Carreira

Tendências de TI para 2019

Confira neste artigo quais são as tendências de tecnologia para este ano.

há 5 anos 2 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O ano já começou a todo vapor! Por isso, nada melhor do que estar por dentro das tendências na área de TI para 2019. Além das coisas mudarem muito rápido, sempre aparece alguma novidade. Então, vamos começar o ano nos atualizando com as novidades e quais tecnologias continuam em alta neste ano que se inicia.

DevOps

imagem ilustrativa sobre DevOps

Hoje em dia, quem conhece a cultura e as ferramentas DevOps conquista um bom destaque no mercado. Neste ano, a previsão é que este segmento da área de TI fique mais aquecido ainda.

Relembrando: DevOps é um modelo que combina práticas e ferramentas com a intenção de aumentar a capacidade de uma empresa distribuir seus serviços de forma muito mais rápida. Ela visa também a integração da área de desenvolvimento com a área de operação, pois assim conseguimos alcançar uma maior qualidade nas entregas, além de evitar falhas de comunicação entre as áreas, bem como atrasos e retrabalhos nos projetos.

Essa é uma prática que vem ganhando muito destaque por causa dos processos de integração contínua e entrega contínua. As entregas são menores, visando as liberações de versões mais seguras, além dos ciclos de desenvolvimento menores, fazendo com que a qualidade aumente.

Outro ponto muito importante é o auxílio que ele traz no gerenciamento e controle sobre o ambiente e infraestrutura. Como a infraestrutura é gerenciada através de técnicas de desenvolvimento de software, tanto ela quanto os servidores são implantados muito rapidamente.

PHP - Novidades do PHP 8.0
Curso PHP - Novidades do PHP 8.0
Conhecer o curso

Mas, como podemos implementar a cultura e as ferramentas DevOps?

Existem diversas ferramentas para nos ajudar. Possivelmente, você já deve ter ouvido falar sobre Docker. O Docker é um exemplo, assim como o Kubernetes, o Openshift, o Jenkins e outras ferramentas. Essas ferramentas facilitam a criação e manutenção desses ambientes, geralmente baseados em containers. Com elas, você consegue criar, implantar, migrar e muito mais, de um ambiente para outro, de maneira muito eficiente, rápida e segura.

Inteligência Artificial

Imagem ilustrativa sobre inteligenica artificial

A Inteligência Artificial continuará em alta, pois cada vez mais empresas estão utilizando ferramentas de IA para melhorar suas operações.

Hoje, podemos dar vários exemplos do uso de ferramentas de IA que impactam em nosso dia a dia. Um exemplo bem palpável é a popularização do uso de chatbots de atendimento ao cliente, que está sendo inserida para melhorar o suporte e rapidez nas informações. Outro exemplo é o algoritmo de reconhecimento facial que o Facebook utiliza para identificar pessoas em uma foto.

Entre as ferramentas de IA que vêm ficando mais populares e que continuarão em alta em 2019, nós podemos citar o TensorFlow. O TensorFlow é uma biblioteca de software muito poderosa para computação numérica usando grafos computacionais, sendo o principal software para desenvolvimento em Deep Learning e aplicações de Inteligência Artificial.

Outra ferramenta de IA que podemos citar e que vêm ganhando cada vez mais demanda pelo mercado de trabalho é o Azure Cognitive Services, da Microsoft. O Cognitive Services amplia o acesso de APIs de aprendizado de máquina.

Esses serviços permitem a criação de aplicativos inteligentes com algoritmos e funcionalidades avançadas (como reconhecimento de objetos em fotos, visão computacional, reconhecimento de fala e outras), podendo ser utilizados em apps, sites e bots para que eles entendam as necessidades do usuário, tudo isso sem precisar de conhecimentos específicos em IA. Todos estes serviços são oferecidos através de APIs e aplicações hospedadas no ambiente do Microsoft Azure, ou seja, através de Cloud Computing.

Frameworks de gestão

Apesar de não ser uma novidade, os frameworks de gestão sempre estarão em alta, pois o mercado em geral vem ficando cada vez mais alinhado com as boas práticas de gestão alinhadas com os processos de desenvolvimento.

Hoje, é imprescindível saber pelo menos um pouco sobre os principais frameworks como ITIL, SCRUM, Kanban e outros. Esses frameworks são importantes por estabelecerem boas práticas de TI no mundo corporativo, fazendo com que a gestão de projetos seja simples, dinâmica e com foco na melhoria geral dos resultados.

O ITIL é um dos frameworks mais adotados atualmente, tendo como foco o alinhamento dos serviços de TI aos objetivos do negócio. Após a sua adoção, os processos de TI tendem a ficar mais consistentes, além da maior eficácia na entrega dos serviços.

Visando ajudar o gerenciamento desses serviços, um outro framework também muito utilizado hoje em dia é o Scrum. Ele é muito aplicado a projetos de desenvolvimento de software, dividindo o trabalho em tarefas menores e incrementais, sempre monitoradas por meio de reuniões diárias. Tudo isso para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira possível.

Outro framework de gestão que vem se destacando cada vez mais é o Kanban. Ele é um quadro onde você sinaliza através de cartões ou post-its o andamento da sua tarefa, com a intenção de que todos os envolvidos do projeto saibam o que está acontecendo. É uma ótima ferramenta, pois além de ser bem visual, você consegue se manter atualizado rapidamente com relação ao andamento do projeto.

Concluindo

Essas são algumas das tendências que continuam em alta nesse ano. Certamente, as melhores vagas na área de TI em 2019 exigirão que você conheça alguns dos tópicos que foram abordados. Aqui na TreinaWeb, além de cursos das tendências que abordamos neste artigo, também existem diversos cursos de desenvolvimento de software e muitos outros que vão fazer você alavancar sua carreira na área de TI.

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos