Carreira Estudos

Quais os principais receios de um estudante de TI - e como lidar com eles

Se você é um estudante de TI já deve ter tido alguns momentos de se sentir na “síndrome do impostor”. Mas, quais são os motivos desses pensamentos e receios?

há 1 ano 1 dia


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Se você é um estudante de TI já deve ter tido alguns momentos de se sentir na “síndrome do impostor”. Mas, quais são os motivos desses pensamentos e receios?

Confira alguns tópicos neste artigo, veja se você se encaixa em algum e veremos o porquê você não deveria se importar tanto assim com eles.

Não conseguir aprender

Muitos estudantes já começam a estudar TI com este receio, seja por achar difícil, complicado ou até mesmo por se assustar com o grande volume de informações e não conseguir acompanhar esse ritmo acelerado. Fora o tanto de coisas que terá que aprender, já que para se tornar um desenvolvedor, por exemplo, pode levar meses de dedicação.

Desta maneira, saiba que o processo de aprender qualquer área dentro da TI leva tempo e isso não quer dizer que você seja incapaz de aprender tudo o que é necessário.

Como o aprendizado é contínuo, você sempre estará aprendendo algo novo e, com isso, sempre vão surgir dúvidas e dificuldades no meio do caminho, o que é perfeitamente normal.

Não conseguir uma vaga

Você está estudando para conseguir entrar na área ou até mesmo conseguir um emprego melhor, por isso é normal que esse medo de não conseguir algo aconteça.

Ainda mais porque você não pode ficar apenas estudando sem trabalhar: todos nós precisamos de uma renda para viver, não é mesmo?!

Mas, como o mercado de tecnologia sempre está aquecido e com muitas oportunidades, seja em grandes e médias empresas, start-ups, vagas remotas e até mesmo com oportunidades para fora do país, a demanda por esses profissionais qualificados também está em crescimento.

É por esta razão que sempre enfatizamos a palavra “qualificado”: você sempre deve estar se preparando, pois nessa parte de estudos nada é perdido, tudo é conhecimento e te deixará cada vez mais preparado para uma vaga condizente com seus conhecimentos.

Não conseguir acompanhar os colegas

Se você está em algum curso/faculdade ou alguém que você conhece também está nesse processo de se especializar em TI, pode acontecer de você se comparar com essas pessoas ou até mesmo com outros profissionais já experientes.

Tem pessoas que rapidamente já pegam o assunto e já conseguem resolver o problema, outras precisam de um tempo a mais. E não há nenhum problema nisso e isso também não significa que TI não é para você.

Cada um tem seu ritmo e tempo de aprendizado e, como vimos no tópico anterior, o mercado está precisando muito de profissionais, muitas vezes até sobrando vagas por não encontrarem profissionais qualificados para ocupá-las.

Por isso, não desanime que sua vaga irá chegar quando você estiver preparado do jeito certo.

Full-stack: Programação do Zero
Formação Full-stack: Programação do Zero
Conhecer a formação

Não se achar bom o suficiente

Voltando à síndrome do impostor citada no primeiro parágrafo deste artigo (se você não sabe muito bem temos um artigo específico sobre ela 😊), ela é uma das principais razões por nunca nos acharmos bons o suficiente, seja para exercer um cargo, fazer aquela entrevista, entrar em um projeto novo, etc. Por mais que se esforcem, elas nunca se sentem merecedoras de nada.

Por isso é importante saber diferenciar: às vezes realmente não temos o conhecimento necessário para uma vaga, mas também acontece de estarmos preparados, mas no nosso inconsciente acharmos que não somos bons o suficiente para aquilo.

Sendo assim, não seja tão crítico consigo mesmo, às vezes pensamos em uma boa forma de falar algo para um amigo ou até mesmo tentamos motivá-los, mas quando é conosco muitas vezes não somos tão gentis assim.

Ouça também outras pessoas, se elas dizem algo que você não acredita, pode ser um bom momento para reflexão.

Não gostar da área e querer mudar depois

No começo dos estudos em TI, é bastante comum de haver dúvidas sobre o que estudar, ainda mais que são muitas opções que temos dentro da área.

No meio disso, podem surgir dúvidas se você realmente está estudando a área que quer seguir, onde vem aqueles pensamentos de estar investindo tempo em algo que talvez não vá para frente.

Independente do que você começar a estudar, você pode mudar de direção a qualquer momento que desejar. Você pode experimentar diferentes áreas dentro da TI caso deseje antes de escolher uma.

Nenhum conhecimento será perdido e essa aprendizagem adquirida pode até ser reaproveitada, seja em um projeto ou até mesmo para melhorar a conversa com outros colaboradores da sua equipe e até mesmo com a empresa como um todo.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos