PHP

Como configurar o VSCode para debug de código PHP

Aprenda como configurar o Visual Studio Code para trabalhar com debug de código PHP. Veremos como instalar e ativar a extensão Xdebug na prática.

há 3 anos 7 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

Algo essencial para qualquer programador é saber debugar seu código. Nesse post vamos aprender como configurar o Xdebug para trabalhar em conjunto com Visual Studio Code para permitir depuração de código na linguagem PHP.

PHP - Fundamentos
Curso PHP - Fundamentos
Conhecer o curso

Como normalmente é feito debug no PHP

A maioria dos desenvolvedores PHP utilizam funções disponíveis dentro da própria linguagem para debugar o código, ao invés de utilizar uma ferramenta de debug como a que vamos conhecer neste post que permite definir pontos de pausa, avançar o código passo a passo e outras ações.

Aqui no blog já falei um pouco dos motivos dos desenvolvedores PHP usarem funções da própria linguagem para debug e também minhas suposições dos motivos disso. Você pode ser nesse post: Funções usadas para debug no PHP.

Debugar código PHP com Xdebug

Debugar código diretamente com as funções da linguagem é uma opção da maioria dos desenvolvedores PHP, porém isso não significa que o PHP não possui ferramentas para permitir o debug completo de código como em outras linguagens.

O Xdebug é uma ferramenta muito poderosa que pode ser instalado como extensão na linguagem de programação PHP e que permite ao desenvolvedor conectar o Editor ou IDE que ele está utilizando para debugar o código PHP.

Configurando o Xdebug no PHP

Primeira coisa que precisamos fazer é instalar a extensão do Xdebug no nosso PHP. Isso pode ser feito conforme o processo mostrado nesse vídeo:

Caso queira acompanhar também como instalamos o PHP do vídeo acima, ensinamos no post: Como instalar o PHP no Windows.

Depois de instalado a extensão, no fim do arquivo php.ini precisamos definir as seguintes configurações para permitir o VS Code conectar ao Xdebug:

[XDebug]
xdebug.remote_enable = 1
xdebug.remote_autostart = 1

Agora basta reiniciar e a parte do PHP está completa.

Configurando Xdebug no VSCode

Primeira coisa que precisamos fazer é instalar a extensão PHP Debug para VSCode desenvolvida por Felix Becker.

Para isso, com editor aberto pressione CTRL + Shift + S e siga os passos abaixo:

  • Procure por xdebug;
  • Selecione a extensão;
  • Verifique se o autor está certo conforme a imagem e clique em instalar.

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

Debugando código PHP com Xdebug e Visual studio Code

Com o projeto que deseja degubar aberto, vá no menu Run > Add Configuration, em seguida selecione PHP. Ele vai criar uma pasta chamada .vscode com um arquivo chamado launch.json:

Não é necessário alterar nada no arquivo, basta ir em Run > Start Debugging e os painéis de debug serão mostrados. Basta ir no código, adicionar um breakpoint clicando ao lado esquerdo da linha.

Quando executar seu projeto o VS Code parará no lugar desejado, mostrando os estados das variáveis além das opções de debug:

Prontinho, basta se divertir!!!

Considerações finais

Conhecer novas ferramentas nunca é demais! Apesar da maioria dos desenvolvedores PHP utilizarem as funções da própria linguagem e métodos, como, dd() e dump() de frameworks como Laravel e Symfony respectivamente e isso ser suficiente. É super importante saber que também podemos contar com outras ferramentas como Xdebug e como configurá-lo.

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos