https://www.reddit.com/r/javascript/comments/8d0bg2/oracle_owns_javascript_so_apple_is_taking_down_my/
Outra curiosidade é que nem a Sun e nem a Oracle criaram um logo para o JavaScript. E como essa marca pertence à Oracle, ninguém além dela pode fazer isso.
Os logos que vemos por aí representando o JavaScript não são oficiais, foram criados pela comunidade. Oficialmente, JavaScript não possui logo. O primeiro logo da imagem acima é o mais usado, e foi apresentado em uma conferência de JavaScript em 2011, a JSConf EU.
Note que a maioria desses logos (com excessão do segundo) utilizam apenas as letras “JS”. Isso não é apenas para o logo ficar mais minimalista. O objetivo é evitar o uso da palavra “JavaScript”, que poderia causar problemas com os direitos de marca que a Oracle possui.
Imagine o caos que seria cada navegador com sua própria linguagem. A ideia da web é funcionar igual para todos. A fim de manter um padrão, em novembro de 1996 a Netscape enviou o JavaScript à ECMA International, uma associação fundada em 1961 que padroniza sistemas de informação. A saber, seu nome significa European Computer Manufacturers Association (Associação Europeia de Fabricantes de Computadores).
Já que o nome JavaScript
pertencia à Sun, foi preciso registrar com um novo nome. Assim surgiu o nome ECMAScript
. Porém, como o nome JavaScript
já estava famoso, continuamos chamando a linguagem assim até hoje em todos os lugares.
Portanto, com essa padronização, todos os criadores de navegadores devem seguir regras que indicam como o ECMAScript (ou JavaScript) deve funcionar. Assim o seu código vai poder funcionar igual em qualquer lugar.
Já mostrei aqui no blog a explicação das partes estranhas do JavaScript. Se você não entende a razão de algo ocorrer no seu código, você pode ler as regras do ECMAScript que os navegadores devem seguir nesse endereço: https://www.ecma-international.org/ecma-262/11.0/index.html#title.
Além disso, você também pode usar a especificação de uma linguagem como base para criar a sua própria linguagem de programação. Foi o que aconteceu com o ActionScript
da Adobe e UnityScript
da Unity.
A especificação do ECMAScript está no registro ECMA-262
. A especificação da linguagem C# também está lá, como ECMA-334
. Você pode vê-la pelo endereço: http://www.ecma-international.org/publications/standards/Ecma-334.htm
O ECMAScript continua em evolução. Sempre que novas funcionalidades são adicionadas, o documento do registro ECMA-262
é atualizado. Antes o nome das versões eram seguidos por um número, como ECMAScript 3
e ECMAScript 5
.
Em 2015, durante o lançamento do que seria o ECMAScript 6
, também conhecido como ES6
, foi decidido que o nome das versões agora viriam com o número do ano de seu lançamento. Por isso que o ES6
também ficou conhecido como ECMAScript 2015
(ou ES2015
).
Então é muito comum que ao fazer referência à linguagem, chamamos de JavaScript. Mas ao se referir a uma versão, chamamos de ECMA ou ES + ano.
Há pessoas que defendem que estamos atualmente utilizando ECMAScript, e que o nome JavaScript é usado apenas por costume, já que esse nome pertence à Oracle. Em contrapartida há pessoas que dizem que é tudo a mesma coisa.
Se formos definir que há uma diferença, poderíamos dizer que o ECMAScript é a especificação, e que JavaScript é uma implementação por parte dos navegadores, assim como o ActionScript pela Adobe, UnityScript pela Unity e JScript pela Microsoft.
Em resumo, é como se o ECMAScript fosse a receita de um bolo e o JavaScript fosse o bolo de verdade, em sua forma mais pura e fiel à receita original. ActionScript, UnityScript e JScript seriam os “outros sabores”.
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.
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