Carreira

Como conseguir sua primeira oportunidade de desenvolvedor(a) júnior

Neste artigo, separamos algumas dicas para te ajudar a se destacar no mercado, nessa caminhada até a tão sonhada primeira vaga.

22 dias atrás

Todo profissional que está começando na área de TI, busca sua primeira oportunidade júnior, para dar aquele start na sua carreira de desenvolvedor(a).

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a se destacar no mercado, nessa caminhada até a tão sonhada primeira vaga.

HTML5 + CSS3 - Fundamentos
Curso HTML5 + CSS3 - Fundamentos
Conhecer o curso

Construa um portfólio no GitHub

O portfólio é uma ótima maneira das pessoas conhecerem seus trabalhos, os projetos que já trabalhou como freela ou até mesmo de estudos. Este portfólio é muito importante, pois mais valerá ver o que você já fez do que você somente dizer que já fez algo.

Além do portfólio no GitHub, é importante entender o projeto e saber explicar tanto o aspecto técnico quanto o problema que foi resolvido, porque usou aquela tecnologia, entre outras perguntas que podem ser feitas na entrevista.

Participe de eventos da área

Participar de eventos na área de tecnologia vai te ajudar de diversas formas. Além de você aprender diversas vertentes como carreira e coisas mais técnicas, você ainda começa a fazer parte das comunidades. Lá terão pessoas que podem te ajudar, podem tirar suas dúvidas e ainda podem trocar experiências.

Lógica de Programação Completo
Curso Lógica de Programação Completo
Conhecer o curso

Invista no seu inglês

Hoje em dia, por mais que você trabalhe em uma empresa brasileira e você precise falar apenas português, uma hora ou outra você entrará em um cenário onde a empresa terá clientes internacionais, ou, até mesmo se você iniciar em uma empresa multinacional, pode acontecer de você participar de reuniões com pessoas de outros países. Por isso, saber pelo menos o básico é imprescindível hoje em dia. Claro que quanto maior for o seu nível de inglês, melhor serão as oportunidades.

LinkedIn atualizado e chamativo

O LinkedIn é uma rede social que você deve usar e abusar! Você precisa aparecer nas pesquisas quando os recrutadores pesquisarem por profissionais na plataforma. Além dos recrutadores poderem te encontrar, você mesmo pode encontrar diversas vagas (até mesmo remotas) por ele.

Mas, para isso, é importante ter um perfil atualizado, utilizar as palavras chaves corretas, interagir com outros profissionais… Se você gosta de postar, é legal postar um conteúdo relevante, que vá ajudar outras pessoas… Pode postar sobre algum projeto que está desenvolvendo, sua opinião sobre uma nova tecnologia, e por aí vai…

Temos um artigo sobre como melhorar seu perfil no LinkedIn , dá uma conferida :D

Proatividade e boa postura

Em uma entrevista, é importante saber que uma vaga júnior não é a mesma coisa que um estágio. Obviamente você não tem muita experiência e você aprenderá muito na empresa, mas um júnior já deve entregar um valor para a empresa, mesmo que seja com as tarefas mais básicas de desenvolvimento.

Por isso, é importante demonstrar desde o início, que você está ali de fato para trabalhar com empenho. Mostrar seu profissionalismo, ter a proatividade de se colocar à disposição em aprender o que não sabe, ser sincero nas respostas e manter uma boa postura, é importante para ter uma boa entrevista com o recrutador e o time técnico. Seja a pessoa que você gostaria de contratar.

Lógica Orientada a Objetos Completo
Curso Lógica Orientada a Objetos Completo
Conhecer o curso

Concluindo…

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a conseguir sua primeira oportunidade! Vale lembrar que é necessário ir atrás, sair da sua zona de conforto… A área de desenvolvimento tem muitas e boas oportunidades, mas nada de bom em nossa carreira virá sem esforço.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos