Carreira

Como um desenvolvedor pleno pode virar um sênior?

Se você é um desenvolvedor pleno e tem o objetivo de se tornar sênior, veja neste artigo algumas dicas para você se destacar na carreira e atingir o próximo nível.

há 1 ano 5 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

No artigo anterior, vimos algumas dicas de como um desenvolvedor júnior pode virar um pleno. Agora, indo para o próximo nível, vamos para o desenvolvedor sênior, que é um profissional mais experiente e com um alto nível de responsabilidade.

Se você é um desenvolvedor pleno e tem o objetivo de se tornar sênior, veja neste artigo algumas dicas para você se destacar na carreira e atingir o próximo nível.

Conhecimento mais aprofundado nas tecnologias

Uma das coisas que é esperado de desenvolvedores sênior é encontrar soluções para problemas críticos. Sendo assim, é necessário conhecer o máximo possível das tecnologias utilizadas na empresa em que trabalha, além de ter experiência com engenharia de software e uma profundidade sobre o funcionamento de todos os aspectos do projeto em que atua.

Desta maneira, além de resolver problemas com mais facilidade, profissionais sênior também se mostram capazes de otimizar partes do código, fazer uso de recursos tecnológicos que podem ser utilizados de maneira mais eficiente, dentre outros aspectos que permitem que todo o software trabalhe com o desempenho mais efetivo possível.

Foco além do conhecimento técnico

Quando o profissional se torna sênior, ele não tem apenas um conhecimento mais aprofundado nas tecnologias como vimos no tópico acima. Ele precisa ter uma proximidade melhor com o time. Por isso, é importante ir além do conhecimento técnico e buscar conhecimentos sobre negócios em geral, gestão de projetos, uma compreensão mais profunda do negócio o qual ele está inserido e, claro, também investir nas soft skills.

São esses conhecimentos que permitirão que você monitore tanto os desenvolvedores pleno quanto os de nível júnior. Isso inclui saber gerenciar e solucionar os conflitos que venham a ocorrer em sua equipe, que saiba delegar tarefas e acompanhar as entregas da melhor maneira possível, dentre outras habilidades desejáveis que são esperadas de um profissional sênior.

Material UI - Fundamentos
Curso Material UI - Fundamentos
Conhecer o curso

Invista na liderança

Falamos um pouco sobre ir além do conhecimento técnico no segundo tópico, mas o requisito de liderança merece um espaço só para ela. Isso porque o desenvolvedor sênior é uma das maiores referências do time: ele já passou por muita coisa e sabe por quais caminhos o time deve seguir.

Por isso, ele deve ter aspectos de liderança, pois deverá ser capaz de dar conselhos práticos e deve também servir como um mentor para os demais desenvolvedores da equipe, sendo um suporte para o desenvolvimento de sua equipe e que saiba fornecer feedbacks.

Também deve usar essas habilidades para se comunicar diretamente com os clientes e resolver problemas em todas as pontas do negócio que envolvam tecnologia.

Seja um eterno aprendiz

Nessa altura você já deve saber que na área de tecnologia o estudo é constante e nunca para. Mas, ainda que você já tenha aprendido muito com suas experiências e estudos, seja uma pessoa que sempre busca aprender coisas novas - e tenha gosto por isso. Muitas vezes, a troca de ideias entre profissionais com diferentes tempos de experiência pode ser muito produtiva e cheia de insights para ambos. Uma dica é que sempre que se deparar com algo novo, busque aprender com o entusiasmo e o empenho que um desenvolvedor júnior teria. Seja entusiasta!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos