Engenharia de Software

Metodologias ágil x tradicional: Quais as diferenças?

Veja neste artigo as diferenças entre as metodologias tradicional e ágil.

há 5 anos 3 semanas

Formação Engenheiro de Software
Conheça a formação em detalhes

Para qualquer coisa que queremos desenvolver hoje em dia precisamos fazer um projeto. Em meio ao processo do projeto, devemos ficar atentos a algumas especificações, como os prazos, custos, qualidade e satisfação do cliente, pois o não cumprimento destes pode nos trazer alguns problemas mais à frente. Por isso, cada vez mais damos a devida importância ao gerenciamento de projetos e em como a utilização de metodologias podem nos ajudar a gerir melhor tudo isso. Atualmente temos dois tipos de metodologias que são bem conhecidas, principalmente se tratando de desenvolvimento de software: as metodologias tradicional e ágil.

Scrum - Planejamento e Desenvolvimento Ágeis
Curso Scrum - Planejamento e Desenvolvimento Ágeis
Conhecer o curso

Metodologia Tradicional

Desenho de pessoas em reunião

A metodologia tradicional tem etapas bem definidas sendo o planejamento do projeto, uma estimativa em termos de prazo e orçamento, a execução e entrega no final. Por exemplo, em um desenvolvimento de software financeiro, teríamos o seguinte fluxo:

  • Planejamento do software (como ele ficará no final)
  • Planejamento das atividades que serão necessárias (programação, design, etc)
  • Definição de prazos e custos
  • Execução
  • Testes
  • Implantação

A metodologia tradicional segue um modelo sequencial, ou seja, uma etapa deve ser executada após a outra, sendo assim, uma tarefa não pode ser iniciada enquanto a anterior não for concluída. Também se espera que seja executado exatamente o que foi planejado, focando no resultado final. Para ser um sucesso, não basta apenas seguir essa ordem, é importante entregar no prazo, dentro do orçamento e da qualidade esperada. Na metodologia tradicional o produto só irá “fazer sentido” e ter valor quando o projeto estiver 100% concluído. Dentro dessa metodologia a mais conhecida é o modelo cascata.

O principal receio dentro da metodologia tradicional é que ela não tem muita flexibilidade em relação a mudanças. Qualquer mudança no meio do caminho é vista com grande preocupação pelo gerente de projetos.

Para nos ajudar nesse quesito, entra uma outra metodologia: a ágil.

Metodologia Ágil

Reunição com alguém explicando algo

Kanban - Usando com Scrum
Curso Kanban - Usando com Scrum
Conhecer o curso

Apesar do nome, a palavra ágil aqui não significa agilidade e sim o poder de “quebrar” o projeto em partes menores. Ao contrário da metodologia tradicional que você faz apenas uma entrega já com o projeto final, aqui você faz entregas constantemente até entregar todo o projeto.

A preocupação com custo, qualidade e prazos são as mesmas da metodologia tradicional, porém você consegue controlar e gerenciar as mudanças que provavelmente irão aparecer no decorrer do projeto. Na metodologia ágil o foco principal é a entrega de valor ao cliente, por isso é priorizado a entrega à documentação, por exemplo. Mas isso não quer dizer que não é documentado, não planejado, assim como na tradicional. Na metodologia ágil também existem esses aspectos, mas de maneiras diferentes. Por exemplo, o planejamento da metodologia ágil é de forma iterativa e incremental enquanto a da tradicional planeja com muita antecedência como será cada etapa do projeto. Dentro desta metodologia o mais utilizado e que provavelmente você já ouviu falar é o Scrum.

Como saber qual utilizar?

Isso vai depender muito do tipo de projeto e cultura da empresa. A própria empresa pode preferir a metodologia tradicional, ainda mais se os envolvidos do projeto não estão acostumados a trabalhar com uma metodologia ágil, ainda que ela se aplique a aquele projeto.

O ideal é estudar o projeto, conhecer os requisitos, tecnologias a serem utilizadas… tudo o que julgar necessário. E a partir disso tudo analisar se é melhor partir pela metodologia ágil ou a tradicional. Em um projeto onde as necessidades do cliente podem mudar a qualquer momento (o que é muito comum), você precisará ter a liberdade de poder fazer mudanças necessárias tanto pelo lado do cliente quanto de tecnologia, se precisar. Projetos que provavelmente terão mudanças constantes, precisa ter um planejamento mais flexível, sendo assim a metodologia mais viável seria a ágil.

A metodologia tradicional é uma boa opção em casos mais específicos, como por exemplo em algo que precisa ser planejado e decidido desde o início. Se o projeto tem poucas chances de ter mudanças e com baixo risco, o ideal é ter um plano de projeto mais detalhado antes de iniciar.

Concluindo…

Vale lembrar que a escolha da metodologia é importante não somente para se ter sucesso no processo, mas principalmente, na entrega do produto. As duas metodologias têm vantagens e podem ser utilizadas até mesmo de forma conjunta, convivendo perfeitamente bem, até mesmo porque o foco das duas é a otimização de projetos. A escolha entre a metodologia tradicional e ágil não precisa ser um conflito. Deve-se respeitar às premissas das duas metodologias e saber o que cada uma pode agregar aos objetivos de cada projeto.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos