Computação em nuvem

Por que eu devo estudar Cloud Computing?

Confira neste artigo alguns motivos que nos mostram o porquê de valer a pena aventurar-se nessa área.

há 4 anos 9 meses

Formação Administrador AWS
Conheça a formação em detalhes

A Cloud Computing (ou “Computação em Nuvem”) é uma área da TI que tem se desenvolvido muito nos últimos tempos, e por isso, está cada vez mais em alta. Além disso, quase toda aplicação computacional atualmente utiliza algum recurso ou ferramenta que é disponibilizado através da cloud. Isso tem gerado uma demanda por profissionais que conheçam ferramentas de cloud computing.

Vamos abordar neste artigo alguns motivos que nos mostram o porquê de valer a pena aventurar-se nessa área.

Requisito básico para qualquer vaga

Antes, um profissional saber sobre cloud computing poderia ser considerado um diferencial. Hoje, não mais. Muitas empresas estão indo para a nuvem pelas inúmeras vantagens que ela oferece e, por isso, buscam profissionais que conheçam o ferramental característico de soluções de computação em nuvem.

Por isso, hoje é muito comum que vagas para desenvolvedores em geral peçam requisitos como conhecimento em AWS, Microsoft Azure ou Google Cloud. Hoje também é comum encontrarmos vagas de emprego que peçam conhecimentos em ferramentas que são executadas em ambientes de nuvem, como Cognitive Services, Watson, AWS Aurora ou Kubernetes “gerenciado”. Isso mostra que, de fato, conhecimentos em cloud computing são requisitos básicos para a maioria das vagas.

Google Cloud - Compute Engine Básico
Curso Google Cloud - Compute Engine Básico
Conhecer o curso

Grande procura por estes profissionais

Muitas empresas buscam profissionais com habilidades específicas em cloud atualmente. E esse crescimento na demanda por profissionais com estas habilidades tem relação direta com os pontos abordados no tópico anterior.

Profissionais com conhecimento em cloud computing se diferenciam justamente por estas habilidades técnicas, o que praticamente garante a eles excelentes oportunidades de mercado, já que a demanda por esse tipo de profissional cresce cada vez mais.

Com uma pesquisa rápida, conseguimos ver a quantidade de vagas destinadas a profissionais cloud e suas boas remunerações.

Busca Vagas Google Cloud

Cloud computing traz economia, o que chama a atenção das empresas

Hoje, a nuvem já tem um papel fundamental e de extrema importância na área de TI. A cada ano, a procura por serviços de nuvem cresce, pois esse tipo de serviço possibilita a entrega de soluções tecnológicas com maior agilidade e menor custo. Esse custo menor é um dos itens que mais chamam a atenção das empresas, ainda mais que esse é um objetivo que está entre as principais preocupações dos gestores.

Todas as empresas buscam formas de diminuir os gastos… Com a utilização da cloud computing, você consegue, por exemplo, reduzir o número de servidores instalados internamente nas empresas, economizando até mesmo em tópicos como espaço e energia elétrica. Como quase todos os serviços de cloud computing implementam o conceito de SaaS (Software as a Service), você paga apenas pela quantidade de armazenamento e processamento que utilizar, não gerando desperdícios e não onerando o custo de manutenção de soluções.

É uma realidade no mercado de trabalho, servindo de convergência para quase todas as tecnologias

Com o crescimento contínuo da cloud computing, existem diversas tecnologias que vão de encontro com quem faz uso desse serviço. Hoje, a maioria das tecnologias nos mais variados nichos ou dependem diretamente ou são fundamentadas em soluções de cloud computing. Podemos citar alguns exemplos:

  • Se falarmos de IoT (Internet of Things), temos uma infinidade de soluções baseadas em cloud computing que são largamente utilizadas pelo mercado, como o AWS IoT, Azure IoT, Google Cloud IoT Core e Arduino IoT Cloud;
  • Se falarmos de soluções de inteligência artificial e machine learning, também existem uma série de soluções largamente utilizadas que são baseadas na computação em nuvem, como o IBM Watson, o Azure Cognitive Services, Amazon SageMaker e Google Cloud AI Hub;
  • Existem uma série de soluções para infraestrutura que também são baseadas em cloud, como os serviços de Kubernetes gerenciado na Google Cloud e no Azure, o serviço de OpenShift gerenciado do Azure e até mesmo quando falamos do Docker Hub/Docker Registry. Ainda existem vários serviços baseados em cloud que fornecem ambientes OpenStack gerenciados.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos