Carreira

Como se destacar no mercado de TI?

Confira neste artigo com se destacar no mercado de TI com algumas dicas super importantes que vão te colocar na frente da concorrência.

há 11 meses 3 semanas


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

No mercado de TI, com cada vez mais pessoas migrando suas carreiras para a área de tecnologia (o que é bastante compreensível), é normal você se preocupar e pensar sobre como se sobressair como profissional e elevar seu nível, afinal este mercado é altamente competitivo.

Por isso, veremos nesse artigo algumas dicas que vão te ajudar a entender como se destacar no mercado de TI.

Conhecer o mercado e as tendências é essencial

Conhecer o mercado o qual você está inserido é essencial, só assim você conseguirá se preparar melhor e saber qual caminho seguir.

Então, esteja sempre atualizado sobre as tendências de tecnologia em geral e principalmente da sua área de interesse, quais são as novidades e tecnologias que estão a caminho.

Você pode se atualizar por meio de blogs, notícias, podcasts e até mesmo em eventos de conferências de TI, onde além de você estar a par de tudo ainda consegue fazer um networking.

Aprimore suas habilidades de comunicação e liderança

Dependendo de onde você quer chegar, provavelmente você irá liderar equipes, então é importante começar desde já a investir nesses conhecimentos.

Muitas vezes acabamos adquirindo um pouco dessas habilidades no dia a dia, afinal essas habilidades podem ser desenvolvidas com a prática, conforme fazemos apresentações, quando temos que liderar algo, etc. Mas há outras maneiras de aprimorar essas habilidades, seja por meio de cursos, livros e workshops.

Essas habilidades valem para todos, pois são muito importantes hoje em dia, mas principalmente se você tem interesse de ir para cargos que envolvem liderança, vale muito a pena investir pesado para ser um bom líder.

Também vale a pena ir coletando feedbacks de pessoas que trabalham com você, para ir vendo sua evolução e quais pontos você pode melhorar ainda mais.

Full-stack: Programação do Zero
Formação Full-stack: Programação do Zero
Conhecer a formação

Aprenda as habilidades relevantes para o mercado

Ficar por dentro das novidades do mercado e estudá-las já te deixa a um passo a frente. Por exemplo, atualmente estamos vendo o quanto a Inteligência Artificial (IA) está sendo falada no mercado.

Ela já era uma das áreas com destaque e agora com o tão comentado ChatGPT, o que mais vemos é o tanto de posts, artigos e pessoas comentando que devemos estudar sobre IA agora para ficar um passo a frente no futuro.

Então verifique quais são as demandas da área que você se interessa para traçar um plano para ficar a par ou até mesmo para ficar ótimo naquilo. Isso pode envolver esforço e dedicação, onde você pode contar com a ajuda de cursos e certificações em tecnologias específicas para aumentar seus conhecimentos, aumentando assim suas chances de se destacar em uma vaga.

Manter uma aprendizagem contínua e ter vontade de aprender é indispensável, pois essa é uma parte importante do seu crescimento profissional, que pode dar abertura para novas oportunidades.

Se for possível, tenha um mentor

É muito importante de tempos em tempos analisarmos como anda nossa carreira e o que almejamos para ela no futuro, para que assim possamos definir nossos objetivos.

Ter um mentor pode te ajudar muito nisso, independente se você está no início da carreira ou não, eles sempre tem algo para te ajudar. Um mentor pode te orientar, guiar, dar conselhos, dar feedbacks sinceros no que você está indo bem e no que precisa melhorar – e como fazer isso.

Você pode ter um mentor no seu próprio trabalho, caso ele disponibilize esse tipo de suporte, senão, pode ser até mesmo de maneira informal com seu líder.

Pode ser também algum colega de profissão, mas sempre lembrando que é mais interessante se essa pessoa tiver mais senioridade que você, pois assim com sua experiência, pode te ajudar a conseguir melhores resultados.

Tente criar essas oportunidades e encontre alguém que te ajude, mas vale ressaltar que um mentor é somente um guia, ok? A maior parte do sucesso virá de você, ou seja, do seu esforço e dedicação.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos