Big Data: o que é e qual a sua importância?

Big Data é uma ferramenta fundamental para que as empresas possam obter diversas vantagens competitivas, podendo ser utilizado em negócios de diversos segmentos. Um conjunto de dados “soltos” podem se tornar informações valiosas para tomadas de decisão.
Veja nesse artigo um pouco mais sobre o Big Data e como esse conceito é promissor.

O que vem a ser o Big Data?

O termo Big Data é um termo muito amplo, mas resumidamente se refere a um grande conjunto de dados estruturados ou não estruturados (explicados abaixo), que são gerados por empresas, pessoas e até mesmo por aparelhos. Cada vez mais geramos uma infinidade de dados, um exemplo simples disso é a utilização de mídias sociais onde são geradas informações o tempo todo.

A geração de valor do Big Data não se resume a quantidade de dados que é armazenado e sim o que você faz com eles, ou seja, o processamento e análise desses dados, para assim poder obter respostas que permitam que você reduza tempo, custos, dentre outros fatores.

Os dados estruturados são organizados e de fácil leitura, já os dados não estruturados são incompletos ou difíceis de serem mapeados, mas isso não quer dizer que não sejam dados relevantes de serem analisados.

O Big Data se baseia em cinco conceitos, chamado os 5 V’s, sendo eles:

  • Volume: Se refere a quantidade de informações que são armazenadas.
  • Variedade: Variedade dos dados gerados podendo ser dados estruturados, não estruturados, e-mails, áudios, vídeos…
  • Velocidade: Velocidade em que os dados devem ser tratados, fazendo com que seja praticamente em tempo real.
  • Veracidade: Se refere o quanto uma informação é verdadeira, por isso é necessário ficar atento a veracidade dos dados que chegam.
  • Valor: É preciso saber quais informações são úteis para seu negócio, a fim de gerar valor.

Esses são os seus pilares, mas toda a sua inteligência está na análise de dados.

Big Data X Insight Data

Os insights que surgem de uma análise são muito importantes. Um insight nada mais é que uma ação ou um momento que pode ser mensurado e analisado. Por exemplo, em uma compra pela internet podemos obter várias informações do usuário como nome, e-mail, endereço, telefone. Essas informações são nossos dados brutos, ou seja, fazem parte do Big Data.

Já com o Insight Data, podemos analisar várias ações desse usuário como o tipo de produto mais procurado por ele, qual produto ele comprou, se colocou algum produto no carrinho e depois desistiu, enfim… todas as informações que possam guiar o negócio, tendo como resultado quais foram as páginas mais visitadas, as menos visitadas, as estratégias de venda que mais funcionam, o porquê uma compra não foi concluída, dentre outras.

Resumindo, com o Big Data você armazena uma grande quantidade de dados para uma eventual análise dessas informações.

Concluindo

Aqui podemos ver um pouco sobre o Big Data e o que podemos ter como benefícios. Uma empresa que quer sair na frente de seus concorrentes e se inovar, pode utilizar com certeza. No próximo post abordaremos um pouco mais sobre o assunto. Até lá! =)

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Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de Marketing Digital e Mídias Sociais.