PHP

Os principais Frameworks PHP

Neste artigo falaremos brevemente sobre os principais Frameworks PHP do mercado.

há 4 anos 11 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

De maneira mais simples e objetiva, um Framework é um conjunto de funcionalidades que auxiliam o desenvolvedor a criar aplicações de forma mais rápida.

Caso você ainda não saiba para que serve um framework, aqui no blog possuímos um artigo bem legal que, sem dúvidas, irá te auxiliar no entendimento.

Desta forma, neste artigo falaremos brevemente sobre os principais Frameworks PHP.

Laravel - Blade Templates
Curso Laravel - Blade Templates
Conhecer o curso

Laravel

Logo Framework Laravel

Framework open source, o Laravel é, sem dúvidas, um dos mais utilizados atualmente. Desenvolvido por Taylor B. Otwell sobre a licença MIT, o Laravel possui seu código hospedado no GitHub e é um framework para os apreciadores de um código bonito, como diz seu slogan: “The PHP Framework For Web Artisans”.

Tela com código Laravel

Por possuir uma sintaxe simples e clara, permite que o desenvolvedor trabalhe de maneira mais rápida e extremamente estruturada. Possui uma imensa comunidade ativa, o que o torna ainda mais aceito no mercado.

Utiliza o padrão arquitetural MVC, que divide a aplicação em três camadas distintas, sendo elas o Model, View e Controller, onde:

  • Model: determina as entidades do projeto, ou seja, quais tabelas serão mapeadas;

  • View: camada responsável por exibir informações ao usuário, normalmente páginas HTML;

  • Controller: camada que faz o “meio de campo” entre a view e o model, ou seja, obtém a requisição que o usuário realiza, busca os dados através do model e retorna à view.

Em seu site (https://laravel.com/) é possível encontrar toda sua documentação, novidades do framework (Podcasts, blog, tutoriais..), parceiros e muito mais.

CodeIgniter 3 - Framework PHP
Curso CodeIgniter 3 - Framework PHP
Conhecer o curso

CodeIgniter

Logo CodeIgniter

Com sua primeira versão pública lançada em 2006, o CodeIgniter é um excelente framework para desenvolvimento de aplicações PHP que exijam mais rapidez em seu desenvolvimento.

Assim como dito em seu site, fornece um conjunto de ferramentas simples e elegantes para criar aplicativos web com recursos completos. De código open source e extremamente leve e rápido, é um framework ideal para desenvolvedores iniciantes, por possuir a simplicidade atrelada ao desenvolvimento.

Em seu site (https://codeigniter.com/) é possível encontrar toda documentação necessária para sua utilização, além de links para canais de comunicação entre a comunidade.

Symfony - Fundamentos
Curso Symfony - Fundamentos
Conhecer o curso

Symfony

Logo Symfony

Framework Open source, o Symfony é ideal para construção de aplicações mais robustas por oferecer ao desenvolvedor total controle de suas configurações. Lançado em 2005, é um framework criado sobre o conceito de aprendizagem rápida sobre os componentes do Symfony.

Utiliza também paradigma MVC e uma comunidade ativa em mais de 120 países (Como informado em seu site).

Em seu site (https://symfony.com/), você poderá encontrar mais informações sobre sua documentação, comunidade, realizar seu download e ficar por dentro de todas as novidades acerca deste framework.

Zend Expressive - Microframework PHP
Curso Zend Expressive - Microframework PHP
Conhecer o curso

Zend

Logo Zendo

Lançado em 2005, o Zend é um Framework orientado a objetos de código aberto que permite que o desenvolvedor faça a reutilização de seus componentes. De fácil escrita, implementar códigos mais complexos com o Zend torna-se algo mais acessível.

Possui uma comunidade extremamente ativa e certificação oficial aceita no mercado que, por sinal, é um grande diferencial por ser um framework utilizado por grandes empresas.

Em seu site (http://www.zend.com/) é possível realizar o download do framework, além de encontrar toda sua documentação e tudo sobre sua certificação.

CakePHP

Logo CakePHP

O CakePHP é um framework que possibilita a criação de aplicações robustas por programadores de todos os níveis, sem perder sua flexibilidade. É um framework sobre a licença MIT perfeito para aplicações de uso comercial.

Assim como informado em seu site, oferece uma camada flexível de acesso ao banco de dados e torna a construção de sistemas pequenos e complexos muito mais simples.

Em seu site (https://cakephp.org/), além de se “deliciar” com uma página extremamente fofíssima, para os amantes de bolinhos, é possível realizar o download da ferramenta, encontrar sua documentação, sua comunidade e uma loja online de produtos do Framework, com camisetas e lindíssimos elefantinhos (os CakePHP ElePHPant).

Concluindo

O uso de Frameworks, sem dúvidas, caiu no gosto popular de diversos desenvolvedores, pois permite a criação de aplicações mais profissionais em um tempo muito menor de desenvolvimento, quando comparado ao uso da linguagem “pura”, ou seja, sem framework algum.

E você? Utiliza algum Framework? Conte pra gente sua experiência e até o próximo artigo!

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos