Desenvolvimento Mobile

Carreira de desenvolvedor de aplicativos: como começar

Saiba como se tornar um desenvolvedor de aplicativos reconhecido pelo mercado.

há 6 anos 2 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Apesar de não ser uma tecnologia tão recente, os aplicativos móveis ainda estão em alta no mercado de software. Muitos apps surgem todos os dias, seja resolvendo nossos problemas do dia-a-dia, ou nos entretendo de alguma maneira.

Quem deseja começar uma carreira de desenvolvedor de aplicativos do zero deve ter ciência dos desafios. Além da necessidade de aprendizado das tecnologias atuais, trata-se de um mercado muito volátil em que os avanços tecnológicos e novos frameworks surgem a cada dia.

Desde o começo em lógica de programação, vários desafios serão encontrados. Cabe ao desenvolvedor de aplicativos não se intimidar e enfrentar esses obstáculos de cabeça erguida.

Pensando em ajudar quem quer começar essa carreira, vamos apresentar algumas dicas.

Aprendendo lógica de programação

Quando pensamos em resolver problemas do dia a dia com software, precisamos pensar que existem passos lógicos. Assim como fazer uma receita de bolo, no desenvolvimento de software há uma sequência de ações para chegar a um resultado final.

As sequências lógicas bem estruturadas da programação, que chamamos de algoritmos, são aprendidas quando estudamos lógica de programação. Na jornada para se tornar um desenvolvedor de aplicativos, esse é com certeza o primeiro passo, que na verdade acaba valendo para qualquer área e setor quando falamos sobre desenvolvimento de software.

JavaScript  - Manipulação de elementos HTML no DOM
Curso JavaScript - Manipulação de elementos HTML no DOM
Conhecer o curso

Paradigmas de programação

Um paradigma de programação é a maneira como o desenvolvedor pensa e age para resolver um problema quando está programando - é o seu guia para o desenvolvimento. Esses paradigmas são diferentes em relação aos seus conceitos, aplicações e técnicas.

Um problema pode ser resolvido baseado em diversos paradigmas. Assim como quando falamos sobre linguagens de programação ou IDEs, é difícil falar que um é melhor que o outro. Cada um é mais adequado para resolver determinado problema.

Quando falamos de desenvolvimento de aplicativos móveis, os principais paradigmas de programação são:

Orientação a objetos

Se formos considerar os aplicativos para smartphones atuais, grande parte deles utilizam a orientação a objetos. Essa metodologia permite ao programador o encapsulamento de regras de negócio, além da escrita de códigos menores e mais limpos.

Por isso fazer um curso de lógica orientada a objetos, é um passo importante na jornada como desenvolvedor de aplicativos.

Paradigma funcional

O paradigma funcional tem ganhado espaço no desenvolvimento mobile, principalmente com a vinda de linguagens como o Kotlin e o Swift. Ele baseia-se no conceito matemático de função, em que essas funções são utilizadas para resolver problemas.

O paradigma funcional possibilita a escrita de um código menor e mais expressivo algumas vezes. Por isso, linguagens funcionais são uma opção interessante para quem deseja começar a carreira como desenvolvedor de aplicativos.

Trade off: Qual linguagem escolher? Híbrido, nativo ou cross-platform?

Este é o momento em que o caminho dos desenvolvedores de aplicativos tomam rumos diferentes: a hora da escolha da linguagem de programação e frameworks.

Atualmente, existe no mercado a possibilidade de você ser um desenvolvedor de aplicações móveis nativas, híbridas ou cross-platform.

Quando você escolhe ser um desenvolvedor nativo você tem as seguintes opções:

1) Desenvolvedor android

Para ser um desenvolvedor Android, o programador deve ter domínio das linguagens de programação Java e/ou Kotlin. Essa é uma carreira que ainda possui uma alta taxa de empregabilidade, já que o Android é a plataforma que domina o mercado brasileiro de smartphones.

Android - Utilizando Material Design nas aplicações
Curso Android - Utilizando Material Design nas aplicações
Conhecer o curso

C Básico
Curso C Básico
Conhecer o curso

Kotlin com Android - Primeiros Passos
Curso Kotlin com Android - Primeiros Passos
Conhecer o curso

2) Desenvolvedor iOS

Os iPhones e outros gadgets mobile da Apple possuem grande aceitação no mercado e são considerados por muitos os melhores aparelhos disponíveis. Caso você opte por essa carreira, há duas opções de linguagem: Objective-c ou Swift.

A linguagem mais recente dentro das apresentadas é a Swift, portanto, tende a ser a única utilizada para desenvolvimento iOS no futuro.

Swift - Criação de aplicações móveis para IOS Básico
Curso Swift - Criação de aplicações móveis para IOS Básico
Conhecer o curso

Já quando a escolha é pelo desenvolvimento híbrido ou cross-platform, contamos com vários frameworks no mercado que cada vez mais se mostram como excelentes opções ao desenvolvimento nativo. Os principais frameworks híbridos e cross-platform usados atualmente no mercado são:

1) Ionic (híbrido)

O Ionic é uma opção já com um pouco mais tempo de mercado e que está em sua terceira versão. Esse framework é baseado no Angular, framework JavaScript do Google. Todo o código gerado é executado em cima do Cordova, um “super framework” para desenvolvimento mobile híbrido que serve de base para outros frameworks híbridos, como o próprio Ionic.

Doctrine ORM - Fundamentos
Curso Doctrine ORM - Fundamentos
Conhecer o curso

2) PhoneGap (híbrido)

PhoneGap também é um framework para o desenvolvimento híbrido de aplicativos, tendo sido uma das primeiras soluções nesse sentido. Assim como o Ionic e outros frameworks híbridos, ele suporta as plataformas Android, iOS e Windows Phone. A biblioteca também utiliza o Cordova, e as linguagens utilizadas são HTML, CSS e JavaScript.

3) React Native (cross-platform)

Esse framework, que é baseado em Javascript, é uma grande tendência para o mercado de desenvolvimento de apps. Criado como uma derivação do React, uma biblioteca desenvolvida pela equipe de engenheiros do Facebook, o React Native possui várias características de uma aplicação nativa em sua composição. Além disso, ele abandona o uso de web apps, o que não ocorre nos frameworks híbridos.

React Native - Armazenamento de arquivos com Firebase Storage
Curso React Native - Armazenamento de arquivos com Firebase Storage
Conhecer o curso

4) Xamarin (cross-platform)

O Xamarin é um framework que também gera versões de aplicativos para Android, iOS e Windows. Assim, como o React Native, o código escrito utilizando-se o Xamarin é compilado de maneira nativa, não ficando atrelado às chamadas WebViews – algo que ocorre nos frameworks híbridos. A linguagem padrão de programação utilizada no desenvolvimento com o Xamarin é o C#. Como opção, o F# (linguagem funcional da plataforma .NET) também pode ser utilizado.

C# (C Sharp) Avançado
Curso C# (C Sharp) Avançado
Conhecer o curso

IDE’s - Ambientes de desenvolvimento para desenvolvedores de aplicativos

Quando desenvolvemos uma aplicação móvel, é muito importante otimizar todos os processos: desde quando tratamos da escrita do código até quando falamos em execução e testes.

Apesar das IDEs não serem obrigatórias, elas podem acelerar – e muito – o processo de desenvolvimento de um aplicativo. Cada plataforma (Android ou iOS) acaba tendo uma IDE que se mostra mais adequada quando falamos de desenvolvimento nativo. No caso do Android, essa IDE é o Android Studio, recomendado pela própria Google.

No caso do iOS, essa IDE é o XCode, IDE da própria Apple. Isso também acaba acontecendo na utilização de ferramentas cross-platform: no caso do Xamarin, por exemplo, é muito comum a opção pelo Visual Studio. Já no caso de ferramentas híbridas, geralmente um editor de código (que pode ser entendido como uma versão mais simplificada de uma IDE) é geralmente a ferramenta utilizada.

Esses ambientes possuem as seguintes características de maneira geral:

  • Editor de código;
  • Compilador, onde se compila o código para a linguagem da máquina (somente no desenvolvimento nativo e/ou cross-platform);
  • Depurador, onde encontramos defeitos no código-fonte;
  • Mecanismos de refatoração que ajudam na melhora e otimização do código-fonte;

Esses são os passos básicos para se tornar um desenvolvedor de aplicativos móveis. Se você pretende se tornar um desenvolvedor, o estudo e atualização profissional nunca podem ser deixados de lado, assim você conseguirá se destacar no mercado e ter uma carreira de sucesso!

Esse texto foi escrito por Daniel Martins, analista de marketing na Vulpi, plataforma de recrutamento e seleção de desenvolvedores de software.

Autor(a) do artigo

Redação Treinaweb
Redação Treinaweb

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos