Conheça o Google Cloud Platform

O Google Cloud Platform é o serviço de computação em nuvem do Google. Ele possui uma quantidade enorme de serviços para as mais diversas áreas:

  • Computação
  • Armazenamento
  • Bigdata
  • inteligência artificial
  • IoT (internet das coisas)
  • StackDriver – ferramenta de monitoramento
  • Ferramentas auxiliares da utilização da própria plataforma
  • Ferramentas para desenvolvedores

A principal ideia da plataforma é prover ao cliente tudo que ele necessita em questão de serviço de nuvem, por isso possui uma extensa gama de serviços.

Regiões e Zonas

O Google Cloud Platform (GCP) possui datacenters em diversas partes do planeta. Esses datacenters são chamados de Zonas que são agrupadas por regiões que indicam o local físico que elas ficam.

Atualmente o GCP possui as seguintes regiões:

regiões e zonas do GCP

Na imagem acima, os números indicam a quantidade de zonas em uma região.

No GCP (Google Cloud Platform) existem serviços com diferentes níveis de localização:

  • Zona – Serviço ficará localizado em uma única zona
  • Região – Serviço ficará localizado nas zonas daquela região
  • Multi-Região – Serviço ficará localizado em mais de uma região

Cadastro na plataforma

A criação da conta na plataforma do Google Cloud é feita através de uma conta do Google. Ao cadastrar eles inserem um bônus de $300,00 dólares para testar os produtos da plataforma. Esse valor é válido por um ano e pode ser utilizado em qualquer serviço:

Cadastro Google Cloud Platform

teste gratuito

Único detalhe é que durante o processo de criação da conta é necessário preencher os dados de um cartão de crédito válido, para o Google ter certeza que é um cadastro real. A grande vantagem é que eles não descontam do cartão após o término dos créditos ou do tempo, mesmo se houver serviços ativos, somente se fizer o upgrade da conta para paga.

Meios de acesso a plataforma

O Google Cloud Platform conta com 3 principais meios de acesso administrativo aos serviços:

  • Google Cloud Console – apesar desse nome lembrar o terminal de linha de comandos, é uma plataforma web que permite gerenciar serviços, faturamento e também as permissões. É o modo de acesso mais utilizado para administração direta devido as facilidades.
  • Google Cloud SDK – é um SDK que permite gerenciar os recursos via linha de comandos.
  • Google Cloud API – é uma API HTTP REST que permite gerenciar os recursos da nuvem. A API utiliza padrões bem definidos para que softwares clientes também possam se conectar nela e realizarem os procedimentos necessários.

Essas interfaces permitem que tantos usuários como sistemas consigam administrar os recursos na GCP (Google Cloud Platform) de forma eficiente.

Projetos

O principal item de organização na plataforma do Google Cloud são os projetos, todos os recursos que for utilizar precisam estar relacionados a um projeto. É a partir do projeto que os valores são cobrados da conta de faturamento.

Ao criar uma conta na plataforma automaticamente um projeto é criado na sua conta. Ao termino do cadastro é direcionado para o Google Cloud Console (a plataforma web de administração). Ao olhar na barra superior veja que o projeto selecionado estará como My Project:

Uma dica importante é sempre que for alterar algo na plataforma verificar o projeto selecionado. No caso do console ele fica visível conforme o acima, mas no caso do SDK ele não mostra diretamente, é necessário verificar via comando.

Menu de serviços

Para finalizar esse primeiro artigo sobre o Google Cloud gostaria de falar um pouco sobre a menu principal do Google Cloud Console. Nele podemos acessar todos os recursos da plataforma, que ficam agrupados por tipo:

menu serviços google cloud platform

Ao passar o mouse temos todos os sub-menus do serviço, podendo acessar diretamente o que desejar:

submenu serviço compute engine

Continuação

No próximo post vamos continuar conhecendo a plataforma e criar instancias de VMs no compute engine.

Deixe seu comentário

Desenvolvedor, autor e instrutor. Apaixonado por desenvolvimento de software e tudo ligado a área de tecnologia. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel de 1 ano.

JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PROGRAMADORES