Carreira Estudos

Como manter as habilidades técnicas de TI atualizadas?

Confira nesse artigo algumas dicas com formas variadas de como você pode conseguir manter suas habilidades técnicas apuradas e em dia.

há 1 ano 1 semana


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Na área de TI é essencial se manter atualizado. Por isso, buscar manter as habilidades técnicas atualizadas é uma parte muito importante, já que todo dia tem algo novo por aí. Manter suas habilidades técnicas em dia faz você continuar aprendendo e crescendo na sua área.

Mas, como manter isso com a correria do dia a dia? Veremos nesse artigo algumas dicas com formas variadas de como você pode conseguir manter suas habilidades técnicas apuradas.

Diversifique com blogs e podcasts

Diversificar suas fontes de conhecimento é uma ótima forma de deixar os estudos mais leve. Algumas delas são acompanhar blogs conceituados e sites de tecnologia para ler sobre as últimas tendências da área e outros assuntos pertinentes, como discussões sobre um determinado assunto, entrevistas, etc.

Com essa modalidade você pode ler a qualquer hora do seu dia, enquanto você faz algum exercício físico, dentro do ônibus ou em qualquer outra atividade.

Se você é heavy user de redes sociais, pode acompanhar canais no YouTube, pessoas da área que você gosta no Instagram, onde eles sempre postam dicas rápidas que você pode ver rapidamente enquanto navega.

Aqui no nosso blog sempre temos artigos, tutoriais, dicas de estudo e carreira para complementar seu conhecimento.

Faça cursos online

Claro que não podemos deixar os cursos online de fora. Eles são uma ótima forma de aprendizado, seja para aprender alguma tecnologia nova ou até mesmo para verificar atualizações e assuntos específicos dos quais você tem dúvidas. Fora que você consegue aprender de onde estiver e acessar a hora que puder, o que faz com que você possa criar seus próprios horários, adaptando conforme sua rotina.

Aproveite esses recursos, essa flexibilidade e custo-benefício para aprender novas habilidades e aprimorar as que já possui. Se você tem dificuldade em manter a disciplina em meios aos seus cursos online, temos [alguns artigos com dicas](artigos com algumas dicas “alguns artigos com dicas”) que podem te ajudar.

Lógica de Programação - Avançando na programação
Curso Lógica de Programação - Avançando na programação
Conhecer o curso

Participe de eventos presenciais (se possível)

Apesar de hoje ter muitos eventos onde você consegue participar de forma online, a forma presencial acaba te proporcionando um melhor contato com outros profissionais, pois você conseguirá interagir pessoalmente com eles.

Participar de conferências, workshops, palestras, hackatons, etc, de tecnologia é uma ótima maneira de aprender com especialistas em TI e conhecer outras pessoas que compartilham os mesmos interesses que você, fazendo seu networking se manter ativo.

Mas, claro, se não puder presencial, vai no online mesmo. Atualmente muitos eventos te dão essa opção, para quem não consegue ir presencialmente. Ainda mais se você não morar nesses grandes centros onde os eventos geralmente acontecem, o que acaba tendo um gasto extra com hospedagem e passagem, por exemplo. Nesses casos, os eventos online podem ser mais acessíveis e uma opção melhor para você. O importante é marcar presença.

Invista nos seus projetos para testar coisas novas

Se você tem algum projeto que quer tirar do papel, essa é uma ótima forma para começar, pois ele será um aprendizado prático. Isso porque você fará no seu tempo, do seu jeito, utilizando as tecnologias que você quer, podendo testar algo novo – algo que, por exemplo, você não tenha tanta permissão para realizar no seu trabalho.

Realizar esses tipos de projetos te ajudam a aprender e aprimorar habilidades, fora a satisfação pessoal que você tem quando realiza algo. Além disso, esses projetos podem te ajudar a criar um portfólio ainda mais interessante para quando você precisar mostrar para alguém.

Aprenda com outros profissionais da área

A troca de informações que você pode trocar em uma conversa até mesmo informal com outros profissionais da área pode ser muito grande. Pode ser algum insight, algum conselho, alguma dica, qualquer coisa pode te fazer enxergar algo ou ainda expandir seus horizontes.

Essa interação com pessoas que buscam o mesmo que você ou até mesmo que já estão em outro patamar, podem ser uma grande fonte de conhecimento e, principalmente, de experiência.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos