Criado por Guido Van Rossum em meados dos anos 90, o Python é uma linguagem de programação de alto nível, que possui as seguintes características:

Python - Fundamentos
Curso de Python - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO
  • Interpretada – O código criado com o Python não é compilado;
  • De script – Com o Python podemos criar scripts para automatizar diversas tarefas repetitivas;
  • Orientada a objetos – O Python nos permite criar programas utilizando um dos paradigmas mais utilizados no mercado, a orientação a objetos;
  • De tipagem dinâmica – As variáveis no Python podem armazenar qualquer tipo de dados, independente do seu valor atual.

É uma linguagem de programação multiparadigma, ou seja, suporta diversos paradigmas de desenvolvimento, como, orientado à objetos, funcional, imperativo, interpretado, entre outros. Desta forma, com o Python um mesmo programa pode ser feito utilizando diferentes paradigmas ou um único programa poderá ser desenvolvido utilizando mais de um paradigma.

Multiplataforma e open source, é uma linguagem que ganhou destaque nos últimos anos por possuir uma ótima curva de aprendizagem, ser uma linguagem leve e ter se tornado uma das principais linguagem para o desenvolvimento de IA, Machine Learning e Big Data, áreas em grande crescimento nos últimos anos.

Aprender Python em 2020 tem sido uma excelente escolha, pois segundo o StackOverflow, foi uma das linguagens de programação mais estudadas no ano de 2019.

Aplicações do Python

Como dito anteriormente, seu uso tem se tornado destaque em áreas atuais como: Machine Learning, Data Science, Big Data e Desenvolvimento Web.

  • Para o desenvolvimento web, podemos contar com uma poderosa e simples linguagem, que possui dois importantes frameworks, o Django e o Flask. Com esses dois frameworks, podemos desenvolver aplicações web poderosas e que, com certeza, irão atender todas as demandas do mercado.
Django - Fundamentos
Curso de Django - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO
  • O Python também é uma das principais tecnologias para trabalhar com Data Science. Muito disso por conta de sua simplicidade e bibliotecas para trabalhar com análise de dados, como o Pandas, uma das principais e mais poderosas do mercado.

  • Big Data é a análise e interpretação de grandes volumes de dados. É, sem dúvidas, uma ferramenta fundamental para que as empresas possam obter vantagens competitivas em diversos segmentos. Assim como o Data Science e Machine Learning, o Python possui diversas bibliotecas para trabalhar com Big Data, já que estas áreas estão estritamente relacionadas. Várias são as bibliotecas para trabalhar com Big Data no Python, como a Pandas (citada anteriormente), NumPy, Matplotlib, Scikit-Learn, entre outras.

  • Machine Learning, ou em sua tradução livre “Aprendizado de máquina”, é a área da ciência da computação que tem como objetivo a análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Assim como o Big Data, o Python é uma das principais tecnologias para trabalhar com Machine Learning, uma área de grande crescente na última década.

Vantagens de utilizar o Python

Aprender Python possui diversas vantagens, dentre elas podemos citar as seguintes:

  • Possui uma grande comunidade;
  • Multiplataforma;
  • Possui uma curva de aprendizagem baixa;
  • Pode ser utilizada em diversos segmentos;
  • É amplamente utilizado em diversas empresas, entre outras.
Python - Orientação a objetos
Curso de Python - Orientação a objetos
CONHEÇA O CURSO

Sintaxe do Python

Conhecido por possuir uma sintaxe simples, o Python possui algumas características marcantes da linguagem:

  • Não utiliza ponto e vírgula (;)para finalizar uma instrução;
  • Utiliza indentação por espaços;
  • Uma variável pode armazenar diferentes tipos de dados;
  • Não há chaves ({}) para delimitar o início e final de um bloco de código.

No código escrito em Python abaixo pode-se visualizar algumas das características citadas acima:

print("Meu primeiro programa em Python")
nome_variavel = 5

if nome_variavel == 5:
    print("O número é 5")
else:
    print("O número não é 5")

Você sabia que consegue executar o código acima utilizando o OnlineGDB? Uma ferramenta para executar códigos de diferentes linguagens de programação. Não deixe de conferir! =)

Podemos concluir que…

O Python, hoje, é umas das principais linguagens de desenvolvimento do mercado. Como vimos neste artigo, com o Python podemos desenvolver desde aplicações web até inteligências artificiais, o que a torna uma excelente opção de linguagem para aprender e trabalhar.

Desenvolvedor Python Júnior
Formação: Desenvolvedor Python Júnior
Aprenda os principais conceitos do Python (uso de variáveis, estruturas condicionais e estruturas de decisão), como trabalhar com orientação à objetos (métodos, construtores, destrutores, classes, herança, polimorfismo e duck-typing) e estruturas de dados (Listas, Filas, Pilhas, Árvores Binárias, Dicionários, Conjuntos, Tabelas de Espalhamento e Mapas).
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário
Share

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

© 2004 - 2019 TreinaWeb Tecnologia LTDA - CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765, Conj 71 e 72 - Bela Vista - São Paulo - SP - 01311-200