C# Tecnologia

Principais IDEs para desenvolvimento C#

Veja neste artigo as principais IDEs para desenvolvimento C#.

há 3 anos 9 meses

Formação Desenvolvedor C#
Conheça a formação em detalhes

O que é uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado)?

IDE ou Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações, muito utilizado por desenvolvedores, com o objetivo de facilitar diversos processos (ligados ao desenvolvimento), que combinam ferramentas comuns em uma única interface gráfica do usuário (GUI). Neste artigo veremos as principais IDEs para desenvolvimento C#.

No artigo “O que é uma IDE”, exploramos algumas características, vantagens e desvantagens em sua utilização. Em outras palavras, podemos dizer que, para o desenvolvedor, é uma forma de criar aplicações de maneira mais rápida, uma vez que estas IDEs auxiliam em todo o processo de desenvolvimento de uma aplicação, provendo diversos benefícios, como a análise de todo o código a ser escrito para identificar bugs causados por um erro de digitação, autocompletam trechos de códigos, e etc.

Abaixo veremos as principais IDEs para desenvolvimento C#.

C# (C Sharp) Básico
Curso C# (C Sharp) Básico
Conhecer o curso

Principais IDEs para desenvolvimento C#

Visual Studio

Logo Visual Studio

Lançado em 1997 pela Microsoft, o Visual Studio é a principal IDE para desenvolvimento C# e todos os seus frameworks, como o .NET e ASP.NET. Além disso, o Visual Studio possui suporte nativo a outras linguagens, como Visual Basic, C, C++ e F#, o tornando ainda mais completo.

Suportado pelo Windows e macOS, é uma das IDEs para desenvolvimento C# rica de funcionalidades que facilitam a implementação de aplicações. Além disso, o Visual Studio provê diversos recursos para ajudar o desenvolvedor, como podemos ver abaixo:

  • Análise de código;
  • Suporta diversos frameworks como .NET, ASP.NET, Unity, Xaramin, dentre outros;
  • Suporte nativo ao .NET Core e ao Azure, serviço de cloud da Microsoft e para o VCS;
  • Detém de suporte a testes unitários integrado;
  • Permite executar queries de bancos de dados SQL;
  • Preenchimento de código inteligente;
  • Verificação dinâmica de erros, entre outros.

C# (C Sharp) Intermediário
Curso C# (C Sharp) Intermediário
Conhecer o curso

O Visual Studio conta também com desenvolvimento multitecnologias, onde, além do C#, oferece suporte para Python, Django, Flask, Node.js, React, Unity e diversas outras tecnologias, o que a torna ainda mais utilizada.

O download do Visual Studio é feito em seu próprio site, onde é possível acompanhar todas as suas novidades, recursos, suporte e muito mais.

Jetbrains Rider

Logo Jetbrains Rider

Lançada em 2017 pela Jetbrains, o Rider é uma IDE para desenvolvimento em C# e toda o seu ecossistema, permitindo a criação de aplicações .NET, jogos com Unity, aplicativos móveis com Xamarin e aplicações web com ASP .NET e ASP .NET Core. Multiplataforma, é possível realizar seu download em diferentes sistemas operacionais como windows, linux e macOS.

Um dos principais concorrentes do Visual Studio, o Rider possui inúmeros recursos, o que facilita a adoção e o uso da IDE em projetos C#. Alguns desses recursos podem ser vistos abaixo:

  • Dispõe de suporte nativo ao Unity para desenvolvimento de jogos;
  • Pode-se desenvolver utilizando tecnologias web, como JavaScript, TypeScript, HTML, CSS e Sass;
  • Suporte à uma ampla variedade de plugins desenvolvidos para o IntelliJ, o tornando ainda mais completo;
  • Navegação e busca de arquivos e trechos de código no projeto;
  • Permite executar queries de bancos de dados SQL;
  • Diferente do Visual Studio, pode ser executado no Windows, Linux e macOS, dentre outros.

O Rider é uma excelente IDE, muito utilizada no mercado. Seu uso facilita a criação de aplicações C#. O download do Rider poderá ser realizado em seu próprio site.

C# (C Sharp) Avançado
Curso C# (C Sharp) Avançado
Conhecer o curso

Visual Studio Code

Visual Studio Code

Apesar de ser um editor de textos para desenvolvedores, o Visual Studio Code (ou vscode), é tão completo que é frequentemente confundido como uma IDE. Criada pela Microsoft, o vscode é um editor open source multiplataforma e com diversos recursos para o desenvolvimento C#.

Possui suporte nativo ao JavaScript, TypeScript, JSON, HTML, CSS e outras tecnologias, além disso, é possível instalar plugins para melhorar o suporte para outras tecnologias, como o próprio C#.

Muito utilizado na comunidade, o VScode, apesar de não ser uma IDE, é tão poderosa quanto.Para instalar o vscode, é só acessar sua página oficial e realizar seu download.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos