Carreira

Como conseguir emprego no exterior?

Confira neste artigo algumas dicas para você conseguir ter essa experiência de trabalhar no exterior.

há 1 ano 4 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Com o cenário atual do mercado de tecnologia e com a quantidade de oportunidades de vagas em todo o mundo, você já deve ter se deparado no LinkedIn com as inúmeras publicações de profissionais que estão trabalhando para empresas do exterior. Seja indo literalmente morar em outro país, como também aproveitando as oportunidades de trabalho remoto, onde mesmo trabalhando no Brasil, o profissional tem a oportunidade de ganhar em dólar ou euro.

Separamos neste artigo algumas dicas para você que tem interesse em ter essa experiência de trabalhar em outro país ou se somente quer alavancar seus ganhos para outra moeda.

Conheça o mercado internacional

Primeiramente, é extremamente necessário você pesquisar sobre como anda sua área de atuação no exterior, quais tecnologias utilizam, se há alguma nova tecnologia que está em alta – onde este pode virar um tópico para estudo. Isso porque se manter atualizado faz diferença e pode ser decisivo na hora de ser encontrado pelas melhores oportunidades.

Domine o inglês

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom reforçar: o inglês é imprescindível para a candidatura para vagas no exterior, mesmo em países onde o idioma oficial não seja o inglês - já que a maior parte da comunicação na área de tecnologia é feita em inglês no mundo todo.

Mesmo assim, segundo pesquisa realizada pelo British Council, somente cerca de 5% da população brasileira fala inglês de maneira que seja possível atuar profissionalmente. Em um mundo cada vez mais globalizado e com fronteiras cada vez mais estreitas (muito por causa da própria tecnologia), o inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito, principalmente para vagas no exterior.

Se você for capaz de entender o que é falado e principalmente, que saiba se comunicar a ponto das pessoas te entenderem, já é o suficiente. Depois, com a prática do dia a dia, verá que sua proficiência na língua vai melhorar.

Processo de transferência interna

Muitas empresas, principalmente as empresas de tecnologia multinacionais, possuem programas de seleção internos para realocação de profissionais para vagas da própria empresa no exterior.

Participar de processos internos com esta natureza pode ser uma opção mais rápida para a entrada no mercado exterior, mas certamente existirão contra-partidas que precisam ser levadas em consideração.

Muitas empresas que oferecem pacotes de realocação internos exigem que o funcionário permaneça um tempo mínimo na organização (tempo este que geralmente varia de 1 a 3 anos). É necessário refletir bem sobre as perspectivas de permanência na empresa em médio a longo prazo.

Clean Architecture - Fundamentos e Prática
Curso Clean Architecture - Fundamentos e Prática
Conhecer o curso

Possua provas de qualificação: certificações, faculdade e pós-graduação

Embora diplomas de graduação e certificações não costumem ser pré-requisitos para algumas vagas no exterior, eles poderão ajudar em um ponto muito importante: no processo de obtenção do visto.

Profissionais que consigam comprovar sua expertise profissional através de diplomas e provas de certificação geralmente são enquadrados em outros países como “profissionais altamente qualificados”, o que os dá algumas facilidades no processo de obtenção de documentação.

Muitas empresas no exterior dão preferência para profissionais que possuam diplomas e certificações, devido justamente à facilidade no processo para obtenção do visto e para justificar de maneira mais simplificada a contratação de um profissional do exterior ao invés de um profissional do próprio país - muitos países exigem uma série de comprovações e justificativas para que empresas em seu território possam contratar profissionais estrangeiros ao invés de profissionais residentes.

Aplique para vagas no exterior

Existem uma série de plataformas que oferecem vagas para o exterior, como o Landing.jobs, Monster e Indeed, além do próprio LinkedIn, que tem sido uma ótima porta de entrada, sendo muito utilizado por recrutadores do mundo todo.

Muitas das empresas que buscam profissionais nestas plataformas possuem até mesmo pacotes de realocação interessantes (embora também exijam como contrapartida um período de permanência mínima).

Neste momento, é necessário perder todo o temor e ansiedade com itens que podem ser um pouco incômodos (como o domínio do inglês) e fazer aplicações para os países, empresas e vagas que você julgue mais aderentes ao seu perfil.

Prepare uma versão em inglês do seu currículo em PDF em um modelo enxuto e limpo e faça a submissão através destas plataformas. Algumas empresas exigem uma carta de apresentação (cover letter) além do currículo: é interessante também já deixar sua cover letter pronta.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos