, você receberá um e-mail informando sobre o resultado do processo, conforme imagem abaixo.

Tela email Github Education

Se este for positivo, sua conta já possuirá todos os privilégios de uma conta PRO do Github, com permissão para criar repositórios privados, além de todas as ferramentas disponíveis por seus parceiros.

Git - Fundamentos
Curso Git - Fundamentos
Conhecer o curso

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos