Carreira

3 linguagens de programação que continuam em alta

Você sabe quais linguagens estão em alta? Confira neste artigo.

há 5 anos 6 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Você provavelmente já se pegou pensando em qual linguagem você deve focar seus estudos. Seja se você está iniciando ou não, é sempre bom ver o que o mercado está pedindo. Claro que não devemos avaliar apenas o mercado, mas também suas preferências. A ideia é fazer uma junção dessas duas coisas: escolher uma linguagem em alta, mas que dentre elas, você escolha a que mais se identificar.

No começo deste ano fizemos um post sobre as linguagens promissoras para se estudar neste ano. Mas como na área de TI tudo muda muito rápido, será que agora, perto do final do ano, essas linguagens ainda estão no topo? Vamos focar hoje nas 3 principais do momento.

1) JavaScript

Assim como no começo do ano, o JavaScript aparece em primeiro lugar. Como é uma linguagem dinâmica pode ser utilizada para várias coisas. Temos um post que aborda justamente isso: O que se pode fazer com JavaScript hoje em dia?

O site Stack Overflow sempre realiza uma pesquisa para obter estatísticas da comunidade de desenvolvedores. E nas tecnologias mais populares, está ela, em primeiro lugar, com uma porcentagem de 69,8%.

gráfico da pesquisa do stack overflow

O GitHub (site de compartilhamento de código) também diz que o JavaScript é o mais utilizado.

gráfico da pesquisa do github

Como podemos ver acima, em segundo aparece a linguagem Python, que veremos a seguir.

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

2) Python

Desde o começo do ano ela era uma das linguagens mais promissoras, e ela ainda está no pódio. O Python é uma linguagem poderosa e que cada vez mais ganha popularidade em meio aos desenvolvedores.

Podendo ser utilizada por uma variedade de tarefas, desde desenvolvimento web, aprendizado de máquina, análise de dados e muitas outras.

Ainda na pesquisa do Stack Overflow, quase 40% dos usuários utilizam Python em seus projetos. E ainda tem mais: segundo o site TIOBE, podemos ver como o Python tem crescido.

gráfico da pesquisa do stack overflow

Python - Fundamentos
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o curso

3) Java

Muitas pessoas quando pensam em estudar uma linguagem, já pensam logo no Java. Se você gostar, porque não? Apesar de não ter aparecido como uma das linguagens mais promissoras para este ano, o Java voltou a ser um dos centros a partir de julho/2018.

Como é uma linguagem de programação bem versátil, você pode utilizá-la para diversas finalidades como desktop, web e até mobile. Para tudo isso, o Java atenderá suas necessidades.

Java - Fundamentos
Curso Java - Fundamentos
Conhecer o curso

Concluindo

Agora você pode estar se perguntando… “Ok, então eu tenho que escolher uma dessas três linguagens?” e a resposta é: não exatamente…

Por que não aprender as três? Essas são as linguagens mais bem classificadas pelos sites como pudemos ver acima.

Quanto maior o seu conhecimento, tanto na linguagem em si quanto na quantidade, pode abrir um leque de oportunidades. Você pode estudar uma por vez, para poder levar sua carreira a um próximo nível.

Até a próxima! 😊

Desenvolvedor Python
Formação Desenvolvedor Python
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos