Carreira

Como um desenvolvedor júnior pode virar um pleno?

Existem alguns aspectos técnicos e comportamentais que podem te ajudar a seguir para o próximo nível e é o que veremos neste artigo.

há 1 ano 5 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Uma das principais dúvidas de um desenvolvedor júnior é saber quando ele está pronto para subir na empresa ou até mesmo procurar oportunidades de desenvolvedor pleno.

Existem alguns aspectos técnicos e comportamentais que podem te ajudar a seguir para o próximo nível e é o que veremos neste artigo.

Foco em fundamentos de ciência da computação

A programação não é feita apenas de códigos, é feita também de conceitos e quando você busca conhecer a fundo outras tecnologias, você também aprende novos conceitos que podem ser utilizados para solucionar problemas que você está vivendo em seu trabalho.

Ter o domínio de estruturas de dados mais elementares como arrays, listas, filas e pilhas, por exemplo, podem te ajudar a solucionar problemas que você está tendo atualmente.

Java - Estrutura de dados - Parte 1
Curso Java - Estrutura de dados - Parte 1
Conhecer o curso

Domínio de conceitos elementares de design de código

Aprimorar seus conhecimentos e melhorar a qualidade de seu código é uma ótima forma de demonstrar para as pessoas responsáveis por te promoverem que você está se preparando para o próximo nível.

Design Patterns e os princípios do SOLID, por exemplo, são características mais “avançadas” das linguagens de trabalho. Com eles podemos escrever códigos mais limpos, separando responsabilidades, diminuindo acoplamentos, facilitando na refatoração, estimulando o reaproveitamento do código e ainda promovendo a reusabilidade do código.

Conhecimento de ferramentas voltadas a DevOps

DevOps referir-se a uma série de técnicas, práticas e ferramentas que visam aproximar os times de desenvolvimento (responsáveis geralmente pelo desenvolvimento de uma aplicação) com os times de operação (geralmente responsáveis pela implantação e administração de aplicações desenvolvidas pelo time de desenvolvimento).

Por isso, é importante ter um contato com o HTTP, DNS, Docker e Kubernetes, entendendo seus principais conceitos. Também vale a pena ter um conhecimento básico de ferramentas IaaC, como, por exemplo, o Terraform.

Independência

Se você conseguir aumentar sua autonomia, ou seja, conseguir concluir suas tarefas quase inteiramente sozinho(a), sem muito auxílio externo e ter uma maior complexidade de tarefas, é um bom indicativo, pois para o nível pleno é esperado que se tenha uma maior maturidade profissional.

Além disso, é esperado que um pleno consiga tomar decisões técnicas em contextos mais delimitados de maneira independente.

Conhecimento de negócio

Um desenvolvedor pleno não pensa somente em códigos: ele já deve conhecer os principais aspectos e as nuances de negócio dentro de seu contexto/equipe. Isso o torna um profissional melhor preparado no quesito de ajudar o time a tomar melhores decisões.

Atitude

Um dos principais motivos para uma empresa promover um júnior para pleno é o valor que ele entrega para a empresa/projeto. Sendo assim, é importante ser dedicado em suas tarefas, ver o que você pode melhorar na empresa que atua, ser proativo, estudar além do que é esperado, buscando conhecer outras coisas que podem abrir sua mente para novas soluções.

Isso porque desenvolvedores plenos já demonstram de maneira proativa a vontade de assumir responsabilidades e exercerem uma liderança situacional em alguns contextos. Mas, tenha cuidado para não soar como arrogante e/ou assumir mais responsabilidades do que poderia assumir.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos