Google Cloud Platform (GCP)

Conheça o Google Cloud Platform

O Google Cloud Platform é o serviço de computação em nuvem do Google. Ele possui uma quantidade enorme de serviços para as mais diversas áreas. Veja seus principais conceitos e como testá-lo gratuitamente.

há 5 anos 11 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O Google Cloud Platform é o serviço de computação em nuvem (cloud computing) do Google. Ele possui uma quantidade enorme de serviços para as mais diversas áreas:

  • Computação
  • Armazenamento
  • Bigdata
  • inteligência artificial
  • IoT (internet das coisas)
  • StackDriver - ferramenta de monitoramento
  • Ferramentas auxiliares da utilização da própria plataforma
  • Ferramentas para desenvolvedores

A principal ideia da plataforma é prover ao cliente tudo que ele necessita em questão de serviço de nuvem, por isso possui uma extensa gama de serviços.

Google Cloud - Primeiros Passos
Curso Google Cloud - Primeiros Passos
Conhecer o curso

Regiões e Zonas

O Google Cloud Platform (GCP) possui datacenters em diversas partes do planeta. Esses datacenters são chamados de Zonas que são agrupadas por regiões que indicam o local físico que elas ficam.

Atualmente o GCP possui as seguintes regiões:

regiões e zonas do GCP

Na imagem acima, os números indicam a quantidade de zonas em uma região.

No GCP (Google Cloud Platform) existem serviços com diferentes níveis de localização:

  • Zona - Serviço ficará localizado em uma única zona
  • Região - Serviço ficará localizado nas zonas daquela região
  • Multi-Região - Serviço ficará localizado em mais de uma região

Cadastro na plataforma

A criação da conta na plataforma do Google Cloud é feita através de uma conta do Google. Ao cadastrar eles inserem um bônus de $300,00 dólares para testar os produtos da plataforma. Esse valor é válido por um ano e pode ser utilizado em qualquer serviço:

Cadastro Google Cloud Platform

teste gratuito

Único detalhe é que durante o processo de criação da conta é necessário preencher os dados de um cartão de crédito válido, para o Google ter certeza que é um cadastro real. A grande vantagem é que eles não descontam do cartão após o término dos créditos ou do tempo, mesmo se houver serviços ativos, somente se fizer o upgrade da conta para paga.

Meios de acesso a plataforma

O Google Cloud Platform conta com 3 principais meios de acesso administrativo aos serviços:

  • Google Cloud Console - apesar desse nome lembrar o terminal de linha de comandos, é uma plataforma web que permite gerenciar serviços, faturamento e também as permissões. É o modo de acesso mais utilizado para administração direta devido as facilidades.
  • Google Cloud SDK - é um SDK que permite gerenciar os recursos via linha de comandos.
  • **Google Cloud ** - é uma API HTTP REST que permite gerenciar os recursos da nuvem. A API utiliza padrões bem definidos para que softwares clientes também possam se conectar nela e realizarem os procedimentos necessários.

Essas interfaces permitem que tantos usuários como sistemas consigam administrar os recursos na GCP (Google Cloud Platform) de forma eficiente.

Google Cloud - App Engine
Curso Google Cloud - App Engine
Conhecer o curso

Projetos

O principal item de organização na plataforma do Google Cloud são os projetos, todos os recursos que for utilizar precisam estar relacionados a um projeto. É a partir do projeto que os valores são cobrados da conta de faturamento.

Ao criar uma conta na plataforma automaticamente um projeto é criado na sua conta. Ao termino do cadastro é direcionado para o Google Cloud Console (a plataforma web de administração). Ao olhar na barra superior veja que o projeto selecionado estará como My Project:

opção my project

Uma dica importante é sempre que for alterar algo na plataforma verificar o projeto selecionado. No caso do console ele fica visível conforme o acima, mas no caso do SDK ele não mostra diretamente, é necessário verificar via comando.

Menu de serviços

Para finalizar esse primeiro artigo sobre o Google Cloud gostaria de falar um pouco sobre a menu principal do Google Cloud Console. Nele podemos acessar todos os recursos da plataforma, que ficam agrupados por tipo:

menu serviços google cloud platform

Ao passar o mouse temos todos os sub-menus do serviço, podendo acessar diretamente o que desejar:

submenu serviço compute engine

Continuação

Gostou do Goolge Cloud Platform? Você pode continuar seus estudos em nosso próximo artigo onde enisamos a criar instancias de VMs no Google Cloud Platform, também falamos aqui no blog sobre as caracteristicas que um serviço precisa ter pra ser considerado cloud computing.

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos