Carreira

Como melhorar seu perfil no LinkedIn

Confira neste artigo dicas de como melhorar seu perfil no LinkedIn para deixá-lo mais atrativo aos recrutadores.

há 3 anos 6 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Os recrutadores estão cada vez mais buscando candidatos através do LinkedIn. Essa rede social profissional tem se tornado cada vez mais relevante e é até difícil encontrar alguém que não tenha um perfil por lá. Por isso, vamos abordar neste artigo dicas de como melhorar seu perfil no LinkedIn para conquistar possíveis vagas.

Comece pelo básico

O primeiro passo é deixar seu perfil o mais completo possível - dentro do que você puder é claro.

Colocar todas suas experiências profissionais, formações acadêmicas, suas competências, colocar um resumo caso ache necessário, escolher uma boa foto… Se você já fez ou faz trabalhos voluntários vale a pena colocar também. Se ao fim de tudo você achar que seu perfil está simples por não ter muita coisa, não tem problema: o importante é colocar informações verdadeiras. Aos poucos você vai atualizando seu perfil com novos cursos e trabalhos.

Você também pode pedir recomendações de pessoas próximas que trabalharam ou estudaram com você. Nada de enviar convites aleatórios para todo mundo. E claro, você também pode tomar a frente e recomendar algum colega de trabalho, não apenas esperando a reciprocidade - mas se tiver, melhor né? rs.

Entre no seu perfil periodicamente

Depois de fazer todo o tópico acima, de nada adianta você deixar o LinkedIn lá parado.

O LinkedIn não é somente para você responder ou aceitar alguém quando esta pessoa está entrando em contato com você por uma vaga. Hoje o LinkedIn é uma ótima rede de networking, lá você pode encontrar pessoas na mesma vibe que você, pode ver as novidades, seguir e acompanhar empresas que você gosta, participar de grupos de seu interesse, enfim…

Você também pode solicitar o contato de pessoas do mesmo ramo ou nicho que você.

Você já abriu seu perfil do LinkedIn hoje?

Marketing Digital - Fundamentos
Curso Marketing Digital - Fundamentos
Conhecer o curso

Seja seletivo nas suas postagens

Você já deve ter ouvido algumas pessoas falar que LinkedIn não é Facebook - e realmente não é. Às vezes surgem grandes discussões desnecessárias que nem deveriam estar ali.

Por isso, pense antes de postar alguma coisa. O LinkedIn é uma rede mais profissional, então você deve ser atentar em como sua postagem pode ser vista, se você vai estar agregando na sua rede… se não, às vezes é bom não postar mesmo…

Mas o que postar então?

Você pode postar algo relacionado a seu trabalho no momento, falar sobre alguma conquista profissional, postar seu portfólio, escrever sobre uma plataforma que você está estudando, algum projeto prático que você fez, ou seja, reflexões que podem ser úteis para as outras pessoas, fortalecendo também seu networking.

Interaja, ajude e seja ajudado

Curta e interaja nas postagens das outras pessoas, isso gera um engajamento.

Além disso, em meio ao que estamos vivendo atualmente, o “Adote um CV” - uma iniciativa que o LinkedIn apoia, você pode cadastrar seu currículo e qualquer pessoa, seja recrutador ou não, pode adotar esse currículo de forma aleatória e divulgar no seu perfil, ajudando na recolocação.

Você pode ajudar alguém ou se você mesmo precisa de uma recolocação no mercado de trabalho, pode fazer uso dessa funcionalidade. Quando a pessoa entra no site, tem a chance de olhar os CVs e escolher um para adotar e compartilhar nas redes.

E você, tem alguma dica que acha importante para melhorar seu perfil no LinkedIn? Conta pra gente ;)

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos