Carreira

3 linguagens de programação em alta em 2021

Veja neste artigo três linguagens de programação em alta em 2021.

há 2 anos 7 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Sabemos que com o passar dos anos, a tecnologia vem avançando de forma grandiosa nas organizações, onde a importância do investimento em e-commerce, sistemas de gerenciamento, entre outros tem se tornado fundamental para acompanhar a crescente aceleração da tecnologia.

Todos os anos, a JetBrains, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, responsável pela criação de diversas IDEs, como PyCharm, PHP Storm, IntelliJ IDEA, realiza uma pesquisa para entender o crescimento das linguagens de programação no mundo. A partir desta pesquisa, conseguimos identificar diversos pontos, como por exemplo, quais as linguagens mais e menos utilizadas em diferentes contextos como trabalho e hobby.

Neste ano de 2021, que ainda enfrentamos um momento pandêmico, três linguagens de programação se mantiveram em alta no mercado e neste artigo falaremos sobre elas: O Python, o JavaScript e o Go.

O famoso JavaScript

Linguagem de programação interpretada, o JavaScript é outra linguagem que com o passar dos anos vem ganhando destaque no mercado, onde vários desenvolvedores optam, por ser uma das linguagens mais versáteis do mercado.

Utilizado para a implementação de funcionalidades mais complexas em páginas web, o JavaScript é uma linguagem multiparadigma, com uma tipagem fraca e dinâmica e que possui uma comunidade extremamente ampla e ativa, facilitando assim a sua curva de aprendizagem.

JavaScript - Fundamentos
Curso JavaScript - Fundamentos
Conhecer o curso

Python e seu crescimento

Há alguns anos, o Python tem se mantido em alta no mercado, o que fez com que diversos desenvolvedores aprendessem a linguagem ou migrassem para esta linguagem de programação criada em meados dos anos 90.

Por ser uma linguagem de programação de alto nível e interpretada, o Python ganhou destaque nos últimos anos por possuir uma ótima curva de aprendizagem, sendo uma linguagem leve e com diversas aplicações em grandes áreas de crescimento nos últimos anos, como, por exemplo, desenvolvimento de IA, Machine Learning e Big Data.

É uma linguagem orientada a objetos, que possui uma enorme comunidade, podendo ser utilizada em diversos segmentos.

Desenvolvedor Python
Formação Desenvolvedor Python
Conhecer a formação

Go

Criada pela Google em 2009, o Go é uma linguagem de programação multiplataforma e escalável que também tem ganhado programadores adeptos com o passar do tempo.

Grandes empresas a utilizam, como, por exemplo, Grupo Globo, Mercado Livre, Atlassian, entre outras, o que fez com que sua popularização fosse cada vez mais expandida no ambiente de desenvolvimento. Segundo as pesquisas da JetBrains, em 2021, 61% dos entrevistados utilizam o Go em seu ambiente de trabalho, principalmente para o desenvolvimento de sites.

Semelhante a linguagem de programação C, é uma linguagem de programação orientada a objetos que possui menos features que outras linguagens mais primitivas, sendo uma excelente linguagem para o desenvolvimento de microsserviços pela sua simplicidade, e com a popularização do Docker, tem ganhado força pelo seu casamento perfeito em atividades de DevOps.

Go Básico
Curso Go Básico
Conhecer o curso

Como iniciar nessas linguagens e tentar uma vaga no mercado de trabalho?

Um dos primeiros passos a seguir, é dedicar-se a entender o funcionamento de cada linguagem individualmente e analisar em cada uma delas os benefícios que o seu aprendizado trará para o seu crescimento profissional.

Não é correto o aprendizado de uma linguagem apenas por a mesma se manter em destaque no mercado, mas sim pela compatibilidade que ela irá oferecer aos seus gostos pessoais. E o porquê disso? Pois aprender uma linguagem de programação comparável ao que você já conhece, fará com que você foque apenas em vagas que te ofereçam, além de uma boa oportunidade, financeiramente falando, um ambiente completamente benéfico para se trabalhar.

Outro ponto fundamental é conhecer a amplitude desta linguagem e analisar se o seu crescimento fará sentido com o passar dos anos.

Sabemos que realizar esta projeção é completamente complicado, pois com o passar do tempo a tecnologia vem modificando de forma rápida, mas analisar as vagas e os sistemas que estão sendo geridos por estas linguagens, é uma pequena forma de entender se fará sentido focar apenas nessa linguagem no exato momento de sua aprendizagem.

Outro fator primordial é não se “estacionar” apenas na aprendizagem desta linguagem. Quanto mais abrimos o leque da aprendizagem, maiores chances temos de nos manter ativos no mercado de trabalho, e se tratando de tecnologia, estudar nunca é demais para uma área em constante evolução.

Aqui na TreinaWeb, possuímos diversos cursos que vão desde o iniciante ao avançado, que podem te auxiliar neste início.

Onde encontrar vagas?

Como foi dito durante todo o artigo, a área de desenvolvimento encontra-se em constante evolução e estamos vivendo um momento de grande ascensão. Abaixo estarei listando alguns sites onde é possível procurar vagas de desenvolvimento e realizar a sua candidatura de forma gratuita. São elas:

Linkedin

O Linkedin é um excelente local para encontrar vagas na área de desenvolvimento, sendo uma das principais formas de manter atualizado e disponível todos os dados do candidato e sua experiência profissional. A dica mais valiosa em torno do linkedin é, sem dúvida, a atualização constante do seu perfil profissional. Deve atentar-se também às suas conexões. Buscar sempre pessoas relacionadas a sua área de atuação facilita a forma de expandir sua busca em vagas que são compatíveis com seu perfil.

Programathor

O Programathor é um excelente site para encontrar uma vaga para programador(a) Front-End, Back-End, Mobile ou Full Stack. 100% gratuito, basta apenas se cadastrar, completar todo o seu perfil na plataforma para estar apto para se candidatar gratuitamente a qualquer vaga compatível com o seu currículo. É uma plataforma utilizada apenas por desenvolvedores, o que concentra apenas vagas para esta área em específico.

Vulpi

Plataforma também gratuita apenas para desenvolvedores(as), a Vulpi conta com diversas vagas para quem quer adentrar no universo da tecnologia e busca a sua colocação ou recolocação no mercado.

Basicamente, o seu funcionamento é similar à da plataforma anterior, bastando apenas se cadastrar, completar todo o seu perfil na plataforma e se candidatar às diversas vagas disponíveis. A plataforma conta com o envio de feedbacks ao candidato, enviando como foi a conclusão de sua participação, acrescentando dicas sobre pontos a melhorar, o que é uma excelente forma de estar sempre atualizado e inteirado do mercado de trabalho.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos