Carreira

Como melhorar seu perfil online de desenvolvedor

Veja neste artigo como melhorar seu perfil online para conseguir o "emprego dos sonhos".

há 5 anos 2 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

A busca por um novo emprego é um dos principais dilemas na atualidade. Muitos buscam novas formas de ingressar no mercado de trabalho e as dificuldades vem surgindo dia após dia.

Não tem sido fácil a procura por novas vagas. Conseguir o primeiro emprego ou até mesmo a recolocação no mercado tem se tornado uma das principais barreiras para todos, independente de sua área de atuação.

Muitas empresas têm investido na busca pelo profissional ideal através do seu perfil online, o que não é diferente para a área de desenvolvimento.

Mas como posso melhorar meu perfil online de desenvolvedor para alcançar aquela tão sonhada vaga?

Neste artigo daremos algumas dicas de como melhorar este perfil online e aumentar suas chances de conseguir o “emprego dos sonhos”.

GitHub, GitLab e BitBucket

logos do github gitlab e bitbucket

A maioria das empresas analisam a contribuição dos seus candidatos através de plataformas que armazenam código-fonte.

Aqui no blog, lançamos um artigo sobre as principais plataformas para armazenmaneto de código-fonte e também como criar um repositório em cada uma delas, que são: o GitHub, GitLab e o BitBucket.

Esta análise tem a ver com a forma com que são realizadas suas contribuições em projetos públicos e como são desenvolvidos seus projetos particulares.

É válido sempre lembrar que qualquer projeto conta. Independente do tamanho da aplicação, muitos recrutadores buscam saber da qualidade do seu código, independente do tamanho do projeto. Sendo assim, qualquer aplicação pode (e deve) ser hospedada em plataformas de armazenamento de código-fonte para incrementar seu perfil na ferramenta.

Git e GitHub - Controle de versão
Curso Git e GitHub - Controle de versão
Conhecer o curso

Linkedin

logo linkeding

O Linkedin tem sido uma das principais formas de manter atualizado e disponível todos os dados do candidato e sua experiência profissional. Mas é sempre importante ficar atento a “como manter este perfil sempre em dia.”

A dica mais valiosa em torno do linkedin é, sem dúvida, a atualização constante do seu perfil profissional. Manter seu perfil atualizado e em ordem te dá, sem dúvidas, pontos extras na hora de tentar conquistar uma vaga.

Deve atentar-se também às suas conexões. Buscar sempre pessoas relacionadas a sua área de atuação, facilita a forma de expandir sua busca em vagas que são compatíveis a seu perfil.

Atentar-se também as suas declarações de escolaridade, cursos de idiomas, certificações e competências. Tudo que está escrito ali, deverá ser aquilo que você de fato domina e possui habilidade e comprovação.

Há, e seguir aquelas empresas que lançam vagas para sua área, também é uma excelente escolha, pois te deixa por dentro de novas oportunidades e mais próximo do objetivo que você espera.

Stack Overflow

logo stackoverflow

Assim como citamos a importância de manter-se ativo em projetos postados em plataformas de código-fonte, o Stack Overflow também te auxilia a estar sempre em evidência. O website funciona de forma simples, onde você poderá lançar perguntas e responder dúvidas de outros usuários, tudo relacionado a área de programação, o que facilita para que novos desenvolvedores ativos na comunidade possam ser descobertos.

Para cada dúvida respondida, é gerado um “like”, utilizado para determinar os usuários mais ativos na plataforma. É com esta informação que as empresas filtram os perfis mais ativos no Stack Overflow, já que é gerado um ranking com todos esses usuários.

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Artigos

imagem de alguém estudando um relatório

Escrever sobre aquilo que você domina, também tem sido uma ótima forma de estar em evidência na web. Hoje em dia, diversos são os sites onde você poderá colaborar com seus artigos e escritos de forma que possa ajudar outras pessoas com informações válidas e úteis.

Mas busco vaga de desenvolvedor, isso conta?

Sim, e muito. Escrever sempre é muito importante, e aprimorar sua escrita será sempre uma opção válida na busca do emprego dos sonhos.

Participação em grupos de desenvolvimento

equipe fazendo movimento de mãos

Vários grupos de desenvolvimento têm ganhado força em variados aplicativos como telegram, slack, entre outros. Desta forma, você poderá trocar informações com vários desenvolvedores, seja para tirar dúvidas ou prover uma solução, sendo mais uma ferramenta para se manter ativo na comunidade.

Além disso, diversas empresas estão constantemente publicando novas vagas de emprego nestes grupos, tornando-os ainda mais atrativos.

Conclusão:

Possuir um bom perfil online como desenvolvedor é a porta de entrada para conseguir o emprego dos sonhos. Desta forma, é possível utilizar a internet ao seu favor e aumentar suas chances de se destacar como um potencial candidato. Vimos neste artigo algumas dicas preciosas, esperamos que elas te ajudem em sua busca e que você consiga ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível. =)

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos