Python

Principais IDEs para desenvolvimento Python

Veja neste artigo as principais IDEs para desenvolvimento Python.

há 3 anos 9 meses

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

O que é uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado)?

IDE ou Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações, muito utilizado por desenvolvedores, com o objetivo de facilitar diversos processos (ligados ao desenvolvimento), que combinam ferramentas comuns em uma única interface gráfica do usuário (GUI). Neste artigo veremos as principais IDEs para desenvolvimento Python.

No artigo “O que é uma IDE”, exploramos algumas características, vantagens e desvantagens em sua utilização. De maneira simplificada, podemos dizer que, para o desenvolvedor, é uma forma de criar aplicações de maneira mais rápida, uma vez que estas IDEs auxiliam em todo o processo de desenvolvimento de uma aplicação, provendo diversos benefícios, como a análise de todo o código a ser escrito para identificar bugs causados por um erro de digitação, autocompletam trechos de códigos, e etc.

Abaixo veremos as principais IDEs para desenvolvimento Python.

Python - Fundamentos
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o curso

Principais IDEs para desenvolvimento Python

Eclipse

Logo do Eclipse

Lançada em 2001 pela IBM, sobre a licença EPL (Eclipse Public Licence), o Eclipse é uma IDE para desenvolvimento em Python que também suporta diversas outras linguagens apenas com a instalação de plugins (C/C++, PHP, Java, Kotlin, entre outras).

Multiplataforma, é possível realizar seu download em diferentes sistemas operacionais como windows, linux e macOS.

Dentre suas principais características podemos citar:

  • Tecnologia baseada em plugins: Através da instalação de plugins, o desenvolvedor poderá incrementar as funcionalidades do Eclipse;
  • Fornece vários pacotes de desenvolvimento para o Python: Com o Eclipse podemos instalar diversos pacotes de desenvolvimento para facilitar a codificação de aplicações Python (seja web ou script).

O Eclipse é uma excelente IDE, muito utilizada no mercado. Seu uso facilita a criação de aplicações Python tanto para Desktop ou Web. O download do Eclipse poderá ser realizado em seu próprio site.

Python - Estrutura de dados - Parte 1
Curso Python - Estrutura de dados - Parte 1
Conhecer o curso

PyCharm

Logo do PyCharm

Lançado em 2010 pela JetBrains, o PyCharm é uma das IDEs mais utilizadas por quem programa em Python.

Multiplataforma, é uma IDE utilizada por diversas empresas, como Twitter, Symantec, HP, Groupon, entre outras.

Dentre suas principais vantagens, podemos citar:

  • Fornece análise de código;
  • Suporta desenvolvimento da Web com Django;
  • Possui suporte a testes unitários integrado;
  • Suporte para VCS;
  • Depurador gráfico;
  • Recurso de desenvolvimento remoto;
  • Preenchimento de código inteligente;
  • Integração com ferramentas e bibliotecas, como NumPy e Matplotlib, permitindo o desenvolvedor trabalhar com visualizadores de matriz e gráficos interativos;
  • Verificação dinâmica de erros, entre outros.

Além de todas essas vantagens, o PyCharm conta com desenvolvimento multitecnologias, onde, além do Python, oferece suporte para CoffeeScript, TypeScript, Cython, JavaScript, SQL, HTML/CSS, linguagens de modelo, AngularJS, Node.js e muitas outras.

O download do PyCharm é feito em seu próprio site, onde é possível acompanhar todas as suas novidades, recursos, suporte e muito mais.

Jupyter Notebook

Logo do Jupyter

Criada em 2014, derivado do IPython, o Jupyter Notebook é baseada na estrutura servidor-cliente, que permite a manipulação de documentos.

O nome do projeto, é uma referência às três principais linguagens de programação que são suportadas pelo Jupyter: Julia, Python e R.

o Jupyter Notebook independe de linguagem e suporta diversos ambientes de execução, entre elas: Julia, R, Haskell, Ruby, e o próprio Python.

Dentre suas principais vantagens, podemos citar:

  • Ambiente interativo de ciência de dados;
  • Excelente opção para quem inicia na ciência de dados;
  • Suporte a remarcações;
  • Permite a adição de componentes HTML de imagens e vídeos;
  • Edição de código atraente, entre outros.

Para instalar o Jupyter Notebook basta acessar o seu site, onde você também encontrará toda a sua documentação, blog, novidades e muito mais.

Python - Orientação a objetos
Curso Python - Orientação a objetos
Conhecer o curso

Spyder

Logo do Spyder

Multiplataforma e de código aberto, o Spyder é outra opção para desenvolvedores Python, muito utilizado principalmente por cientistas de dados, já que possui integração com as principais bibliotecas como NumPy, SciPy, Matplotlib e IPython.

Lançado sobre a licença MIT em 2009, é mantido atualmente por uma equipe de desenvolvedores científicos em Python e pela comunidade.

Dentre suas principais características, podemos citar:

  • Combinação exclusiva das funcionalidades avançadas de edição, análise, depuração e criação;
  • Sistema de plugins;
  • Pode ser utilizado como uma biblioteca de extensão PyQt5;
  • Console interativo, entre outros.

O download do Spyder poderá ser feito em seu site, onde também é possível verificar seus plugins, componentes e muito mais.

Se você quer conhecer mais sobre Python, acesse nosso guia da linguagem.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos