Python

Conhecendo variáveis e constantes no Python

Conheça neste artigo as variáveis e constantes no Python.

há 3 anos 1 mês

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

Criado por Guido Van Rossum em meados dos anos 90, o Python é uma linguagem de programação de alto nível, multiplataforma e open source.

É uma linguagem que ganhou destaque nos últimos anos por possuir uma ótima curva de aprendizagem, ser uma linguagem leve e ter se tornado uma das principais linguagens para o desenvolvimento de IA, Machine Learning e Big Data (áreas em grande crescimento nos últimos anos).

Multiparadigma, ou seja, suporta diversos paradigmas de desenvolvimento, como, orientado a objetos, funcional, imperativo, interpretado, entre outros. Desta forma, com o Python um mesmo programa pode ser feito utilizando diferentes paradigmas ou um único programa poderá ser desenvolvido utilizando mais de um paradigma.

Neste artigo, conheceremos as variáveis e constantes da linguagem e aprenderemos como declará-las.

Python - Fundamentos
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o curso

Características de tipagem do Python

Toda linguagem de programação possui uma tipagem, que é basicamente um conjunto de regras que as define como: Tipagem estática ou dinâmica e forte ou fraca.

O Python é uma das principais linguagens que possui tipagem dinâmica. A tipagem dinâmica é a característica que muitas linguagens de programação possuem por não exigirem que os tipos de dados sejam declarados, pois são capazes de realizar esta escolha dinamicamente. Desta forma, durante a execução do programa ou até mesmo durante a sua compilação, o tipo de uma variável poderá ser alterado.

Além disso, o Python possui como característica a tipagem forte, ou seja, a linguagem não realiza conversões automaticamente entre os tipos suportados.

Tipos de Dados no Python

Como vimos anteriormente, o Python possui tipagem dinâmica, ou seja, suas variáveis podem armazenar dados de diferentes tipos. No Python os tipos suportados são:

Inteiro

O tipo inteiro é representado por toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto de números inteiros relativos (números positivos, negativos ou o zero).

Exemplo:

inteiro = 15

print(type(inteiro)) # <class 'int'>

Float

O tipo float é representado por números decimais, ou seja, números que possuem partes fracionadas.

Exemplo:

ponto_flutuante =  25.10

print(type(ponto_flutuante)) # <class 'float'>

String

String é uma cadeia de caracteres que representam textos.

Exemplo:

nome = "Treinaweb"

print(type(nome)) # <class 'str'>

Booleano

Variáveis booleanas armazenam valores lógicos que podem ser verdadeiro ou falso.

Exemplo:

booleano = True

print(type(booleano)) # <class 'bool'>


Tipo complexo

As variáveis de tipo complexo armazenam dados com formato misto, ou seja, dados de diferentes tipos em uma mesma sentença.

Exemplo:

complexo = 25 + 3j

print(type(complexo)) # <class 'complex'>

Python - Orientação a objetos
Curso Python - Orientação a objetos
Conhecer o curso

Regras de nomeação de variáveis

A linguagem de programação Python possui como regra de nomeação de variáveis o formato snake_case.

Este formato determina que o nome das variáveis possuam um padrão em que, as palavras sejam definidas em letras minúsculas e, caso possua, os espaços serão substituídos por “underline” conforme podemos verificar abaixo:

variavel_com_nome_composto = "Treinaweb" 

print(variavel_com_nome_composto) # Treinaweb

Declarando variáveis

A declaração de variáveis no Python é um processo muito simples. Por não possuir um escopo padrão para seus scripts, basta definir o nome da variável e, em seguida, atribuir o valor desejável:

nome_da_variavel = "valor_da_variavel"

Declarando constantes

A regra de nomeação das constantes no Python segue um padrão parecido com as de variáveis, com a diferença de que todas as letras são maiúsculas e separadas por underline “_”. Porém, por possuir tipagem dinâmica, os valores atribuídos à constantes podem ser alterados sem problemas:

MINHA_CONSTANTE = 10

print(MINHA_CONSTANTE) # 10

MINHA_CONSTANTE = 15

print(MINHA_CONSTANTE) # 10

Conclusão

Como vimos nesse artigo, o Python possui tipagem dinâmica e fraca, o que permite que uma variável possa armazenar dados de diferentes tipos em fases diferentes do script. Isso torna o processo de desenvolvimento mais simples, já que não precisamos nos preocupar com o tipo que uma variável vai armazenar, mas pode criar uma bagunça generalizada, caso você use uma variável para várias tarefas em seu programa, então é bom tomar cuidado e, principalmente, ser organizado quanto ao seu desenvolvimento.

Se você quer conhecer mais sobre Python, acesse nosso guia da linguagem.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos